Logo criado por Jorge Luís

Especial do Planeta DC: Queda e Retorno da Liga da Justiça

Grandes nomes da DC como Superman, Batman e Mulher-Maravilha já haviam sido reformulados, mas faltava a Liga da Justiça. A DC aproveitou a saga Lendas para fazer essa reformulação, mas a um alto custo. A equipe liderada pelo escritor J.M. DeMatteis e o desenhista Luke McDonnel reúne nas edições #258 -2261, a derradeira história da Liga da Justiça. Para se ter uma ideia, a edição #258 começa com a seguinte citação: “A mente de um louco! Começando uma série de quatro histórias que irá mudar o futuro da Liga da Justiça!”.



A Queda Dramática da Liga

Basicamente trata-se da história de vingança do Professor Ivo contra a Liga da Justiça, que cria um exército de poderosos androides para matar cada membro individualmente da Liga. Nessa época, o grupo era formado por Caçador de Marte, Víxen. Vibro, Cigana, Gládio, Homem-Elástico e estavam moralmente abalados depois de serem derrotados pelo Enxofre durante a saga Lendas. Mas o arco vai muito além. Na verdade, podemos dizer que esse último capítulo da Liga é uma história de seus personagens, mas para poder dissecar o âmago deles, avisamos que haverá spoilers.

Professor Ivo: obcecado com a imortalidade, criou um soro que desfigurou seu rosto. Desde então, ele acusa a Liga da Justiça por todos os seus fracassos e alimenta uma terrível sede de vingança. Porém, a deformação foi muito mais profunda do que apenas sua aparência física. A loucura de Ivo chegou ao ponto dele se consultar com um psicólogo que é um dos seus próprios robôs. Fica nítido o conflito interior que ele passa durante a trama, à medida que membros da Liga são assassinados pelos robôs, mas um deles se recusa a matar Cigana.

Vibro: a primeira vítima de um dos androides de Ivo, um jovem que sofre de um complexo de inferioridade, está ciente de que é um herói de segundo escalão, mas que busca a afirmação. Isso fica evidente quando ele encontra um garoto na rua desenhando seu herói preferido – o Superman. É claro que Vibro fica contrariado, mas prova que é um verdadeiro herói ao sacrificar sua vida para salvar o menino.

Gládio: a segunda vítima, Gládio era uma espécie de ciborgue que só não morreu efetivamente graças às suas partes robóticas. O personagem não foi muito desenvolvido. Mesmo assim, sua derrota foi uma das mais violentas.

Cigana: é possível perceber sua forte ligação com a família e só não foi morta devido à uma falha de programação que um dos androides apresentou, ao revelar um problema de “moral”.

Víxen: esteve presente durante toda a trama e mostrou um forte senso de lealdade e uma fúria avassaladora quando teve de enfrentar todo um exército de androides do Professor Ivo, ao usar seus poderes animais para detectar Ivo e descobrir seu esconderijo.

Caçador de Marte: foi o personagem principal ao lado de Ivo. Durante toda a história é possível perceber todo seu sofrimento com a Liga tendo de parar com suas atividades devido ao pedido do Presidente. Vemos também sua angústia e senso de impotência ao ver seus colegas de equipe serem mortos um a um, até o clímax onde vemos todo o seu poder em ação. O sentimento paterno de J’onn J’onnzz para com a Liga da Justiça fica em primeiro plano quando ele diz que, mesmo que a Liga precisa cessar suas atividades temporariamente, seus integrantes poderiam manter a amizade. Não à toa, ele sempre participou de todas as formações da Liga pré-Novos 52.

Assim encerra-se de forma trágica a longeva e nobre história do maior grupo de heróis da DC Comics.


O Retorno Triunfal da Liga

Após a saga Lendas, os escritores J.M. DeMatteis e Keith Giffen e o desenhista Kevin Maguire fizeram uma das reformulações mais radicais da história. Nascia o que foi mundialmente conhecido como a “Liga cômica”, que teve em sua formação original: Caçador de Marte, Batman, Guy Gardner. Shazam, Senhor Destino, Canário Negro, Besouro Azul, Senhor Milagre e Oberon.  Uma versão divertida, criativa, cuja fórmula conquistou milhares de fãs pelo mundo todo.

Foi desse título que surgiu uma das duplas cuja amizade foi tão profunda que repercute até hoje nas histórias do universo DC – Besouro Azul e Gladiador Dourado. A Liga passou a ser uma equipe mundial, recrutando em suas fileiras heróis de diversos países, incluindo a brasileira Fogo, a norueguesa Gelo e o russo Soviete Supremo. A interação Batman-Guy Gardner foi uma das mais hilárias dos quadrinhos.

Mesmo assim, apesar da primeira edição já mostrar todo o potencial de ação e comédia do título, os escritores prestaram sua última homenagem à antiga formação da Liga que foi derrotada pelo Professor Ivo. Foi o momento mais sério e sombrio dessa série que trouxe uma cena protagonizada pelo Caçador de Marte, e que foi de arrancar lágrimas. De resto, muitas situações inusitadas que fazem dessa formação da Liga da Justiça uma verdadeira volta por cima.


Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Essa história da queda da Liga parece ser bem interessante, a Liga internacional eu lia mas não sei se cheguei a ver o final.
    Ótimo post.
    Ps:Por isso que eu fico puto com esse Caçador novos 52, ele ser membro da Liga é uma característica muito importante do personagem. Mas quem liga para um personagem que não é o Batman, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ANT!
      Acho que você vai gostar da participação do Caçador nesse arco final da Liga. Já fazia tempo que tinha lido e reli para fazer esse post, e só então me dei conta de como ele foi bem utilizado, afinal ele era o líder daquela formação da Liga na época.
      A Liga Internacional eu cheguei a ler tudo que foi publicado em formatinho pela Abril na época. Cheguei a ter a coleção toda, mas não tenho mais. Estou comprando aos poucos de novo, mas a Panini e a Salvat estão lançando tantos encadernados bons que não sobra dinheiro para eu completar minhas coleções de formatinhos..hehe.

      Excluir