Trajetória nos quadrinhos da principal equipe de
super-heróis da Marvel Comics
A
segunda formação dos Vingadores clássicos
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Aproveitando a
estreia do filme nos cinemas, segue a história da principal equipe da Marvel
Comics nos quadrinhos. Como ela é extensa, será dividida em algumas
partes. Avante, leitores!
ESTREIA
Os Vingadores são,
na realidade, uma resposta da Marvel à famosa “Liga da Justiça” criada pela DC
Comics. Após dar início à Era de Prata dos quadrinhos com a criação
das novas versões de velhos personagens; a DC decidiu reunir seus principais
personagens em uma mesma equipe, fazendo atuar juntos. Assim, em 1960, surgiu a
Liga e foi um enorme sucesso.
Na época,
a Marvel Comics ainda era uma pequena editora publicando histórias de
monstros, ficção científica e faoreste. Entretanto, ao saber do estrondoso
sucesso da Liga da DC, o dono da empresa, Martin Goldman, encarregou o
Editor-Chefe, Stan Lee, de criar uma equipe de super-heróis.
Stan e Goldman nos anos 60 |
Como não tinha como
reunir “heróis famosos”, já que não publicava nenhum, Lee se uniu a Jack
Kirby e criaram uma equipe totalmente original: o Quarteto
Fantástico, em 1961, que deu início ao Universo Marvel que conhecemos! O
sucesso imediato logo trouxe uma série de outros personagem: Hulk, Thor,
Homem-Aranha, Dr. Estranho, Homem de Ferro etc.
O Quarteto Fantástico foi o primeiro grupo de heróis da Marvel |
Em 1963, a Marvel já tinha um
bom punhado de personagens e Stan Lee decidiu fazer uma equipe reunindo
heróis já existentes. Em setembro daquele ano, Lee, Dick Ayers e
Kirby lançaram a revista The Avengers 01, que trazia uma chamada de capa
anunciando a união de Thor, Homem de Ferro, Hulk, Homem-Formiga e
Vespa contra o Deus da trapaça, Loki. E diferente dos outros grupos
de heróis da Marvel (Quarteto Fantástico e X-Men), eles foram os primeiros a
receber reconhecimento oficial do governo americano na história e quase desde o
início com autoridade aceita internacionalmente durante a maior parte de sua
longa jornada.
Capa de Avengers 01 por Jack Kirby
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Cada um dos
personagens tinha seu próprio sucesso e suas aventuras, embora fossem
relativamente “jovens” em termos editoriais. Hulk era o mais antigo,
publicado pouco depois da estreia do Quarteto Fantástico, onde estreou sua
própria revista “The
Incredible Hulk” 01, de 1962, por Stan Lee e Jack
Kirby. A revista fez algum sucesso, mas só teve seis
edições bimestrais publicadas, porque a Marvel era uma empresa pequena e
só podia publicar um número restrito de revistas por mês, então, Stan Lee
decidiu cancelá-la para publicar em seu lugar The Amazing Spider-Man 01, a revista do
Homem-Aranha, em março de 1963.
Hulk e Aranha fizeram suas estreias
em gibis mensais em 1962
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Thor estreou
num conto na revista Journey Into Mystery 83, de 1962, por
Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, numa coleção de histórias variáveis de
mistério e fantasia. Seu sucesso o tornou uma atração fixa na revista – que
continuou com histórias de outros personagens também publicadas por um tempo –
até que em 1965, a
revista mudou de nome para The Mighty Thor, mantendo a numeração
original.
Thor versus Loki, na arte de Jack Kirby |
Esquema similar foi
o do Homem de Ferro, que estreou como um conto na revista Tales
of Suspense 39, de 1963, criado por Stan Lee (conceito), Larry Lieber
(texto), Jack Kirby (visual) e Don Heck (ilustrou a história); e continuou
sendo publicado nas edições seguintes junto a outros personagens. Em 1965,
conforme se verá adiante, a revista passou a ser dividida meio a meio entre ele e o Capitão América.
