Logo criado por Jorge Luís

Marvel Deluxe

Em 2010 a PANINI inaugurou uma linha de publicações que já vinha, há algum tempo, dando sinais de boa aceitação pelo público, sobretudo em grandes Livrarias. O segmento dos "Álbuns de Luxo". Para as grandes livrarias esse foi o empurrão que faltava para inaugurarem, definitivamente, uma seção em suas prateleiras dedicada somente à Histórias em Quadrinhos.


Sob o selo "Marvel DELUXE" esses álbuns, também conhecidos como "Encadernados de Luxo", são realmente sonhos de consumo para muita gente. É difícil interpretar o sucesso desses encadernados, pois mesmo sendo caros, tem vendido e se esgotado rapidamente.

Acredito que uma das explicações é a decisão da PANINI lançar tais encadernados com arcos de histórias fechadas (com início, meio e fim), dessa forma o leitor que não tem paciência de acompanhar mensalmente nas bancas o lançamento de cada capítulo da saga, pode simplesmente esperar um pouco e depois lê-la de uma vez só em um álbum com luxuoso acabamento. Outra explicação também pode estar ligada à "Visibilidade" da publicação. Algo que as editoras nacionais nunca souberam aproveitar muito bem. Ao colocar tais álbuns em livrarias, um público que não frequenta bancas de revistas e, se frequenta não dá à mínima para "Gibis", simplesmente passou a se interessar por seus heróis de infância agora colocados em sagas completas e dentro de Encadernados Luxuosos para se exibir numa estante. 

Bom... Elucubrações à parte coloquei abaixo um histórico dos lançamentos desses álbuns aqui no Brasil até hoje.

 

2010 -


Guerra Civil: Arco de Histórias de 2007 que narra um racha entre a comunidade Super-Heróica precipitado por uma ação inadvertida de um grupo inexperiente de heróis que resultou na morte de centenas de crianças.


2011 


O ano de 2011 mostrou o fôlego desse selo, pois saíram 02 Encadernados do Capitão América e 01 do Thor na linha "DELUXE". Vamos à eles.

Capitão América - Soldado Invernal: Volume lançado em Julho de 2011 que traz as Histórias que culminam com o retorno de um antigo e importante personagem do passado do Capitão! Um arco de histórias que ocorreu logo após a marcante e violenta dissolução dos Vingadores na década de 2000. Num clima de "Guerra Fria", espionagem e um importante envolvimento da União Soviética a história precipitou vários dos acontecimentos que vemos atualmente no Universo Marvel. Detalhe! Conforme anunciado nesse último final de semana pelo "Marvel Studios" na Comic Con de San Diego(importante feira Mundial ligada à Quadrinhos), o próximo filme do Capitão América terá exatamente esse nome "Capitão América: Soldado Invernal". Podemos esperar que a história terá tudo a ver com esse arco apresentado nesse álbum!


Capitão América - Ameaça Vermelha: Lançado também em Julho de 2011 o álbum traz a continuação dos eventos ocorridos no "Soldado Invernal". Com roteiro de Ed Brubaker (escritor que marcou época nas histórias do Capitão) esses dois encadernados poderão se tornar preciosos itens tendo em vista que o próximo filme do Caps será, ao que tudo indica, baseado nessa História.


Thor - O Renascer dos Deuses: Álbum de Abril de 2011 que conta a história do retorno à vida do Poderoso Thor e de todo o panteão de Deuses Asgardianos que estavam em um limbo existencial (ou se você quiser... Mortos) após os eventos que ocorreram no Ragnarorok (O Fim dos Tempos). Chamo atenção para dois eventos desse arco: 1º - Quando Thor restaura a cidade dourada de Asgard nos arredores da cidade de Broxton no estado de Oklahoma, EUA (evento que nortearia todos os acontecimentos nas sagas futuras da Marvel nos últimos anos). 2º - O "Bate-Boca" entre Thor e Homem de Ferro, no qual Thor cobra explicações pela "lambança" que Toni Stark havia feito em Guerra Civil e sobre a história de Tony ter simplesmente "clonado" Thor, como pôde ser visto em Guerra Civil. A arte de Oliver Coipel ajudou a transformar, na minha opinião, esse arco de histórias em algo marcante.


