Logo criado por Jorge Luís

Thor por Walt Simonson - Parte 8

THE MIGHTY THOR n°s 349 a 355 (Novembro de 1984 a Maio de 1985)
História:
- Debts of Honor – Roteiro e arte: Walt Simonson
- Ragnarok & Roll – Roteiro e arte: Walt Simonson
- Ragnarok & Roll, Too – Roteiro e arte: Walt Simonson
- Ragnarok and Ruin – Roteiro e arte: Walt Simonson
- Doom II – Roteiro e arte: Walt Simonson
- Pickin’ Up the Pieces – Roteiro e arte: Walt Simonson
- The Icy Hearts (or My Dinner with Thor) – Roteiro: Walt Simonson; Arte: Sal Buscema
Thor Walt Simonson 8 A
Publicações brasileiras que apresentaram esta história:
- Thor n° 1 a 6 (publicado em Dezembro de 1988 a Fevereiro de 1989, pela Editora Abril) com os títulos “Dívida de Honra”, “Ruínas”, “Reunindo os Pedaços” e “Vidas Geladas ”Nesta minissérie da Abril, adotou-se um estranho formato. Como as revistas desse porte tinham pouco mais de trinta páginas e as originais (americanas) pouco mais de 20, uma edição brasileira não correspondia exatamente a uma edição americana. Um número da Abril, na verdade, publicava uma edição e mais algumas páginas da edição original seguinte, sendo que o restante era publicado no número posterior, até que o final americano fosse alinhado com o final da edição brasileira. Mesmo assim, a disposição da arte e do roteiro de Simonson foram fundamentais para que essa “quebra forçada” não parecesse muito abrupta. Devido a essa divisão, algumas edições permaneceram sem um título.
 photo ThorWaltSimonson8B_zpsfdb436b4.jpg
- Os Maiores Clássicos do Poderoso Thor n° 2 (Editora Panini, Maio de 2007), com os títulos “Dívidas de Honra”, “Ragnarock e Roll”, “Ragnarock e Roll Também”, “Ragnarock e Ruína”, “Ruínas”, “Doom II”, “Juntando os Pedaços” e “Corações Gelados”. A Saga de Surtur (como ficou conhecida) praticamente é o carro chefe do segundo volume de histórias do encadernado do Thor de Walt Simonson.
Enredo:
Apesar de Malekith ter libertado o conteúdo da Caixa dos Invernos Antigos, Thor o captura e, juntamente com Roger e Melodi, o leva para os Estados Unidos.
No apartamento de Melodi, Roger percebe que há algo estranho na garota. Apesar de ela explicar como soube que Sigurd Jarlson e Thor eram a mesma pessoa, o fato é que Thor se mostra por demais encantado com o romance. Para surpresa de Roger, a garota pede para falar-lhe em particular. Ela explica que tudo o que está fazendo é pelo bem do deus do trovão e pede que Roger não revele nada. Para garantir que isso se cumpra, Melodi beija Roger… que agora não consegue proferir nenhuma palavra quando tenta alertar seu amigo. Odin, observando seu filho, chega a perceber que Melodi é, na verdade, a irmã caçula da feiticeira Encantor, chamada Lorelei. Mas nada faz para impedir, uma vez que o que incomodaria seria Thor envolvido com uma mortal. Como Lorelei é, de fato, uma asgardiana, o todo poderoso Odin não se intromete (e até concorda que um filho tenha segredos para com seu pai).
 photo ThorWaltSimonson8D_zps5305ed27.jpg
Em Asgard, ao entregar Malekith, Thor presencia Odin dar mais detalhes sobre seu passado e que impacto isso terá na vindoura guerra (alertada pelo também recém-chegado Balder, que recebeu a visão de uma grande sombra sobre a cidade dourada, revelada pelas bruxas nornes).
Odin conta sobre suas aventuras, juntamente aos seus irmãos Vili e Ve, quando adentraram o reino flamejante do demônio Surtur, entidade destinada a destruir o mundo com sua espada Crepúsculo. Os três irmãos conseguem destruir a espada, mas Surtur, furioso, os persegue dentro do reino flamejante. Vili e Ve ficam para trás para garantir que o portal que liga os mundos seja trancado e Surtur não possa invadir os reinos exteriores. Com a morte dos jovens deuses, Odin recebe os poderes deles e torna-se o todo poderoso governante de Asgard.
Após a narrativa, Odin explica que já está cuidando dos preparativos para a guerra e convoca um importante aliado: Bill Raio Beta. Junto a ele também está Lady Sif que, na época, acompanhava Bill junto a seu povo.
Odin orienta a todos sobre a guerra que está por vir. Todos os deuses e deusas asgardianos estão preparados para enfrentar as tropas de Surtur. O foco principal será na Terra (chamada Midgard pelos asgardianos). Odin ficará em Asgard, pois será a última frente a tentar deter o avanço do demônio de fogo. Balder é incumbido de convocar a bruxa Karnilla para ajudar, mesmo que ela não queira se envolver.
