Logo criado por Jorge Luís

Opinião do Planeta Especial: Novos 52 - Parte 6

O Planeta continua a mostrar sua opinião sobre mais alguns títulos dos Novos 52. Essa é a Parte 6.


1. Constantine
Personagem cultuado vindo diretamente da revista Hellblazer da Vertigo. Constantine já aparecia nos Novos 52 nas histórias da Liga da Justiça Dark, e agora passa a ter sua própria revista. Na verdade, não sou conhecedor do personagem em seu período na Vertigo, portanto não farei comparações, mas apenas opinar sobre o que eu li em sua série solo.
Ele continua manipulador, egoísta e mentiroso assim como na Liga Dark, e dessa vez acaba tendo que enfrentar as forças sombrias que ameaçam o universo enfrentando vários magos e feiticeiros através do mundo. Mas, logo em seguida, ele precisa ajudar a Liga Dark na série Guerra da Trindade, e depois o Sindicato do Crime em Vilania Eterna, com várias edições dedicadas à essa saga.
No final da série, ele vai parar na Terra-2 e até participa na saga World’s End da Terra-2, quando finalmente volta à sua Terra correta.
Com tanta participação assim, nem deu muito para analisar o personagem, mas o que eu li, realmente não gostei.
Não recomendo.

2. O Movimento
Jovens com poderes e habilidades meta-humanas que vivem nos subterrâneos de Coral City, e que combatem o crime e a corrupção, defendendo os fracos e oprimidos literalmente. São os heróis “pobres” da DC em ação.
Logo na primeira edição, um a um, seus membros foram sendo apresentados, enquanto um acontecimento envolvendo dois policiais corruptos dava o tom de como seria a série.
O título, que teve 12 edições foi um pouco além dessa simples trama, desenvolvendo bem as personalidades, relacionamentos e origens de seus principais integrantes. E teve uma boa participação da Batgirl.
Recomendado. Pena que a Panini ignorou esse título.

3. A Equipe Verde
Eles são o contrário dos heróis do Movimento, pois são gênios, cientistas e milionários.
São jovens que desenvolvem vários tipos de projetos e traquinarias e acabam sendo forçados a usar suas mentes perspicazes para combater o mal.
No começo, achei a série parecida com os Fugitivos da Marvel, e até tem alguns elementos e referências, mas tem personagens carismáticos e que são colocados em situações perigosas, mas que acabam conseguindo escapar com suas invenções, o que dá um toque de realismo.
O título teve apenas 8 edições, com viagens no espaço e até a participação do Exterminador.
Recomendado. Pena que a Panini ignorou esse título. Um simples encadernado com as 8 edições já seria o suficiente.

4. Larfleeze
Lanterna laranja criado por Geoff Johns, este ser é pura ganância – ele quer simplesmente TUDO para ele.
Essa série de 12 edições teve roteiros da dupla Giffen/DeMatteis, a mesma que escreveu a fase cômica da Liga da Justiça nos anos 80. Então, espere muitas gargalhadas e situações inusitadas.
Larfleeze parte em busca de seus pertences, que aparentemente foram todos roubados e acaba se metendo em aventuras incríveis junto de seu companheiro/mordomo/escravo Stargrave.
Recomendado, mas não leve a sério, apenas leia e dê boas risadas.

5. Batman e Superman
A série começa com os primeiros encontros entre Batman e Superman. Foi um título bastante aguardado por fãs e fez muito sucesso.
Achei o primeiro arco um pouco difícil de entender numa primeira lida, pois já estava apresentando outras terras e viagens temporais. O arco seguinte foi bem interessante, e mostrava os heróis lidando com o mundo virtual, mas achei a execução um pouco complicada.
Com o tempo o título passou a apresentar as heroínas da Terra-2 (Caçadora e Poderosa) e a revista também teve um tié-in na saga Superman: Doomed.
Acredito que, desta vez estou indo contra a maioria, mas não recomendo.

6. Pandora
Nova personagem criada para os Novos 52, durante um bom tempo, especulou-se que Pandora seria uma personagem que, se os Novos 52 fosse um fracasso, ela seria usada para dar outro reboot na DC, mas, se era verdade, com o tempo, não foi mais preciso, e sua origem foi apresentada.
Depois da saga Vilania Eterna, da qual ela teve uma participação importante, Pandora continuou com suas aventuras em nosso tempo. Com histórias confusas e mal desenvolvidas, deu a impressão de que ela era mesmo um personagem que só foi criada como uma válvula de escape, e que, depois que resolveram dar uma série própria a ela, não sabiam exatamente o que fazer. Não conseguiram interagir a Pandora com outros elementos ou heróis dos Novos 52, e nem conseguiram criar tramas e personagens próprios e carismáticos.
Não recomendo.

