Logo criado por Jorge Luís

Opinião do Planeta DC: Legião dos Super-Heróis – A Saga das Trevas Eternas (Editora Panini)

Veja a Opinião do Planeta sobre o encadernado Legião dos Super-Heróis – A Saga das Trevas Eternas escrita por Paul Levitz e desenhada por Keith Giffen.


Alguns artefatos místicos como a Varinha de Mentaquímio, a espada Excalibur e o Orbe de Orthanax estão sendo roubados de diversos cantos do universo. A Legião dos Super-Heróis, após os primeiros roubos, consegue detectar quais serão os possíveis próximos objetos a serem levados, mas sempre são derrotados por criaturas poderosas – os Servos das Trevas.

Depois dos objetos, os legionários são divididos em três grupos e enviados a três locais diferentes após uma visão da Sonhadora. No planeta-prisão Takron-Galtos, eles conseguem acabar com uma rebelião dos prisioneiros, mas não evitam que os poderes do Senhor do Tempo sejam roubados pelo misterioso Mestre das Trevas. Em Avalon, o grupo de legionários não conseguem impedir que o Mestre das Trevas absorva e mate o vilão Mordru. E no planeta Naltor, lar de Mysa, a Feiticeira Branca, irmã da Sonhadora, os legionários conseguem impedir que Mysa seja levada pelos Servos das Trevas.

Nesse meio tempo é realizada a 13ª eleição na Legião onde Sonhadora é eleita a líder do grupo tendo Transmutador como vice-líder. Ao mesmo tempo, o herói Camaleão é injustamente julgado e condenado por traição à Legião dos Super-Heróis.

Com o tempo fica claro os planos do Mestre das Trevas em mergulhar o universo inteiro nas trevas, criando clones de heróis do passado conhecidos, como o Superman e até mesmo um guardião do universo de Oa. Depois de controlar todos os poderosos habitantes de Daxam para empreender um ataque final ao universo, é revelada a identidade do Mestre das Trevas.

Enquanto todos os legionários, tanto os ativos quanto os reservas são convocados para a maior batalha de suas vidas, os sábios de Naltor, o Mundo dos Feiticeiros conseguem invocar um bebê que se tornaria o grande algoz do Mestre das Trevas. Até mesmo Superboy e Supergirl atendem ao pedido de socorro da Legião.

Após um confronto épico, o Mestre das Trevas é derrotado, mas deixa uma maldição para os jovens heróis: “Deixo-lhes uma maldição, legionário... a maldição das trevas crescendo entre vocês, destruindo-os por dentro... e aquele que for o mais puro dentre vocês será o primeiro a cair”. Infelizmente, o futuro para a Legião parece ser sombrio, mas isso é outra história.

Uma das aventuras mais emocionantes da Legião dos Super-Heróis, um clássico criado em 1982 por Paul Levitz e Keith Giffen nas edições #287, 290 a 294 do título próprio do grupo de heróis do século XXX. Combates épicos que se estenderam por toda a trama no melhor estilo de uma boa ficção científica, mistérios, aparições surpresas, vitórias a um alto custo e derrotas surpreendentes. Leitura altamente recomendada pelo Planeta.


Por Roger

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Po, me interessei imensamente. Esse encadernado saiu quando?

    P.S.: Não abriu nenhuma janela agora qndo entrei, isso me deixa muito feliz, hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O encadernado já saiu faz um tempinho, foi em 2008. Acho que só em sebos mesmo, ou em scans. As edições que compõem o encadernado são 287, 290-294 e mais um anual, só que este anual não faz tanta diferença assim na trama como um todo.
      PS: Ainda bem. No meu computador, sai de vez em quando ainda. É realmente muito chato.

      Excluir
  2. não conhecia essa Clássica aventura da Legião mas se encontrar Online ou em uma Banca de revistas antigas eu vou ler! Marcos Punch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena. Sempre tentei gostar da Legião, mas achava difícil pela grande quantidade de personagens diferentes. Mas esse arco é bem fácil de entender, pois os legionários normalmente estavam divididos em grupos menores e ficava mais fácil de desenvolver melhor cada um.

      Excluir
  3. Parece legal, nunca fui com a cara da Legião mas de vez em quando sai alguma coisa boa das histórias deles. Pela capa eu chuto que o Darkseid seja o mestre das trevas.
    Ps:É planeta Dc, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ANT. Apesar de ser um mistério a identidade do Mestre nas primeiras edições, a capa já entrega tudo. Apesar de que dá até pra desconfiar durante a história, pois há vários indícios.
      PS: Obrigado meu amigo, vou corrigir agora mesmo! É Planeta DC sim!

      Excluir