 photo ThorWaltSimonson8F_zps91480701.jpg
Na Terra, os demônios de fogo e o próprio Surtur aparecem e começam sua onda de destruição. Isso é enfrentado por Thor, Bill Raio Beta, os asgardianos e parte dos Vingadores. Ao atacar Surtur, o deus do trovão percebe que se trata apenas de um construto feito de fogo. E é então que, horrorizado, percebe a verdade: a batalha na Terra é apenas uma distração. O verdadeiro Surtur, aproveitando-se do fato de que Thor invocou a tempestade para auxiliar, ruma diretamente para Asgard. Diretamente contra seu pai.
Como Bill Raio Beta é o segundo em comando na batalha, além de receberem a ajuda de outros heróis da Terra, Thor decide impedir que Surtur chegue até Asgard. Assim que parte, no entanto, descobrem que os demônios de fogo estão construindo uma espécie de portal, por onde passam mais demônios. Roger explica ao Senhor Fantástico (do Quarteto Fantástico) que uma das fontes de energia do tempo congelante está na Inglaterra. Pede então auxílio para chegar até lá e a presença do Tocha Humana, pois talvez tenham uma vantagem tática se ele colocar em andamento o que tem em mente.
 photo ThorWaltSimonson8G_zps4f993365.jpg
Em Asgard, Heimdall, o guardião da ponte do arco-íris, que dá acesso a Asgard, não é páreo para deter Surtur. O demônio, inclusive, destrói a própria ponte, impedindo qualquer contato do Reino Dourado com a Terra. Mas Thor consegue chegar até ele e enfrentá-lo. A espada Crepúsculo, empunhada por Surtur, é capaz até mesmo de rechaçar o martelo de Thor. Sua intenção é mergulhar-lha na chama eterna, em Asgard, tornando possível que queime todo o universo com ela. Quando Surtur chega próximo aos portões de Asgard, surge o onipotente Odin, pronto para enfrentar seu pior inimigo.
O Senhor Fantástico encontra uma forma de permitir que o portal que está trazendo os demônios para Nova York possa fazer o caminho contrário, ou seja, levando os heróis e guerreiros até a fonte do exército inimigo. Feito isso, o exército liderado por Bill Raio Beta chega até o Saara, de onde uma infindável quantidade de demônios se prepara para a batalha.
Tocha Humana auxilia Roger, na Inglaterra, fornecendo calor o suficiente para que trabalhe no centro do poder congelante dos Invernos Antigos. A ideia de Roger é colar os pedaços da caixa que controlava tal poder, fazendo-o ser aprisionado novamente. Apesar de o Tocha ter que se ocupar com vários demônios que também chegam ao local, antes que Roger termine seu trabalho ele percebe que o gelo sumiu! Porém, com isso, vários elfos negros também surgem em volta dele.
O motivo de o frio ter sumido de sua fonte, o reino de Faerie, está no fato de que Surtur invocou o poder da Caixa para usá-lo contra Odin. O frio é capaz de congelar o Todo Poderoso e o demônio, enfim, caminha pelos muros de Asgard, mergulhando sua espada no fogo eterno, como havia planejado desde o começo. Porém, ele percebe que nada acontece. Mais surpreendente ainda é o responsável por tal efeito: Loki, que criou a ilusão de uma falsa chama eterna para enganar o demônio. Loki mentiu (como sempre faz) para Malekith, dizendo que apoiaria Surtur. Mas a verdade é que a vitória do demônio também ameaçaria seus planos (e, mesmo que não admita, era a vida de seu próprio pai que estava em risco).
 photo ThorWaltSimonson8I_zps5169f7e9.jpg
Na Terra, Roger foge dos elfos de Faerie e é resgatado pelo Tocha Humana. Ele consegue juntar todos os pedaços da Caixa dos Invernos Antigos, montá-la e fechá-la novamente. Ao sentir que a Caixa se tornou gelada, Roger sabe que, esteja onde estiver, o frio desapareceu.
No Saara, os heróis enfrentam uma horda infinita de demônios. Bill Raio Beta, Hércules, Visão e Mulher Hulk forçam o gigantesco portal dimensional para que caia nos próprio demônios, mandando-os de volta para seu sombrio reino.
Surtur sente que seus demônios foram derrotados na Terra. E percebe também que Odin está livre novamente, graças a intervenção de Roger, na Terra, que fechou a Caixa e fez com que o frio que o mantinha congelado desaparecesse. Agora, Odin, Thor e Loki enfrentam a fúria de Surtur, que despeja fogo em Asgard. Thor consegue derrubar a espada das mãos do demônio e Odin se torna tão gigante quanto ele para enfrentá-lo e levá-lo para perto de uma fenda. Odin pede a seus filhos que tirem o apoio dos pés de Surtur para que ele caia na fenda. Porém, quando isso é feito, o próprio Odin se lança com seu inimigo para dentro da fenda, garantindo que ele não mais possa voltar. Sacrificando-se, deixa o Reino Eterno para seus dois filhos.
