Filme tem a maior queda de bilheteria da história do MCU
Lançado
no dia 9 de julho, Viúva Negra é o mais novo filme do Universo
Cinematográfico da Marvel, o que gerou grande
antecipação dos fãs uma vez que a franquia havia dado uma pausa de um ano sem
lançamentos por conta da pandemia do COVID-19. Em seu primeiro final de semana,
o longa conquistou uma bela bilheteria, tanto nas salas de cinema quanto no Disney+. Contudo, agora a história mudou – e os donos das
redes de exibição culpam a Disney!
Nos
Estados Unidos, o filme havia feito US$
80 milhões em seu primeiro final de semana. Porém, neste
final de semana, a bilheteria caiu em torno de 67,5% – a maior queda registrada
para qualquer filme do MCU. Na bilheteria
doméstica, o filme fez cerca de US$
26 milhões neste final de semana. Por conta disso, a Associação Nacional de Donos de Redes de
Cinema soltou uma declaração, onde falou sobre a decisão
por trás do lançamento:
“Apesar das afirmações de que essa estratégia de
lançamento improvisada na pandemia é um sucesso para a Disney e para o modelo
de lançamento simultâneo, isso demonstra que um lançamento exclusivo nos
cinemas traz mais lucro para os acionistas em qualquer ciclo da vida de um
filme. […] Isso ignora que o lucro do Premier
Access não é
dinheiro novo, mas sim algo que foi retirado de um modelo mais tradicional da
janela de lançamentos de vídeo on demand, que agora não é mais uma opção.
Combinado com o lucro perdido dos cinemas e o lucro esquecido do lançamento
tradicional de PVOD, a resposta para essas questões vai mostrar que o
lançamento simultâneo custa dinheiro para a Disney nos lucros por espectador,
durante toda a vida do filme.”
Essa declaração foi liberada pela Variety e
basicamente determina o seguinte: Se antes o público ia aos cinemas e, após
alguns meses, alugava o filme através de serviços on demand, o modelo híbrido
de lançamento faz com que poucas pessoas vão aos cinemas, mas o lucro do Premier
Access não é muito superior ao lucro que o on
demand costumava fazer. Isso explica, por exemplo, a queda
absurda nas vendas de Viúva Negra.
Não
é de hoje que a NATO (a Associação
Nacional de Donos das Redes de Cinemas dos EUA) entra em briga com os estúdios
por adotarem o sistema de lançamento híbrido, já que isso fere os lucros das
bilheterias. Contudo, nós não podemos nos esquecer que ainda estamos em um
contexto de pandemia e as salas de cinema passaram muito tempo fechadas por
serem um lugar com alto perigo de contágio.
Mesmo nos Estados Unidos, onde a vacinação da
população está muito avançada, nem todos os cinemas voltaram a funcionar com
normalidade total – e esse pode ser um dos motivos para a queda e a baixa na
bilheteria de Viúva Negra. Por outro lado, a questão dos
lançamentos híbridos certamente trará um impacto no lucro dessas produções e
será algo que ainda vai dar muita dor de cabeça e guerra entre estúdios e donos
de redes exibidoras.
Viúva
Negra está disponível
através do Premier
Access do Disney+.