Logo criado por Jorge Luís

Baú do Planeta Marvel: Quarteto Fantástico #1-10 (1961)

Planeta analisa as edições #1-10 da revista Quarteto Fantástico lançadas entre 1961 e 1962 por Stan Lee e Jack Kirby.




Edição #1: A origem do Quarteto Fantástico, onde os quatro integrantes são bombardeados por raios cósmicos numa tentativa frustrada de viagem espacial. Enquanto tentam entender acerca de seus poderes, os heróis acabam caindo nos domínios do Toupeira.

Edição #2: Os Skrulls, uma raça de transmorfos tentam invadir a Terra, usando quatro soldados que se fazem passar pelo Quarteto Fantástico, mas os heróis frustram seus planos e até mesmo dão um jeito inusitado nos alienígenas que permaneceram aqui.

Edição #3: O Quarteto enfrenta um vilão com poderes hipnóticos, o Milagroso, que com seus poderes persuasivos, acabam desestruturando o grupo fazendo com que Johnny Storm acabe saindo.

Edição #4: Johnny está vivendo nas ruas, até que encontra com um desmemoriado Namor. Ao se lembrar do motivo da perda de sua memória, o Príncipe Submarino empreende um ataque contra a humanidade.

Edição #5: Victor Von Doom é um antigo colega de classe de Reed, que pretende dominar o mundo, enviando os heróis ao passado para encontrarem as joias místicas encantadas pelo Mago Merlin.

Edição #6: Doutor Destino está de volta e convence Namor a fazerem uma aliança para derrotar o Quarteto Fantástico. Embora no final, Namor percebe a traição de Von Doom e acaba se aliando ao Quarteto.

Edição #7: O ganancioso soberano do Planeta X chamado Kurrgo pede ajuda à Reed Richards para salva seu planeta, mas diante da iminente destruição do planeta, o alienígena está disposto a sacrificar toda a sua população.

Edição #8: O Mestre dos Bonecos consegue dominar as pessoas através de uma argila radiativa, inclusive o Coisa. Mas sua enteada, Alicia Masters, embora cega, consegue enxergar a verdadeira bondade no coração de Ben Grimm.

Edição #9: O impossível acontece, e o Quarteto Fantástico se vê às portas da falência. Namor aproveita a oportunidade para se livrar de Reed, Ben e Johhny e ficar com Sue Storm, que conquistou o coração do soberano.

Edição #10: Destino volta com mais poderes e um novo plano que envolve a troca de corpos com Reed Richards. Participação espacial de Stan Lee e Jack Kirby!



Histórias clássicas do primeiro grande grupo de heróis da Marvel, calcada na ficção científica, com a origem de seus poderes, a invasão dos Skrulls e a viagem até o Planeta X. E mesmo assim, com um pé firme na realidade, como a situação financeira do grupo após um revés e as dificuldades do convívio entre quatro pessoas bem diferentes. Essa relação conturbada, por várias vezes, acarretava em separações, principalmente envolvendo Johhny e Ben. Elementos clássicos como as viagens no tempo, o desejo de Namor em tomar Sue como esposa e a obsessão de Destino em derrotar o Quarteto estão presentes de forma marcante nessas primeiras dez edições. Leitura altamente recomendada.


Por Roger

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Agora o Sr foi fundo, gostei mesmo dessa, primeiro eu preciso comentar isso para expressar meu orgulho por falar desse material, depois que eu clicar em "publicar" vou fazer outro comentário sobre o que li.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz... Eu nunca li dessa fonte, mas posso dizer que li 9 dessas histórias em uma revista, que foi a minha primeira revista de coleção, a "Geração Marvel: Homem-Aranha", as dez primeiras edições que eu li por lá, correspondem a tudo isso, menos a viagem no Planeta X, isso acabou sendo substituído pelo "Homem-Impossível", em uma história bem interessante, na qual o Reed derrota esse vilão convencendo todo mundo a "dar um gelo" nele, ai o Homem-Impossível vai embora por "ninguém querer brincar com ele". A que o Quarteto vai a falência é uma das minhas preferidas, principalmente quando o Namor chega de terno e propõe um "reality show" com os 4, quando tem o objetivo de se livrar do Reed, Ben e Johnny para ficar com a Susan. Também gostei muito quando o Doutor Destino troca de corpo com o Reed, aliás, as consequências de boa parte dessas edições repercutem até os dias de hoje, o que é incrível vendo a data das histórias. A exemplo do Dr. Destino, que ficou com o teleporte e mudança de consciência graças aos "ovoídes" até os dias de hoje, até mesmo na saga "Invasão Secreta" (é esse o nome mesmo?) durante o "confronto final" um dos Skulls retruca ao Reed "devia ter pensado nisso antes de transformar irmãos nosso em vacas", algo que aconteceu no final da edição #02! Ou mesmo a Alicia Masters, que acabou sendo namorada do Ben... Para depois ficar com o Johnny (e ainda dizem que o amor é cego...). Agora o Sr. Milagre, foi um vilão que eu gostei muito, ele tem um ótimo combate com o Quarteto, só que eu nunca cheguei a vê-lo outra vez em todos esses anos, o Sr também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou resgatando todo essa matéria-prima da Marvel relendo ou até mesmo lendo. O próximo será o Hulk do Lee e Kirby. No caso do Quarteto, minha decepção com filme me fez reler esse material para tentar entender o que houve de errado com a película. Cheguei a reler Ultimate Quarteto e até mesmo o Quarteto (Heróis Renascem) do Jim Lee, que eu até gostei mais do que do filme! No final, cheguei a conclusão que a falta de respeito para com os fãs foi bem evidente o caso do filme, mas isso é outra história. Ah, recentemente descobri uma história do Quarteto chamada First Family que também pretendo ler, só para não ser injusto com o filme.Sim Ozy, você acertou em tudo do que comentou, inclusive sobre os ovoides. Não me lembro de ter lido nada mais sobre o Milagre não. A da falência do Quarteto foi muito interessante, me fez ver como Stan Lee já se preocupava em inserir os heróis no mundo real (imagina, perder tudo na bolsa de valores!!). Que bom que gostou, pretendo não parar de fazer mais posts assim, e incluir material da DC também, principalmente os produzidos nos anos 80.

      Excluir