Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Batman: Jogos de Guerra – Ato 3 (2004)


Li Batman #633, Detective Comics #799, Batman: Legends of the Dark Knight #184, Nightwing #98, Batman: Gotham Knights #58, Robin #131, Batgirl #57 e Catwoman #36, do encadernado Batman: War Games – Act Three: EndGame, e farei breves comentários das edições.


Detective Comics #799: Roteiro: Andersen Gabrych / Desenhos: Pete Woods
Jogos de Guerra – Ato 3. A tranquilidade tomou conta de Gotham. Batman colocou seu plano em ação e reuniu cada membro de gangue, gângster e vilão fantasiado no anfiteatro Robinson. Orfeu surge para unificar todos sob seu comando. Mas o Cavaleiro das Trevas não sabia que era o Máscara Negra que estava sob a máscara de seu aliado.

Batman: Legends of the Dark Knight #184: Roteiro: Dylan Horrocks / Desenhos: Brad Walker
Jogos de Guerra – Ato 3. O plano do Batman é um total fracasso e ele se vê cercado por metade do submundo de Gotham. Oráculo envia os bat-aliados para socorrer o homem-morcego, deixando toda a frota policial da cidade sozinha à mercê dos gângsteres que fugiram do teatro.

Nightwing #98: Roteiro: Devin Grayson / Desenhos: Sean Phillips
Jogos de Guerra – Ato 3. Batman especifica as missões para seus aliados. Asa Noturna se dirige para o lado Oeste da cidade, mas no caminho, encontra o Vagalume. Durante o confronto, é alvejado por policiais, e percebe que eles tem ordem de atirar para matar qualquer mascarado que aparecer.

Robin #131: Roteiro: Bill Willingham / Desenhos: Tom Derenick
Jogos de Guerra – Ato 3. Depois de deter as Meninas dos Corvos no Píer 17, Robin vai atrás do Trapaceiro e do Sr. Fun de forma incansável. Mas Oráculo está preocupada com seu repentino retorno. E a Salteadora luta pela sua vida quando o Máscara Negra retorna ao seu esconderijo.

Batman: Gotham Knights #58: Roteiro: A.J. Lieberman / Desenhos: Al Barrionuevo
Jogos de Guerra – Ato 3. Toda a ação acontece na Colina. Desacreditado pela imprensa e pela população, o Comissário Michael Akins destaca uma equipe da SWAT para prender a Tarântula e seus Los Arañas. Batman acaba de chegar à Colina e encontra a Salteadora, entre a vida e a morte.

Batigirl #57: Roteiro: Dylan Horrocks / Desenhos: Mike Huddleston
Jogos de Guerra – Ato 3. O caos volta a agitar as ruas de Gotham. Oráculo pede para Batgirl ajudar Ônix, que foi encurralada quando empreendia uma busca pelo Crocodilo. Elas notam um novo padrão começando a se formar e desconfiam de que há alguém por trás das últimas ações dos criminosos.

Catwoman #36: Roteiro: Ed Brubaker / Desenhos: Paul Gulacy
Jogos de Guerra – Ato 3. Em rede nacional, o Máscara Negra se autoproclama o novo rei do submundo de Gotham e aponta a Torre do Relógio indicando que é lá que se encontra a batcaverna. Oráculo precisa de ajuda urgente, mas o Batman ainda está na Colina ajudando a Tarântula. E a Mulher-Gato tem um novo embate contra Zeiss.

Batman #633: Roteiro: Bill Willingham / Desenhos: Kinsun
Jogos de Guerra – Ato 3. apesar de todas as defesas da Torre do Relógio, o Máscara Negra consegue invadir o QG de Barbara Gordon, mas Batman aparece para o resgate. Enquanto Robin cria uma distração, os demais tentam deter o avanço de um enlouquecido (mais ainda) Espantaho. Apenas Asa Noturna está fora de combate depois de ter sido baleado pela polícia.

Um simples jogo de estratégia elaborado pelo Batman acabou com milhares de feridos e centenas de mortos. Mas o Cavaleiro das Trevas está decidido a por um fim à guerra. O último ato da saga Jogos de Guerra chega com muita violência, ação e suspense. Uma sequência de tirar o fôlego e um final dramático. Mesmo com vários roteiristas envolvidos, mais uma vez, a coerência foi um ponto alto e fez com que a narrativa continuasse fluída do início ao fim. Leitura recomendada.

Por Roger