Logo criado por Jorge Luís

Planeta Ouve: Top 5 - Pink Floyd

Aproveitando o espaço da criação da mais nova coluna do blog – o Planeta Ouve – e o novo projeto em que eu e o FloyD do Ozymandias Realista estaremos empenhados daqui pra frente, resolvi antes, postar meu Top 5 das músicas de minha banda preferida – Pink Floyd.
Também resolvi comentar um pouco sobre cada uma de minhas escolhas (essa influência eu devo ao ANT do Megablog).
O Top não estará exatamente na ordem de preferências.



1. Time

Do clássico álbum The Dark Side Of The Moon, Time tem uma introdução bem diferente, com sons de relógios despertadores bem barulhentos, seguido por um arranjo bem dramático liderado por Nick Mason na percussão. Para mim, o tema trama da maneira como usamos ou desperdiçamos nosso tempo. O solo de guitarra de Gilmour com sua técnica apurada, melódica e dramática ajuda a enfatizar a urgência do tema.
Every year is getting shorter, Never seem to find the time

2. Confortably Numb

Uma bela combinação vocal dá o contraponto entre Waters e Gilmour, além de um solo final de arrasar. Para mim, a letra trata da solidão e das cosequências prejudiciais que ela traz, a ponto do estado de dormência em decorrência do uso de drogas (ilícitas ou não) serem a única forma de alívio. A versão ao vivo do álbum Pulse tem um solo ainda mais marcante.
This is not how I am, I have become comfortably numb

3. Marooned

Música instrumental fantástica, quase não tenho palavras para expressar o quanto a melodia dessa canção é bela. Obrigado David Gilmour!

4. The Post War Dream

Essa faz parte do album The Final Cut, que é a manifestação de toda a indignação de Roger Waters com os horrores da guerra (falarei sobre o álbum num futuro próximo, no meu projeto com Ozymandias Realista). Na verdade, gosto de todas as canções, por isso escolhi a primeira que abre com uma declaração que mostra claramente a motivação de Waters nesse álbum.
Is it for this that Daddy died?

5. Shine On You Crazy Diamond

Música longa subdividida em várias partes que acabam compondo um todo de modo magnífico. Guitarra e teclados trabalham juntos para dar o tom melódico e dramático para essa magnífica homenagem à Syd Barret, ex-líder, vocalista, guitarrista, compositor e co-criador da banda.
Now there's a look in your eyes, like black holes in the sky

Bem, fazer um Top 5 da minha banda preferida foi até injusto, mas na verdade, seria difícil até mesmo um Top 10 ou 20. Por isso, escolhi apenas uma música de cada álbum. As interpretações das letras são minhas mesmo, por isso, se houver outra, ou se não refletem o que o autor quis dizer, peço a compreensão de quem está lendo.
Espero que gostem!

Por Roger

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Boa lista.Eu gosto de Pink Floyd mas não chego a ouvir muito,sempre acho que preciso prestar o maximo de atenção na letra então nada de ouvir casualmente.Depois que eu escuto eu ainda fico refletindo por mais algum tempo.Resumindo eu tenho que selecionar uma hora em que eu estou bem desocupado para ouvir Pink Floyd.
    Ps:Alguns videos você colocou errados,tipo no "The post war dream" a musica que você colocou o video foi "Confortably numb"
    Só um toque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, que bom que você gostou. Achei sua iniciativa de fazer uma lista comentada bem legal e por isso resolvi fazer algumas. Minha próxima deve ser dos Engenheiros do Hawaii (minha segunda banda preferida). Acho que seria uma ótima pedida ouvir com calam o Pink Floyd, principalmente você que aprecia e reflete nas letras. Na verdade, eu queria melhorar nessa aspecto de prestar mais atenção nas letras, mas tem algumas músicas que eu gosto, que eu nem faço ideia da letra, só gosto mais por causa do som mesmo ou algum arranjo instrumental específico.
      Valeu pelo toque, mas eu acabei de dar uma olhada lá no post, só que no meu aparece na ordem certa. Qualquer coisa, me avisa, ou me manda um print de como aparece no seu navegador.

