Logo criado por Jorge Luís

Análise do Planeta Marvel: Guerras Secretas Mestre do Kung Fu (Editora Panini)

Veja a análise do Planeta Guerras Secretas Mestre do Kung Fu, com as minisséries Mestre do Kung Fu, escrito por Hayden Blackman e Corredores Fantasmas, escrito por Felipe Smith, lançado pela Panini.


Sinopse:
Shang Chi só queria paz e isolamento, mas sua honra o faz voltar a usar suas habilidades durante o julgamento das Treze Câmaras. Agora ele deve desafiar seu próprio pai em um duelo até a morte, para restaurar a ordem em Kun Lun! E mais: Robbie Reyes é o maior Corredor Fantasma da história das corridas do Circo da Morte! Mas um plano do Árcade por colocar a única pessoa que é importante para ele em risco!

Análise:
Antes de qualquer coisa, é bom lembrar que na época do lançamento de Guerras Secretas, o editor Tom Breevort disse que todos os tie-ins, embora levassem os títulos de grandes sagas que marcaram a Marvel, os autores teriam total liberdade de escolhas e adaptação das histórias. Deixarei esse lembrete em todas as minhas análises de Guerras Secretas.

Dito isso, Mestre do Kung Fu, mostra o domínio de Kun Lun, um palco de grandes batalhas de escolas de artes marciais. A escola do Punho de Ferro cuidava da região, até que seu mestre Lorde Tuan foi assassinado por Shang Chi a mando de seu pai Zheng Zu, que se tornou o novo Imperador de Lun Lun. Em seguida, Shang Chi desapareceu, mas agora está de volta. As Treza Câmaras serão reabertas e as escolas atuais tem a oportunidade de ascender ao trono de Kun Lun em combates mortais, e Shang Chi também deseja o domínio de seu pai, mas, além dos combatentes desafiantes, também tem de enfrentar a vingança de Rand-Kai, o Punho de Ferro filho de Lorde Tuan. Um dos melhores tie-ins que li sobre Guerras Secretas, pois traz a verdadeira essência dos filmes de kung fu dos anos 70 e 80, além de uma trama clássica – várias escolas lutando pelo domínio, traição, vingança, um grande lutador renegado que perde alguém e deseja fazer justiça, e muita ação. Aliás, a história é uma homenagem à Bruce Lee, explicitamente retratado nas capas das edições. Leitura altamente recomendada.

Sobre a minissérie Corredores Fantasmas, se trata de um grupo de corredores que possuem o espírito de ignição e se tornam competidores no Circo da Morte de Doomstadt, a capital do entretenimento do Mundo Bélico, apresentado e conduzido pelo inescrupuloso Arcade. Vários portadores do Espírito da Vingança como Johhny Blaze, Danny Ketch, Carter Slade e Alejandra Blaze correm na arena mortal em busca da vitória, pois aos perdedores, resta torturas intermináveis. Mas o foco da história é sobre Robbie Reyes, campeão invicto que acaba se tornando fugitivo e perseguido pelos outros corredores. E nem mesmo a vida de seu irmão caçula Gabe Reyes está garantida. A arena de entretenimento selvagem e violento do Mundo Bélico é apresentada de forma eletrizante. Infelizmente outros Espíritos da Vingança conhecidos foram apenas coadjuvantes. Mas para os fãs de Reyes, uma boa pedida. Leitura satisfatória.


Por Roger