7. Superman e Mulher-Maravilha
Excelente estreia com roteiros de Charles Soule, que procurou desenvolver o relacionamento do casal. Para quem esperava um foco no romance, a série é recheada de ação e bons diálogos.
Ora enfatizando o universo do Superman, ora enfatizando o universo da Mulher-Maravilha, o título rende bons momentos, com tramas não muito complexas. Infelizmente, por se tratar de dois dos principais heróis do universo DC, a série, logo no início, já teve de participar da saga Doomed. Em seguida houve a troca de roteirista, mas a série se manteve num bom nível.
Recomendado

8. Arlequina
Esqueça a Arlequina do Esquadrão Suicida. Em sua série solo, a psicótica vilã está de mudança, não somente de cidade, mas no tom de suas aventuras.
Logo no primeiro arco ela descobre que sua cabeça está a prêmio e precisa descobrir rapidamente quem está por trás dessa trama, cuja identidade é uma grande surpresa. Para isso, ela conta com a ajuda de Hera Venenosa.
Além do tom mais leve e louco, vários novos personagens interessantes são inseridos e a revista consegue manter um bom nível.
Recomendado.

Semana que vem tem a Parte 7, não percam!


Por Roger

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Constantine foi um que eu gostei bastante na verdade, não pelas histórias em si mas acho que o personagem foi bem adaptado para os novos 52.Porem entendo a sua opinião.
    Ps:Laflleze é um dos melhores na minha opinião, bom demais.
    Ps2:Desculpe a demora para comentar, estava sem internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do Constantine na Liga Dark, mas na revista solo, realmente achei meio confuso, e acabei não gostando. Quero ler alguma coisa da época de Hellblazer.
      E também ler essa nova série dele depois de Convergence. Assisti ao seriado do Constantine, e gostei. Pena que cancelaram.
      Sim, dei muita risada com o Larfleeze, principalmente aquele assistente dele.
      Opa, nunca é tarde, e você já tem cadeira VIP por aqui! Valeu pela força!

      Excluir
  2. CONSTANTINE: Tentei ler a primeira edição a bastante tempo atrás, mas realmente não consegui. O sentimento da DC tendo que ter o seu "Doutor Destino em ação no universo tradicional" me impediu.
    O MOVIMENTO: Nem mesmo sabia da existência dessas. Tô sempre a procura de novos títulos que sejam mais undergrounds, essa, bem como as do riquinhos, parecem ser bem interessantes. (Além de ser um tapa na cara sempre de quem fica dizendo que a DC só tem uma trindade).
    LARFLEEZE: Cheguei a ver esse personagem só uma vez, durante a saga que o Luthor buscava o Anel Negro (Que pretendo reler). Também desconhecia esse título.
    BATMAN & SUPERMAN: Tem uma cena excelente que mostra o Bruce Wayne a paisana, estilo "Ano Um" enquanto vê o Clark separar uma briga de garotos. Mas não passa disso, o enredo é muito fraco, um potencial desperdício a arte do Jae Lee, logo depois eu tive esperança que ia melhorar, ai vem um dos arcos mais ridículos que eu vi na vida, que é o Mongul vindo, Super-Homem e Batman em um jogo online de video game... Não, não, não. Foi o Grek Pak que fez isso? Pensar que um dia esse cara escreveu obras de arte como Magneto -- Testamento e agora faz isso para pagar as contas...

    PANDORA: Só sei que nada sei sobre ela. Haw haw

    SUPERMAN & MULHER-MARAVILHA: Não li, mas acho meio desnecessário. Deviam cortar muitos títulos derivados da trindade e dar chance pra novos projetos.

    HARLEY: Ainda não li, tô até com ela no meu pen driver, os desenhos são brutais, tenho boas expectativas, apesar de que o Douglas Joker desceu o pau tempos atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A DC lançou vários títulos nos Novos 52 fugindo um pouco da mesmice, mas a maioria não vende infelizmente, e são logo cancelados. O lado bom é que dá para ler tudo como uma história fechada.
      Sim, o Greg Pak conseguiu fazer aquela história fraquíssima dos videogame, sem pé nem cabeça, é o mesmo que fez aquela obra-prima do Magneto Testamento, e que está fazendo um bom trabalho em Action Comics também.
      No caso da Pandora, pode ficar sem saber mesmo, não vai fazer falta...hehehe. E pensar que ela seria uma personagem central para todo esse universo dos Novos 52...
      No caso do Superman e Mulher-Maravilha eu gostei dos roteiros do Charles Soule, que aliás tenho gostado muito dos trabalhos dele.
      Da Arlequina eu gostei, é descompromissado mas dá para ler tranquilamente.

      Excluir