Thor se desespera ao ver seu pai soterrado na grande fenda. Loki tenta acalmá-lo, mas é óbvio que o deus da trapaça tem segundas intenções. Intenções essas que Thor irá vigiar de perto. Mas Loki tem razão ao dizer que, se Thor conseguir abrir novamente a fenda, também permitirá que Surtur escape.
Na Terra, os demônios de fogo parecem perder força e são consumidos por sua própria chama. A guerra acabou. Em Nova York, para o alívio de Bill Raio Beta, Lady Sif está viva.
 photo ThorWaltSimonson8K_zpsc9848668.jpg
Nos escombros da ponte arco-íris, Thor encontra Heimdall ferido. Assim que Hela, a deusa da morte, aparece, imaginam que ela veio buscar a alma do fiel guardião. Na verdade, Hela está intrigada pois percebeu que a existência de Odin desapareceu dos nove mundos. Porém, ela não encontra nem o corpo nem a alma do Todo Poderoso. Alma que ela teria muito interesse em reclamar. Com extrema fúria, Thor ataca Hela a ponto de afugentá-la. Lady Sif chega em seguida e fica sabendo do ocorrido a Odin. Ela também informa que a batalha em Midgard foi vencida. Com a ponte arco-íris destruída, será mais demorado para os guerreiros retornarem a Asgard. Durante esse tempo, Thor pede a Sif que contate Fandral para uma missão particular.
Fandral, disfarçado de mortal, chega até o consultório do renomado Doutor Donald Blake. Ele se apresenta para as funcionárias de Blake, que está desaparecido há meses, como um amigo do próprio doutor. Ele as acalma dizendo que ele está bem, porém em uma espécie de missão secreta para o governo. Dá a elas várias moedas de ouro (asgardiano) e um pingente simbolizando o martelo de Thor, que é um presente do próprio doutor. Em seguida, diz que elas o esquecerão e se despede, fechando o consultório e levando a placa como lembrança. De fato, o asgardiano Fandral faz com que todas as lembranças de Donald Blake desapareçam da mente da secretária e das enfermeiras. Com isso, a antiga identidade secreta de Thor não mais existe.
Pesaroso, Thor se embrenha na parte selvagem e gelada de Asgard. Hela atinge a montaria do deus do Trovão e faz com que uma avalanche desabe sobre ele.
O deus do trovão desperta no lar de um homem idoso e gigantesco que, aparentemente, o salvou. Vestindo grossas peles, o homem parece ter extrema habilidade em criar esculturas de gelo. De voz gentil, ele pede ao deus do trovão que lute com ele para ter direito a alimento dentro daquele lugar. Debilitado, Thor é facilmente derrotado. Mas não se trata de enfrentar um inimigo. Mais parece uma espécie de treinamento. O homem coloca Thor em seu leito, para recuperar-se, e pede que suas servas lhe tragam alimento. Após contar sobre os últimos momentos com seu pai, Odin, o deus do trovão adormece.
 photo ThorWaltSimonson8M_zps75278eb9.jpg
No dia seguinte, o estranho, que diz se chamar Tiwaz, mostra onde estão localizados. De fato, nenhum asgardiano imaginava que aquelas terras geladas eram habitadas. Mas o estranho mostra que é possível haver vida até em ambientes tão inóspitos. E, como em todos os lugares, tudo é um ciclo de vida e de morte. Thor estranha que seu martelo encantado, que acreditava estar perdido na neve, esteja no lar do estranho. E se lembra que apenas ele ou o próprio Odin seriam capazes de levantá-lo. O estranho, que conhece bem sobre Thor, lembra que a lenda diz que apenas seres vivos dignos seriam capazes de levantar o martelo, mas que ele bem pode ter sido trazido por suas servas que não são exatamente seres vivos, mas construtos de gelo. Novamente os dois lutam, onde Thor parece resistir mais, só que ainda está muito fraco. Após a refeição, Thor adormece. Quando Thor desperta novamente, ele testemunha o estranho dar vida a uma boneca de gelo, apenas assoprando-a. Apenas Odin seria capaz daquilo. E seu pai era famoso por usar inúmeros disfarces. Então, será que o estranho…? Apesar da desconfiança, o estranho explica que ele não é Odin. Até já foi chamado de Todo Poderoso, mas não é o pai de Thor. Uma nova luta e Thor vence! Apesar de derrotado, Tiwaz se diverte com a recuperação do deus do trovão. Mas, agora que está bem, é hora de partir. O Reino Dourado precisa de Thor e Tiwaz o convence de suas responsabilidades. Antes que parta, o homem que acolheu Thor pede que ajude andarilhos que estão isolados em uma cabana nas montanhas.

