Logo criado por Jorge Luís

Análise do Planeta Marvel: Tocha Humana Jim Hammond (Salvat)

Veja a análise do Planeta sobre Tocha Humana (Jim Hammond), lançado pela Salvat.


Jim Hammond, o Tocha Humana é um androide criado pelo cientista Phineas Horton e encontra-se morto em combate com o Pensador Louco. Aliás, o vilão é contratado pela IMA para projetar uma arma de destruição, mas os planos são mudados quando o Pensador captura outro antigo antagonista – Tom Raymond, o herói Centelha, ex-parceiro do Tocha.

Ao realizar experiências com o Centelha, o Pensador consegue isolar as células Horton e trazer o Tocha Humana de volta à vida para servir de arauto da destruição. Felizmente Tom consegue ajudar Jim a se livrar do controle mental do Pensador, mas não antes de impedi-lo de destruir quase uma cidade inteira do Leste Europeu.

Na verdade, o plano do Pensador é usar o Composto D, uma fórmula derivada das células Horton para controlar a humanidade. Ele libera o veneno no mar e acaba afetando Namor e os atlantes. Estes empreendem um ataque aos habitantes da superfície, espalhando o composto e deixando muitas pessoas sob o controle do Pensador.

Foi preciso a ajuda do Quarteto Fantástico, que juntamente com o Tocha, Centelha e Namor já recuperado, para impedir uma contaminação em escala maior e conseguir um antídoto com o próprio Pensador.

Além disso, durante toda a trama, Centelha investiga seu passado, já que ele é um mutante, mas parece derivar seus poderes graças às células Horton. Um passado que pode mudar tudo que ele sabia sobre sua mãe.

Porém, os problemas dos heróis não acabaram, pois um antigo inimigo, o cientista nazista Sigmund Fell criou um androide similar ao que Horton criou – o Tocha Inumana – para destruir Jim Hammond. Num combate decisivo entre os dois androides, um final até surpreendente e sensível.

Uma bela homenagem do roteirista Mike Carey para um dos primeiros heróis criados pela Marvel quando ainda se chamava Timely Comics. Todos os elementos que remetem à Segunda Guerra Mundial estão presentes, e um bom desenvolvimento dos dois personagens principais – Tocha e Centelha. O Tocha inclusive foi trabalhado de um modo parecido com o Visão (que também participa dessa história) e é explicado como ele consegue sentir emoções humanas.

O interessante é que esse arco, lançado em 2009, e se passa na época do Reinado Sombrio, foi o primeiro título solo do primeiro Tocha Humana, mas valeu a pena tantas décadas de espera. Um belo conto onde o roteirista mostra bastante conhecimento científico.
Leitura altamente recomendada.


Por Roger

Postar um comentário

0 Comentários