A versão dourada |
Por fim, os menos
conhecidos eram Homem-Formiga e Vespa. O primeiro era o
cientista Hank Pym que criou um soro que lhe permitia diminuir de
tamanho. Ele foi criado por Stan Lee e Jack Kirby num conto da revista Tales
to Astonish 27, de 1962. Em edições futuras, Pym se converteu no
herói Homem-Formiga, usando suas habilidades científicas para criar um uniforme
com um comunicador que lhe fazia conversar (e comandar) as formigas. Depois, Tales
to Astonish 44 apresentou a socialite e estilista Janet Van
Dyne, que se enamora de Pym e termina virando a heroína Vespa, a partir
das partículas especiais do cientista e da implantação de asas de vespa em seu
corpo, que só apareciam quando ela diminuía de tamanho.
SURGE A LENDA
O conto de origem
é bem simples: Loki usa o Hulk para tentar destruir
seu inimigo Thor, mas os outros heróis terminam se envolvendo na batalha.
Isso ocorre porque o adolescente Rick Jones encaminha uma mensagem de
rádio que é interceptada pelo Deus do Trovão. Jones fazia parte
da Brigada Juvenil, um grupo de pirralhos que apareciam nas
aventuras do Hulk e que usavam um equipamento de rádio amador para pedir ajuda
e se comunicar com outros heróis. A partir de então, Rick Jones seria
um coadjuvante frequente nas aventuras dos Vingadores, como o
“elemento humano” ao lado da equipe, tal qual o também adolescente Snapp Carr
era para a concorrente Liga da Justiça.
Loki foi o grande responsável pela união dos heróis |
Na trama
de Avengers 01, exilado para a Ilha do Silêncio, Loki espiona Thor na
Terra e o vê como Donald Blake, Loki quer derrotar Thor e usa seus poderes para
criar uma série de ilusões que incriminam o Hulk, fazendo com que o
gigante verde pense que há dinamites em uma linha de trem. Desajeitado, Hulk
destrói os trilhos, mas usa sua força para evitar que o trem descarrile. Como
mais ninguém vê a atitude heroica, todos acham que o Hulk tentou um atentado,
causando uma onda de revolta contra o Golias Verde e a sua intensa perseguição
pelo exército. Desconfiando que há algo errado (o Hulk não é mal), Rick Jones e
a Brigada Juvenil solicitam ajuda do Quarteto Fantástico, mas
Loki altera o percurso das ondas de rádio, de modo que a mensagem é captada
pelo médico Dr. Donald Blake, que é a identidade civil que Thor usa na
Terra para se disfarçar entre os humanos. Pensando que a mensagem era para ele,
o Deus do Trovão sai no encalço do Hulk.
Os três heróis são avisados pelo rádio sobre o Hulk |
Porém, como eram
ondas de rádio outros heróis ouvem a mensagem: o Homem de Ferro e a dupla
Homem-Formiga e Vespa, que também respondem. O Hulk está escondido em um
circo no interior dos EUA e é encontrado por Thor, que inicia uma batalha, que
logo é incrementada pela aparição dos outros três.
Hulk acaba se escondendo como atração de circo |
Mas o Deus do
Trovão percebe que há algo errado e vai a Asgard atrás de respostas,
descobrindo o plano louco de Loki, que é levado à Terra. Os heróis se unem
e derrotam o Deus da Trapaça. Ao final, o Homem-Formiga concluiu
que o quinteto deveria permanecer unido para combater grandes ameaças
que nenhum poderia fazer sozinho e sugeriu que eles formassem uma força
conjunta. A Vespa nomeou o grupo e assim nasciam “Os Vingadores”. Assim, de
maneira simples e eficaz, Lee e Kirby criaram uma lenda.
