Logo criado por Jorge Luís

Colaboradores do Planeta Marvel: Os Vingadores da Marvel – Parte 1


Trajetória nos quadrinhos da principal equipe de super-heróis da Marvel Comics

A segunda formação dos Vingadores clássicos

Aproveitando a estreia do filme nos cinemas, segue a história da principal equipe da Marvel Comics nos quadrinhos. Como ela é extensa, será dividida em algumas partes. Avante, leitores! 

ESTREIA

Os Vingadores são, na realidade, uma resposta da Marvel à famosa “Liga da Justiça” criada pela DC Comics. Após dar início à Era de Prata dos quadrinhos com a criação das novas versões de velhos personagens; a DC decidiu reunir seus principais personagens em uma mesma equipe, fazendo atuar juntos. Assim, em 1960, surgiu a Liga e foi um enorme sucesso.

Na época, a Marvel Comics ainda era uma pequena editora publicando histórias de monstros, ficção científica e faoreste. Entretanto, ao saber do estrondoso sucesso da Liga da DC, o dono da empresa, Martin Goldman, encarregou o Editor-Chefe, Stan Lee, de criar uma equipe de super-heróis.

Stan e Goldman nos anos 60

Como não tinha como reunir “heróis famosos”, já que não publicava nenhum, Lee se uniu a Jack Kirby e criaram uma equipe totalmente original: o Quarteto Fantástico, em 1961, que deu início ao Universo Marvel que conhecemos! O sucesso imediato logo trouxe uma série de outros personagem: Hulk, Thor, Homem-Aranha, Dr. Estranho, Homem de Ferro etc.

O Quarteto Fantástico foi o primeiro grupo de heróis da Marvel

Em 1963, a Marvel já tinha um bom punhado de personagens e Stan Lee decidiu fazer uma equipe reunindo heróis já existentes. Em setembro daquele ano, Lee, Dick Ayers e Kirby lançaram a revista The Avengers 01, que trazia uma chamada de capa anunciando a união de Thor, Homem de Ferro, Hulk, Homem-Formiga e Vespa contra o Deus da trapaça, Loki. E diferente dos outros grupos de heróis da Marvel (Quarteto Fantástico e X-Men), eles foram os primeiros a receber reconhecimento oficial do governo americano na história e quase desde o início com autoridade aceita internacionalmente durante a maior parte de sua longa jornada.

Capa de Avengers 01 por Jack Kirby

Cada um dos personagens tinha seu próprio sucesso e suas aventuras, embora fossem relativamente “jovens” em termos editoriais. Hulk era o mais antigo, publicado pouco depois da estreia do Quarteto Fantástico, onde estreou  sua  própria  revista “The Incredible Hulk” 01, de 1962,  por Stan Lee e Jack Kirby. A revista fez algum sucesso, mas só teve seis edições bimestrais publicadas, porque a Marvel era uma empresa pequena e só podia publicar um número restrito de revistas por mês, então, Stan Lee decidiu cancelá-la para publicar em seu lugar The Amazing Spider-Man 01, a revista do Homem-Aranha, em março de 1963.

Hulk e Aranha fizeram suas estreias em gibis mensais em 1962

Thor estreou num conto na revista Journey Into Mystery 83, de 1962, por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, numa coleção de histórias variáveis de mistério e fantasia. Seu sucesso o tornou uma atração fixa na revista – que continuou com histórias de outros personagens também publicadas por um tempo – até que em 1965, a revista mudou de nome para The Mighty Thor, mantendo a numeração original.

Thor versus Loki, na arte de Jack Kirby

Esquema similar foi o do Homem de Ferro, que estreou como um conto na revista Tales of Suspense 39, de 1963, criado por Stan Lee (conceito), Larry Lieber (texto), Jack Kirby (visual) e Don Heck (ilustrou a história); e continuou sendo publicado nas edições seguintes junto a outros personagens. Em 1965, conforme se verá adiante, a revista passou a ser dividida meio a meio entre ele e o Capitão América.