      Excluir
  2. Time é perfeita, tá entre as minhas preferidas também. Quando eu parei para ver
    a tradução dela, foi uma grande porrada existêncial, quase tão grande quanto
    Confortably Numb, essa por sua vez, me resumi as interações sociais (segundo a minha
    perspectiva, tenho angustias bem semelhantes, quando não idênticas. Marooned eu não
    tenho conhecimento, ela é de qual album? O que lançou em 2014 eu só escutei uma vez, e
    fiquei um tanto apático.
    "The Post War Dream" é muito bela, mas ainda ficaria com "Not Now John" e principalmente
    "The Gunner Dream". Teve uma colega de trabalho que eu conheci, que gosta bastante de
    Pink Floyd também (primeira mulher que eu conheci pessoalmente assim, só tinha visto na internet
    antes). Ela me disse que o album The Final Cut foi detonado pela "crítica" quando lançado, ao meu ver, ele é
    um album que só perde para o The Wall.
    "Shine" eu gosto mais pela sonoridade, nunca procurei saber muito dela, mais pela minha predileção
    por "Wish". Predileção por músicas é algo autocastrador em alguns casos, no meu eu deixei muita
    música passar. Sua iniciativa foi brilhante, peço desculpas por não ter comentado antes, fiquei
    tanto em discussões pela internet esses dias, mas agora tô voltando ao meu terreno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário canção por canção Ozy!
      Pois é, para comentar sobre as letras, eu procurei não fazer uma pesquisa antes, para não me deixar influenciar. Quero que minha visão sobre elas sejam as pessoais possíveis. Particularmente The Wall e The Final Cut também estão entre meus álbuns preferidos, principalmente pelo teor das letras angustiantes, à procura de uma certa redenção. No cado do Final Cut, como eu gosto do álbum inteiro, eu só escolhi "The Post War Dream" mais por causa da citação na letra que eu achei bem apropriada com o objetivo que o Roger Waters escreveu, mas "The Gunner Dream", "Two Suns In The Sunset" e "The Final Cut" estão entre as que eu tenho uma predileção a mais.
      Bom, "Marooned" é do espetacular álbum The Division Bell de 1994 (falarei mais sobre isso em nossos posts em conjunto).
      Meu amigo, não precisa se desculpar não, embora, sua ausência sempre é sentida por aqui.
      The Final Cut foi muito criticada, mais pelo fato do Roger Waters estar praticamente monopolizando tudo - letras, canções, arranjos - ele chegou a "expulsar" o Richard Wright da banda nesse período. O álbum acabou ficando meio que descaracterizado, com o que o Pink Floyd vinha fazendo em seus álbuns anteriores.
      Seja bem vindo de volta depois do seu período de discussões, e fico no aguardo para quando seu artigo sobre The Piper At The Gates of Dawn estiver pronto.

      Excluir
    2. Esse post já está entre os seus populares. Conseguiu rápido, pra eu conseguir um post popular, é de meses em meses. Ainda não consegui bater o número 1 que é "Injustiça Mega Post". Roger Walter é um excelente artista, mas um psicopata egocêntrico como pessoa, em grande parte, o responsável pela dissolução da banda. Como eu disse, é raro encontrar pessoas que gostem de Pink Floyd, pessoalmente só conheço a moça que eu disse, meu padrinho e o diretor do colégio onde trabalho (que inclusive foi para o show do Walters em SP, baixinho de sorte do cacete, ou melhor, recursos). Tô começando a escutar Sex Pistols, agora eu vou vendo de onde tiraram tanta inspiração pro Hellblazer nos anos 80, bem como a historinha dele de ter uma banda, a Membrana Mucosa. Gosta de ler Hellblazer?

      Excluir
    3. Sobre o Hellblazer , já ouvi falar bastante, e sempre é elogiando. Sinceramente nunca li nada. Quem gosta de Hellblazer, geralmente não gosta do Constantine dos Novos 52. Eu mesmo não gostei muito do Constantine dos Novos 52, não fez muito o meu estilo de gosto. Mas pretendo ler o Hellblazer sim, mesmo que eu não goste, mas acho válido pelo menos conhecer, até porque, como eu disse, sempre vejo elogios. Você me recomenda alguma coisa para quem é iniciante?
      Puxa, é mesmo. O pessoal deve estar gostando do Top 5 do Pink Floyd. Fico contente. Me deu um incentivo a mais para fazer mais um, que será dos Engenheiros do Hawaii.
      E valeu pelos comentários, que sempre enriquecem os posts e dá motivação para continuar.
      E o Top 10 do Batman nunca sai do primeiro lugar já faz meses...

      Excluir
    4. Hellblazer vai ser "resenhado" por fases lá no meu blog. Cada vez que eu falar de uma fase, vou deixar o pack dela para download. Bem como deixar os links de onde peguei encadernados (se houverem, já que muita coisa não foi publicada no Brasil, o sr já deve saber da bagunça que é publicar Vertigo no Brasil). Eu achei aquele dos Novos 52 ridículo, só que antes dos 52, já tinham fechado Hellblazer na edição 300. Particularmente, eu só li acho que 150 a 170 edições dessas 300, isso se não tiver sido menos. Mas vai chegar uma hora que vou zerar elas. Pro sr ver, o Batman deixou seu post com preparo. O sr geralmente consegue quantas visualizações de páginas por dia? Minha média é entre 80 / 100. Especulo que a sua fique entre 200 /300.

      Excluir
    5. OK, vou ficar de olho para ver suas recomendações. Por você já ter lido tanta coisa sobre essa série, tenho certeza de quer terei boas informações.
      Não tinha o hábito de ver a quantidade de visualizações, mas acabei de dar uma olhada no de ontem, e deu mais de 500! Puxa, até fiquei surpreso.

      Excluir