Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Caçador de Marte #00-09 (1998)


Li Caçador de Marte #00-09, do encadernado Martian Manhunter: Son of Mars, com roteiro de John Ostrander e desenhos de Tom Mandrake, e farei breves comentários das edições.


Edição #0: Anos atrás, Marte foi acometido pela Maldição de H’ronmeer, um vírus que afetava a mente de seus hospedeiros e dizimou a população, incluindo M’yri’ah, esposa, e K’hym, filha de J’onn J’onnzz. Ele foi trazido à Terra pelo Dr. James Erdel e uma tragédia o levou a possuir o lugar do detetive John Jones.

Edição #1: Denver está em alerta pela ameaça de um assassino serial, que decapita suas vítimas e desaparece levando suas cabeças. Um trabalho para o detetive John Jones. Depois de algumas investigações, o Caçador de Marte confronta o robô assassino, levando-o para ser examinado no satélite da Liga da Justiça.

Edição #2: Acompanhamos J’onn J’onnzz em sua identidade no Japão, como Yuchiro Takata. Um homem de negócios aposentado. Ele foi requisitado pela equipe de cientistas de sua empresa, devido a um artefato pré-histórico encontrado, que vem emitindo um misterioso sinal.

Edição #3: O Caçador de Marte atende a um pedido do Superman. Vai até o Cadmus e encontra seu telepata Dubbilex em estado catatônico. Para descobrir que força misteriosa está sugando a energia mental do cientista alienígena, J’onn J’onnzz bola um plano arriscado.

Edição #4: Karen Smith é encontrada morta no escritório de detetives particulares que divide com John Jones. Mesmo sem saber que Karen estava fazendo pesquisas sobre suas outras identidades, o Caçador de Marte inicia a busca pelo seu assassino, levando-o à Jemm, o Filho de Saturno.

Edição #5: Cameron Chase, do DOE, assumiu as investigações da morte de Karen Smith. A partir do que parece se tratar do último confronto do Caçador de Marte com um metavilão, Chase vem seguindo pistas e testemunhas que lhe permitiu ter acesso as descobertas de Karen sobre as identidades de J’onn J’onnzz.

Edição #6: A Torre de Vigilância da Liga da Justiça recebe um sinal de socorro vindo da cidade marciana de Z’onn Z’orr na Antártica. Mulher-Maravilha, Aquaman, Caçadora e Aço se dirigem para lá imediatamente. Mas o que descobrem acaba com a reputação do Caçador de Marte.

Edição #7: Um maléfico plano de vingança continua a ser bem sucedido. J’onn J’onnzz acompanha seus colegas da Liga da Justiça até a Torre de Vigilância para esclarecer qualquer mal entendido ocorrido na cidade de Z’onn Z’orr. Mas as coisas são do controle durante o interrogatório.

Edição #8: Enquanto escapava da Torre de Vigilância, J’onn J’onnzz descobre que o arquiteto por trás do plano de acabar com sua reputação é seu irmão gêmeo, Ma’alefa’ak, que achava estar morto. Sua nave explode levando a LJA a concluir que o Caçador de Marte morreu, embora ainda não estejam convencidos de que seu amigo fosse o culpado por todas as acusações.

Edição #9: J’onn J’onnzz consegue se recuperar em Z’onn Z’orr e suas memórias são restabelecidas. Totalmente recuperado, ele parte imediatamente para a Torre de Vigilância na Lua. Seus amigos da Liga da Justiça ainda correm perigo com a ameaça de Ma’alefa’ak.

O Caçador de Marte sempre foi considerado o coração e a alma da Liga da Justiça, mas isso será colocado à prova quando J’onn J’onnzz é alvo de um plano de vingança e falsamente acusado. O escritor John Ostrander cria uma trama simples, mas bem costurada. E justamente comprometendo uma das coisas mais marcantes de J’onnzz que é sua reputação perante seus amigos da LJA. Além disso, aborda um lado interessante do herói marciano que é suas várias identidades secretas espalhadas pelo mundo. Leitura recomendada.

Por Roger