A versão dourada

Por fim, os menos conhecidos eram Homem-Formiga e Vespa. O primeiro era o cientista Hank Pym que criou um soro que lhe permitia diminuir de tamanho. Ele foi criado por Stan Lee e Jack Kirby num conto da revista Tales to Astonish 27, de 1962. Em edições futuras, Pym se converteu no herói Homem-Formiga, usando suas habilidades científicas para criar um uniforme com um comunicador que lhe fazia conversar (e comandar) as formigas. Depois, Tales to Astonish 44 apresentou a socialite e estilista Janet Van Dyne, que se enamora de Pym e termina virando a heroína Vespa, a partir das partículas especiais do cientista e da implantação de asas de vespa em seu corpo, que só apareciam quando ela diminuía de tamanho.

SURGE A LENDA

 
Os heróis decidem unir suas forças!
O conto de origem é bem simples: Loki usa o Hulk para tentar destruir seu inimigo Thor, mas os outros heróis terminam se envolvendo na batalha. Isso ocorre porque o adolescente Rick Jones encaminha uma mensagem de rádio que é interceptada pelo Deus do Trovão. Jones fazia parte da Brigada Juvenil, um grupo de pirralhos que apareciam nas aventuras do Hulk e que usavam um equipamento de rádio amador para pedir ajuda e se comunicar com outros heróis. A partir de então, Rick Jones seria um coadjuvante frequente nas aventuras dos Vingadores, como o “elemento humano” ao lado da equipe, tal qual o também adolescente Snapp Carr era para a concorrente Liga da Justiça.

Loki foi o grande responsável pela união dos heróis

Na trama de Avengers 01, exilado para a Ilha do Silêncio, Loki espiona Thor na Terra e o vê como Donald Blake, Loki quer derrotar Thor e usa seus poderes para criar uma série de ilusões que incriminam o Hulk, fazendo com que o gigante verde pense que há dinamites em uma linha de trem. Desajeitado, Hulk destrói os trilhos, mas usa sua força para evitar que o trem descarrile. Como mais ninguém vê a atitude heroica, todos acham que o Hulk tentou um atentado, causando uma onda de revolta contra o Golias Verde e a sua intensa perseguição pelo exército. Desconfiando que há algo errado (o Hulk não é mal), Rick Jones e a Brigada Juvenil solicitam ajuda do Quarteto Fantástico, mas Loki altera o percurso das ondas de rádio, de modo que a mensagem é captada pelo médico Dr. Donald Blake, que é a identidade civil que Thor usa na Terra para se disfarçar entre os humanos. Pensando que a mensagem era para ele, o Deus do Trovão sai no encalço do Hulk.

Os três heróis são avisados pelo rádio sobre o Hulk

Porém, como eram ondas de rádio outros heróis ouvem a mensagem: o Homem de Ferro e a dupla Homem-Formiga e Vespa, que também respondem. O Hulk está escondido em um circo no interior dos EUA e é encontrado por Thor, que inicia uma batalha, que logo é incrementada pela aparição dos outros três.

Hulk acaba se escondendo como atração de circo

Mas o Deus do Trovão percebe que há algo errado e vai a Asgard atrás de respostas, descobrindo o plano louco de Loki, que é levado à Terra. Os heróis se unem e derrotam o Deus da Trapaça. Ao final, o Homem-Formiga concluiu que o quinteto deveria permanecer unido para combater grandes ameaças que nenhum poderia fazer sozinho e sugeriu que eles formassem uma força conjunta. A Vespa nomeou o grupo e assim nasciam “Os Vingadores”. Assim, de maneira simples e eficaz, Lee e Kirby criaram uma lenda.

A FASE DE STAN LEE E JACK KIRBY

A dupla criadora publicou inicialmente os oito primeiros números de Avengers, (retornando pouco tempo depois para mais três edições até o número 16) mas foi o suficiente para lançar a base das aventuras da equipe. Inicialmente bimestral (a Marvel era uma empresa pequena), a revista se tornou mensal a partir da 7ª edição, em agosto de 1964.