2012 -


Os Novos Vingadores - Motim!: O ano de 2012 começou logo com uma "TIJOLADA". Isso mesmo... Literamente. Em fevereiro de 2012 a PANINI lançou um verdadeiro "TIJOLÃO" (nada mais... nada menos que 380 PÁGINAS!! Temos que admitir os caras da PANINI foram ousados). O Encadernado "Novos Vingadores: Motim!" tem roteiro do famoso e adorado Brian Michael Bendis e trata de eventos que ocorreram após a dissolução dos Vingadores conforme falei acima na década de 2000. A narrativa é sobre essa lacuna que a ausência dos Vingadores abriu, levando à uma rebelião na "Balsa" (penitenciária de segurança máxima especializada em manter atrás das grades vilões super-humanos). A história é importante porque marca a re-estruturação dos Vingadores conforme os conhecemos hoje nas histórias em quadrinhos.


Thor - Em Nome do Pai: Na sequencia de "Motim!" a PANINI já sapecou esse 2º Encadernado de luxo do Thor. Essa história se passa após a volta dos Deuses descrita no 1º Encadernado acima do Thor e foca bastante a conflituosa vida da família real de Asgard: Odin (Pai), Thor e Loki (Filhos). Eu sempre achei bem rica essa relação entre esses personagens, uma vez que o ódio de Loki em relação ao pai está sempre presente nas relações entre pais e filhos.


Capitão América - A Morte do Sonho: Recentemente, em maio de 2012, vimos mais um lançamento ligado ao Caps. Alardeada aos quatro ventos, a "Morte" do Capitão América chegou até a ser comunicada no Jornal Nacional da Globo nas palavras do William Boner por ocasião de seu ocorrido nos EUA em 2006. Com roteiro de Ed Brubaker a história narra, como o próprio nome sugere, a morte do Capitão. Bem... "Morte" entre aspas mesmo, porque como todo mundo sabe ele volta depois em uma série de histórias que eu achei muito fantasiosas. Eu sou do tempo que quando morria alguém nos quadrinhos morria mesmo! Lembro do impacto que causou a morte do "Warlock" nas mãos do Thanos nos anos 80, história que li em Grandes Heróis Marvel quando eu tinha 12 anos em 1983. 


E encerrando essa longa matéria...

Invasão Secreta: Programada para Julho de 2012 temos o Encadernado de Luxo "Invasão Secreta". Na minha opinião esse foi um arco de histórias bem fraco. Lançado há não muito tempo, a história tem como grande evento a ascensão do megalomaníaco Norman Osborn (antigo inimigo do Homem-Aranha na pele do Duende Verde original) à um dos homens mais importantes do mundo ao controlar uma agência de segurança super poderosa conhecida como "Martelo". Essa saga sedimentou o caminho para uma outra saga que se seguiu à essa e que terminou há não muito tempo aqui no Brasil chamada "Reinado Sombrio".




Postar um comentário

2 Comentários

  1. Para ser sincero, eu acho o preço muito, muito abusivo, acredito que a iniciativa da Salvat veio para dar um freio nessa exploração (mesmo que não com esse objetivo) do leitor, exploração que a gente sofre devido a atos corruptos da distribuidora que faz isso para a Panini (que monopolizou o mercado e cobra 50% do valor da capa por um serviço, que não vale 25%), além da carga de imposto que isso deve sofrer. A gente soma ainda o lucro que a Panini tenta tirar em meio a isso, o quanto deve pagar pelos materiais, e vemos como estamos muitas vezes em um beco sem saída. Isso sem falar das mensais que parecem cada vez vender menos, eu não sei, do jeito que as coisas vão, é capaz de ter um "racha" em breve como teve com a Abril no começo dos anos 2000...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma conta no mínimo estranha Ozy. Por exemplo, um encadernado com um arco de seis histórias sai por volta de 25 reais. Então, um encadernado com dois arcos, que é o normal do DeLuxe deveria sair por volta de 50, mas o que vemos são preços bem maiores. Não sei exatamente qual o cálculo que é feito, mas é bem salgado sim. Acho que foi por isso que a Panini resolveu mudar o DeLuxe do Lanterna Verde, de dois para um arco e com um preço bem melhor.

      Excluir