Logo criado por Jorge Luís

Análise do Planeta Marvel: Gavião Arqueiro (Salvat)

Veja a análise do Planeta sobre Gavião Arqueiro, lançado pela Salvat.


Clint Barton e seu irmão Barney eram órfãos e conseguiram emprego num parque de diversões. Clint foi treinado pelo Espadachim e o encarava como um pai, até o dia em que descobriu que seu mentor era um ladrão. O jovem Clint fugiu e quase foi morto pelo Espadachim. Com o tempo, se inspirou no Homem de Ferro e até mesmo acabou se tornando um Vingador.

Barbara “Bobbi” Morse era uma excelente aluna de Biologia, mas aproveitando uma oportunidade, se inscreveu na Escola de Espiões da SHIELD e se tornou uma agente. Após descobrir alguns casos de corrupção dentro da agência, foi emboscada e quase morta. Depois de se recuperar, deixa a SHIELD e passa a seguir uma carreira solo.

Os dois se encontram pela primeira vez quando Bobbi, a heroína Harpia invade a Indústria Cross atrás de um dispositivo de controle mental desenvolvido ilegalmente pela empresa. Acontece que, sem saber dos negócios sujos da Cross Tecnologias, o herói e vingador Gavião Arqueiro trabalha como chefe de segurança. Os dois se enfrentam, mas Clint passa a desconfiar de seu empregador. Depois de sabe que caiu numa armadilha de Cross e quase ser morto, Clint e Bobbi conseguem fugir da armadilha.

Mesmo assim, os dois são caçados, por dois mercenários – Sinuca e Granada. Primeiro, o apartamento da Harpia explode, e logo em seguida, os dois heróis enfrentam Sinuca e Granada num metrô em Nova York e são derrotados. Levados para seu chefe, o vilão Fogo Cruzado, que revela seus planos para acabar com os outros heróis, o Gavião Arqueiro e Harpia precisam lutar pela sobrevivência, mesmo que para isso, precisem lutar entre si até a morte.

Essa história foi publicada numa minissérie em quatro partes e lançada em 1983, com roteiro e desenhos de Mark Gruenwald. Uma trama bem elaborada, porém, desenvolvida de forma bem simples, típica da época. Os planos do vilão principal que são revelados na última parte, para mim, são o ponto fraco da trama, mas há vários aspectos positivos. Aqui podemos ver vários elementos que foram utilizados por Matt Fraction na sua série de sucesso do Gavião Arqueiro, como o desejo de Clint Barton de ser independente e conseguir resolver seus problemas sozinho, sem ajuda dos Vingadores, sua habilidades, não só com o arco e flecha, mas em combate corporal também, além de ser um herói subestimado, considerado um dos mais fracos.

Além disso, vemos Clint lidando com problemas cotidianos como a falta de dinheiro e a frustração de ser traído por seu suposto interesse amoroso. Vale a leitura como curiosidade e conhecimento adicional sobre o personagem, inclusive a primeira aparição de Harpia que se tornaria esposa do Gavião durante muito tempo.


Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Hum... eu acho que li isso aí no antigo, mas só uma parte. Talvez tenham feito mais por causa do sucesso do personagem nos filmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Gavião até que tem outras séries melhores, mas esse serve de curiosidade principalmente porque a Panini pretende la'ncar a revista dele da fase do Matt Fraction em encadernados.

      Excluir