Primeira aparição dos Vingadores em público

Lee e Kirby não tinham nenhuma pretensão de que os Vingadores fossem uma equipe estável e amigável como os concorrentes da Liga da Justiça. Ao contrário, a tônica do time sempre foi o conflito interno entre seus membros. Afinal, o que aconteceria se reunissem cinco seres superpoderosos em uma mesma sala?

Hulk deixa a equipe ressentido por ser rejeitado

Assim já em Avengers 02, os Vingadores viram o Hulk se revoltar contra a própria equipe e ir embora. Antes, os heróis combatem o Fantasma do Espaço, um ser alienígena que troca de lugar com outras pessoas (que são enviadas a outra dimensão) e mimetiza sua aparência e poderes. Ele aterrisa aqui na Terra com a missão de acabar com os Vingadores e depois conquistar o planeta. O vilão usa o Hulk como artimanha, só que Rick Jones acaba desconfiando e avisa Henry Pym.  O Fantasma ataca também o Homem de Ferro e o Gigante, mandando-os momentaneamente para o limbo. Quem acaba salvando todo mundo é a pequena Vespa, que vai atrás do Dr Donald Blake à procura de Thor. Ele consegue um tempo, se transforma no Deus do Trovão e, como não é humano, não é afetado pela magia do Fantasma, que ao tentar usar o corpo de Thor, é lançado para o limbo. O Golias verde fica furioso com a facilidade com que a equipe julgou que ele era uma ameaça. Ressentido, resolve deixar o grupo, que fica como um quarteto.

Manipulado pelo vilão Fantama do Espaço o Hulk se desentende com os demais Vingadores

Uma curiosidade da batalha é que o Fantasma do Espaço (desenhado à moda antiga de Kirby, quase como uma caricatura ambulante) informa que observa os Vingadores “há meses”, embora essa fosse apenas a segunda aventura do grupo. Também o Homem de Ferro diz que “mesmo quando não há missões, precisamos nos reunir para nos conhecer melhor”, quase como um indicativo de que houve outras aventuras que não vimos. Esses elementos levaram vários escritores posteriores a criar “contos perdidos” dos Vingadores originais, como se realmente tivessem tido aventuras não contadas entre a edição 01 e a 02.

O vilão Fantama do Espaço foi um dos primeiros vilões da equipe

A edição 02 também traz logo em sua primeira página a informação de que o empresário Tony Stark, que os outros heróis não sabiam ser o Homem de Ferro, havia doado sua mansão em Nova York (poucos números depois, estabelecida na 5ª Avenida) para que o grupo se reunisse, surgindo assim, o QG do grupo: a Mansão dos Vingadores.

Também nesta edição, Hank Pym já deixa de ser o Homem-Formiga e passa a ser o Gigante, invertendo o seu poder e passando a crescer em tamanho e aumentar sua força (refletindo as aventuras solo que tinha na revista Tales to Astonish), e um novo sistema de comunicação com a Vespa é criado, sem a necessidade de um capacete.

Sempre em mente com a ideia de reviravoltas surpreendentes, Lee e Kirby fizeram Avengers 03, onde o Hulk se une a Namor, o Príncipe Submarino (um personagem da Marvel criado em 1939 e que foi trazido de volta na revista do Quarteto Fantástico como um inimigo da humanidade) contra a equipe. Outrora um dos heróis mais populares da Marvel (no fim da década de 1930 e início de 40), agora, Namor era retratado como um autêntico vilão, embora não maligno, porém, mobilizado pelo ódio contra a civilização da superfície, porque o reino submerso de Atlântida tinha sido destruído pelos homens em testes nucleares (eram os tempos da Guerra Fria, lembram?), conforme mostrado em Fantastic Four 03, de 1962. 

Após deixar o grupo, Hulk se alia a Namor para enfrentar os Vingadores

Aventuras posteriores mostraram Namor reencontrando seu povo, os Atlantes (da qual era Rei!) e, com isso, usando-os como exército contra o Quarteto Fantástico. Gladiar-se com os Vingadores aumentava o escopo de ação do Príncipe Submarino, criando um vínculo duradouro com a equipe.

