Logo criado por Jorge Luís

Detective Comics 1 (Novos 52) - Crítica


Em 1939 surgia o Batman na revista Detective Comics 27, como um herói sombrio ele deixou um homem morrer sem se preocupar e para chegar ao culpado do crime que movia a história fez uma simples investigação.

Foi assim que começou a história do segundo maior herói da DC Comics, trazendo já diversos conceitos que eternizariam o personagem na mente de fãs em todo mundo.


Na reformulação "Os Novos 52" a Detective (como todos os outros títulos) zera e traz a primeira história realmente boa com qual me deparei nesta remodelação, nela temos o Batman sombrio enfrentando o Coringa e a polícia, mas com o apoio do comissário Gordon.

Como já pode ficar claro na descrição acima a reformulação na hq trouxe justamente as características que tornaram o herói marcante; como por exemplo o antagonista, nada menos que o Coringa, o maior inimigo da longa e excelente de lista de malfeitores loucos que fazem do trabalho do Homem-Morcego uma necessidade em Gotham City.

A ideia de mostrar o herói de sempre ao público com seus conceitos clássicos é um acerto, mas de nada adiantaria se a intenção não se convertesse em uma prática bem-sucedida, felizmente o roteiro não decepciona. Na história temos um ritmo acelerado interessante que consegue apresentar os princípios com competência, é a típica boa história de começo; facilmente compreensível, divertida e, mesmo introdutória, competente em apresentar os conceitos primordiais.

Óbvio que advogar um recomeço não é tarefa fácil e o argumento como era de esperar, não é profundo o bastante para tanto, mas seria exagero cobrar demais de uma publicação de pouco mais de 20 páginas. Talvez em outros tempos o poder condensador dos autores conseguisse imprimir nesse espaço pequenas grandes narrativas, porém isso hoje é uma raridade e comparado com os demais quadrinhos atuais até que a história de Detective Comics tem muito a apresentar.

Em linhas gerais pode-se elogiar o trabalho de Tony Daniel no roteiro, pois ele consegue fazer uma história equilibrada e empolgante que entende bem suas limitações e alterna com competência cenas dramática com confrontos de ação sem sobressaltos.

Já os desenhos, também de Tony Daniel, seguem a mesma linha de adequação. Mesmo não sendo exemplares do melhor que pode ser feito em hqs de super-heróis (longe disso aliás) eles cumprem muito bem a função, além do mais os seus traços robustos e expressões faciais convincentes conquistam, principalmente quando ele foca em algum personagem ou quando se utiliza de enquadramentos clássicos.

Batman: Detective Comics 1 não é uma revolução mas consegue se sair bem justamente por não tentar reinventar a roda. Tony Daniel parece ciente da fórmula e a aplicou com competência unindo uma história fechada com os conceitos que tornaram o Batman o herói que é, com isso demonstrou o quão benéfico pode ser apenas o arroz com feijão do que há de melhor na mitologia do Cavaleiro das Trevas.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Boa tarde. Sou fã do Batman, e comecei a ler seus HQs. Já li quase todos os grandes clássicos e comecei a ler os Novos 52. Porém, já estou a uns 3 dias tentando descobrir a diferença entre as três principais revistas. Batman, Detectives COmics e Batman Cavaleiros das Trevas. Isso tá me matando e não tô conseguindo continar lendo sem saber disso. Isso porque não tenho muito tempo e quero acompanhar apenas uma delas. Queria respostas para perguntas do tipo: Há ligação entre elas? Há diferença temporal, como por exemplo entre Action Comics e Superman? Na saga da Noite das COrujas por exemplo, a edição numero nove de Detective Comics aparece, aí não entendi nada. Ou ainda tem a opção de ser histórias paralelas e que as duas secundárias não fazem muita diferneça no enredo geral. É isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guga, seja bem-vindo! Obrigado por fazer essa pergunta, pois ela é importante.
      Por isso, resolvi criar um post próprio tentando responder suas dúvidas. Dê uma olhada nesse artigo.
      http://planetamarveldc.blogspot.jp/2015/03/variacoes-sobre-o-mesmo-tema-os-varios.html
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Obrigado pelo comentário e volte sempre, os posts são diários!

      Excluir