 photo ThorWaltSimonson8N_zpsfd944613.jpg
Ao chegar nas montanhas, para a surpresa de Thor, ele encontra sua mãe, Frigga, juntamente com as crianças que ela protegeu do avanço de Surtur. Ao longe, Tiwaz sente orgulho do guerreiro que conheceu quando era apenas um bebê. Um guerreiro tão imponente quanto o próprio Odin. Tiwaz sente-se orgulhoso em ver tanta honra em Thor e sabe que ele cuidará de Asgard com dignidade. Algo que ele se sente feliz em notar em Thor, o deus do trovão e seu bisneto.
 photo ThorWaltSimonson8O_zpscc3152df.jpg
Notas:
* Uma minissérie quinzenal também era uma tentativa de emplacar um título mensal do personagem. Não emplacou. Mas a Saga de Surtur fez história e o deus do trovão seria inserido no mix de outra revista mensal da Editora Abril.
* Uma sátira da Saga de Surtur surgiu de forma inusitada na Rádio USP, de São Paulo, no final da década de 80. O programa “Cáspite!” apresentava novelizações bem-humoradas de famosas sagas dos quadrinhos da época. Nessa versão, por exemplo, Odin expulsa Surtur de Asgard com um encantamento muito peculiar, apenas berrando “Sai daqui, peste!” E o mais inusitado ainda foi o intérprete de Thor nessa novelização radiofônica. Um então iniciante William Bonner, hoje principal figura do Jornal Nacional.

Fonte: Dínamo

Postar um comentário

2 Comentários

  1. caramba.. o Bonner é conhecido por postar videos engraçados ter um monte de seguidores no Twitter tem até um video meio antigo dele imitando o Clodovil!! mas radionovela do Thor essa me surpreendeu!!Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk... e eu nem faço ideia essa novela. Mesmo eu sendo dos Anos 80, nunca ouvi falar disso!

      Excluir