A abordagem de Namor se tornou mais branda com o passar dos anos, na medida em que o personagem voltou a ter histórias solo dentro da revista Tales to Astonish (ironicamente, substituindo as aventuras de Gigante e Vespa, a partir de 1965), com ele sendo transformado em um anti-herói trágico, inclusive, com seu reino sendo usurpado e seu povo se voltando contra ele. Cada vez mais heroico, Namor terminaria como aliado e membro dos Vingadores num futuro distante.

Avengers 03 mostra os Vingadores remanescentes indo atrás do Hulk, com medo que sozinho se transforme em uma ameaça. Novamente o Golias Verde sai em batalha com seus companheiros, mas consegue fugir e vai para o mar, onde se refugia em uma ilha isolada. Mas é contatado por Namor, que propõe uma aliança contra os Vingadores. A dupla emite uma mensagem desafiadora e confronta a equipe em Gibraltar, na Europa, mas inesperadamente, o Hulk converte de volta ao Dr. Bruce Banner e foge sem ser visto.

HULK VERSUS THOR

Mas claro, grande parte da graça da edição 03 é ver batalhas como Hulk versus Thor (pela primeira vez, se descontarmos o rápido lance do número anterior) – na qual descobrimos que o Deus do Trovão é o único que pode erguer o martelo Mjolnir  (e não é uma questão de força, mas de honradez).

Primeiro confronto entre Hulk e Thor envolveu Mijolnir

Por fim, outra curiosidade é que Avengers 03 trouxe pela primeira vez o Homem de Ferro usando sua versão esguia (e vermelho e dourado) de armadura, depois de duas edições vestindo o desajeitado segundo modelo da armadura do personagem.

A batalha fica inconclusa e, enquanto Hulk parte em sua jornada solitária, os Vingadores continuam no encalce de Namor, o que nos leva à SuperClássica Avengers 04, em que um enfurecido Namor termina, sem querer, arrancando um bloco de gelo no qual o Capitão América está preso.

Namor liberta (sem saber) o Capitão América do congelamento em um bloco de gelo

Em Avengers 04, de março de 64, Lee e Kirby definiram que o Capitão América havia desaparecido no final da II Guerra Mundial, em 1945, imediatamente antes da rendição alemã. Em uma cena de flashback vemos Capitão América e seu jovem ajudante Bucky se agarrando a um avião experimental para impedi-lo de explodir sobre Londres, mas o avião termina explodindo antes, no Ártico, Bucky morre na explosão e o Capitão é arremessado nas águas gélidas e termina congelado.

Décadas depois, enquanto seguem Namor em um submarino, os Vingadores encontram o corpo já descongelando sobre as águas e vêem o despertar de uma lenda, imediatamente integrado ao grupo.

Os Vingadores encontram o Capitão América congelado por décadas. Arte de Jack Kirby

A reintrodução do Capitão América foi um dos eventos mais importantes da Marvel em seus primeiros anos. O personagem havia sido o maior sucesso da editora nos anos 1940, mas permanecia como uma lembrança distante. Trazê-lo de volta era uma estratégia comercial de manter a propriedade do personagem, mas também deu a Lee e Kirby a oportunidade de aperfeiçoar um herói que tinha grande apelo a ambos: Kirby era o Cocriador do Capitão América (junto a Joe Simon, estreando em 1941); e Lee escreveu a maioria das histórias do personagem entre os anos de 1942 e 1949, bem como na tentativa frustrada de trazê-lo de volta em 1953 e 1954 (que não foi adiante por vendas baixas).

“Avengers 04” de 1964 traz o Capitão América de volta: tacada genial

A Marvel havia criado uma nova versão do Tocha Humana (como parte do Quarteto Fantástico) e Namor tinha sido reintroduzido, portanto, dos principais personagens dos anos 1940 faltava apenas o Capitão América. E o melhor de tudo foi que Lee e Kirby fizeram isso de uma maneira original e muito criativa.

O restante de Avengers 04 traz a aparição de um alienígena perdido na Terra e a retomada da batalha dos Vingadores contra Namor e os Atlantes, num frenesi de informações.

De maneira rápida e concisa, Lee e Kirby exploram o Capitão América como um “homem fora do tempo“, já que perdera décadas de história ao ficar congelado, despertando em um mundo estranho. Esta seria a principal característica do personagem dali em diante.

Desde o início, Stan Lee sabia que a função do Hulk no time era apenas causar discórdia, então, ele precisaria ser substituído. Não está claro se o escritor já tinha em mente desde o princípio que este deveria ser o Capitão América, mas a aparição de Namor em Fantastic Four 03, de 1962, sugere isso.

Entretanto, o texto original de Avengers 04 sugere que Capitão e Namor não se conheciam, mesmo que os personagens tenham se encontrado em um par de aventuras da década de 1940. Isso mostra que Stan Lee ainda estava incerto em como iria tratar o passado da Marvel, histórias posteriores, porém, ignoraram este deslize e passaram a considerar que os dois não apenas se conheciam, mas tinham lutado lado a lado na II Guerra Mundial.

Vingadores (e Rick Jones) aparecem em Fantastic Four 25

Curiosamente, a estreia oficial do Capitão América como membro dos Vingadores (depois da introdução na edição 04) se deu em outra revista: Fantastic Four 25, de 1964. Nesta revista especial, o Hulk chega a Nova York e o Quarteto Fantástico sai em seu encalço, com uma nova batalha furiosa entre o Golias Verde e o Coisa (os dois já haviam se encontrado em Fantastic Four 12, de um ano antes). A batalha colossal ganha a intromissão dos Vingadores e o Hulk foge outra vez. Era uma maneira de “apresentar” o Capitão América aqueles incautos leitores que porventura ainda não o tivessem visto, pois FF naqueles tempos ainda era a revista mais vendida da Marvel.

Avengers 05 é uma sequência direta de FF 25, começando com os Vingadores reparando os estragos causados na Mansão, mas os oponentes são os Homens-Lava (criaturas que haviam aparecido nas histórias de Thor) e, novamente, contando com a participação especial do Hulk. Novamente, há uma rápida batalha com o Golias Verde, mas os Homens-Lava têm bem mais espaço.

Em Avengers 06, a equipe enfrenta a sua maior ameaça até então: um super-grupo de vilões chamados de Mestres do Terror (Masters of Evil, no original), liderados por um personagem novo: o Barão Zemo (revelado como o chefe nazista responsável pelo desaparecimento do Capitão América e a morte de Bucky) e o Cavaleiro Negro (inimigo de Gigante e Vespa), o Homem-Radioativo (inimigo de Thor) e o Derretedor (inimigo do Homem de Ferro).

A primeira formação dos Mestres do Terror,
liderados pelo Barão Zemo

Na trama, Zemo vive exilado na Floresta Amazônica, na América do Sul, onde tem um pequeno reino informal. Brilhante cientista, Zemo é apresentado como uma das grandes mentes da Alemanha Nazista da época da II Guerra Mundial e que nutre um ódio mortal pelo Capitão América, cuja ação, décadas antes, fizera sua máscara ficar eternamente colada a seu rosto por causa de um superadesivo. Por sua vez, o Capitão América também odeia Zemo por causa da morte de Bucky, deixando o personagem irreconhecivelmente vingativo. Sedento de vingança, um anormalmente raivoso Capitão América sai com tudo na batalha, mas os vilões conseguem fugir.

Capitão América vs. Barão Zemo na arte de Jack Kirby

Na edição 07, Barão Zemo está de volta, agora com uma nova formação dos Mestres do Terror: a dupla Encantor e Executor, inimigos de Thor.

Estas   duas   edições   mudaram   totalmente   a   dinâmica   da   revista Avengers. Afinal, Homem de Ferro, Thor, Gigante e Vespa tinham suas próprias aventuras, enquanto o Capitão América não. A revista do grupo não era conhecida, então, por aprofundar seus personagens, porque não havia tempo para isso. Assim, o que se via eram os heróis discutindo entre si e se unindo contra vilões, não raro, trocando farpas entre si. Por isso, a partir da entrada do Capitão América, o grupo começa a ser visto pela ótica dele e seu deslocamento diante os “novos tempos” passam a ser o fio condutor da parte dramática das histórias.

O Primeiro encontro dos Vingadores e dos X-Men

Seguindo a tradição que ele próprio criou, Stan Lee também tratou de divulgar a equipe em outras revistas, de modo que os Vingadores fizeram participação especial em X-Men 09, na qual as duas equipes ensaiam um confronto. Na verdade, o encontro é quase um embuste: enquanto os heróis mutantes estão no encalço de um vilão chamado Lúcifer, literalmente as duas equipes cruzam o caminho uma da outra e – no melhor “estilo Marvel” – saem brigando logo de cara. A batalha é bastante rápida, pois Charles Xavier se comunica telepaticamente com Thor e resolve a situação.

O último número seguido de Lee e Kirby foi Avengers 08, de 1964, que introduz o viajante no tempo chamado Kang, o Conquistador, que quer tomar o controle do século XX e se transformaria em um dos mais recorrentes e importantes oponentes da equipe. É uma grande aventura que exige toda a habilidade do grupo para derrotar um vilão tão poderoso. Também há uma ajuda essencial da Brigada Juvenil.

Kang, o conquistador

Na trama complexa criada por Lee e Kirby, Kang é revelado como um homem do século 30, que usou uma máquina do tempo para viajar ao passado e se tornar um Faraó no Egito Antigo, onde se chamou Rama-Tut. Este personagem, na verdade, já tinha aparecido numa aventura do Quarteto Fantástico (em Fantastic Four 19, de 1963), de modo que a revelação fundia os dois personagens. Depois, cansado daquela vida, tentou retornar ao seu tempo e terminou por um acidente parando no século 40, numa era de selvageria, em que a humanidade usava a tecnologia criada anteriormente para estar constantemente em guerra. Com esta tecnologia, decide vir ao nosso tempo e só é derrotado pela hábil ação da equipe. Kang retornaria muitas e muitas vezes, se transformando num de seus maiores inimigos.

Àquela altura, Jack Kirby era o principal ilustrador da Marvel Comics e cuidava de inúmeras revistas ao mesmo tempo, como as histórias de Quarteto Fantástico, Thor, Hulk, X-Men e Capitão América (que passaria a ter em breve suas próprias aventuras paralelas), além de fazer a maioria das capas da editora. O tempo escarço o impedia de se dedicar a uma revista com tantos personagens e detalhes. Querendo mais tempo para se dedicar às histórias que realmente gostava – especialmente do Quarteto, de Thor e do Capitão América – Kirby terminou se afastando de Avengers, embora tenha continuado a fazer as capas por muito tempo. Kirby ainda voltaria à revista brevemente, nos números 14, 15 e 16, num momento crucial.

Jack Kirby desenha as aventuras solo do
Capitão América a partir de 1965

Só um parêntese  importante:  as  aventuras  solo  do  Capitão América começaram a ser publicadas (por Lee e Kirby) em Tales of Suspense 58, de 1965, a mesma revista que trazia as aventuras solo do Homem de Ferro. Os dois vingadores dividiram a revista por três anos até que, em 1968, quando a Marvel já era uma empresa grande e passou a distribuir as próprias revistas, ampliou seu leque de publicações, surgindo as revistas Captain America e The Invincible Iron-Man.

Acompanhe a segunda parte desta história num próximo post contando entre outras coisas as fases de Don Heck, Roy Thomas e John Buscema.

Material compilado dos sites HQRock (maio de 2011, por Irapuan Peixoto); Coxinha Nerd (agosto de 2011, por Cris Siqueira) e Wikipédia, editados e revisados por Jorge Luis, colaborador do Planeta Marvel / DC.