A FASE DE STAN LEE E JACK KIRBY
A dupla criadora
publicou inicialmente os oito primeiros números de Avengers,
(retornando pouco tempo depois para mais três edições até o número 16) mas foi
o suficiente para lançar a base das aventuras da equipe. Inicialmente bimestral
(a Marvel era uma empresa pequena), a revista se tornou mensal a partir da 7ª
edição, em agosto de 1964.
Primeira aparição dos Vingadores em público |
Lee e Kirby não
tinham nenhuma pretensão de que os Vingadores fossem uma equipe estável e
amigável como os concorrentes da Liga da Justiça. Ao contrário, a tônica
do time sempre foi o conflito interno entre seus membros. Afinal, o que
aconteceria se reunissem cinco seres superpoderosos em uma mesma sala?
Hulk deixa a equipe ressentido por ser rejeitado |
Assim já
em Avengers 02, os Vingadores viram o Hulk se revoltar contra a
própria equipe e ir embora. Antes, os heróis combatem o Fantasma do
Espaço, um ser alienígena que troca de lugar com outras pessoas (que são enviadas
a outra dimensão) e mimetiza sua aparência e poderes. Ele aterrisa aqui na
Terra com a missão de acabar com os Vingadores e depois conquistar o planeta. O
vilão usa o Hulk como artimanha, só que Rick Jones acaba desconfiando e
avisa Henry Pym. O Fantasma ataca também
o Homem de Ferro e o Gigante, mandando-os momentaneamente para o limbo. Quem
acaba salvando todo mundo é a pequena Vespa, que vai atrás do Dr Donald Blake à
procura de Thor. Ele consegue um tempo, se transforma no Deus do Trovão e, como
não é humano, não é afetado pela magia do Fantasma, que ao tentar usar o corpo
de Thor, é lançado para o limbo. O Golias verde fica furioso com a facilidade
com que a equipe julgou que ele era uma ameaça. Ressentido, resolve deixar
o grupo, que fica como um quarteto.
O vilão Fantama do Espaço foi um dos primeiros vilões da equipe |
A edição 02 também
traz logo em sua primeira página a informação de que o empresário Tony
Stark, que os outros heróis não sabiam ser o Homem de Ferro, havia doado
sua mansão em Nova York (poucos números depois, estabelecida na 5ª Avenida)
para que o grupo se reunisse, surgindo assim, o QG do grupo: a Mansão dos
Vingadores.
Também nesta
edição, Hank Pym já deixa de ser o Homem-Formiga e passa a ser
o Gigante, invertendo o seu poder e passando a crescer em tamanho e
aumentar sua força (refletindo as aventuras solo que tinha na
revista Tales to Astonish), e um novo sistema de comunicação com a Vespa é
criado, sem a necessidade de um capacete.
Sempre em mente com
a ideia de reviravoltas surpreendentes, Lee e Kirby fizeram Avengers 03,
onde o Hulk se une a Namor, o Príncipe Submarino (um personagem da
Marvel criado em 1939 e que foi trazido de volta na revista do Quarteto
Fantástico como um inimigo da humanidade) contra a equipe. Outrora um dos
heróis mais populares da Marvel (no fim da década de 1930 e início de 40),
agora, Namor era retratado como um autêntico vilão, embora não maligno,
porém, mobilizado pelo ódio contra a civilização da superfície, porque o reino
submerso de Atlântida tinha sido destruído pelos homens em testes
nucleares (eram os tempos da Guerra Fria, lembram?), conforme mostrado
em Fantastic Four 03, de 1962.
A abordagem de
Namor se tornou mais branda com o passar dos anos, na medida em que o
personagem voltou a ter histórias solo dentro da revista Tales
to Astonish (ironicamente, substituindo as aventuras de Gigante e Vespa, a
partir de 1965), com ele sendo transformado em um anti-herói trágico,
inclusive, com seu reino sendo usurpado e seu povo se voltando contra ele. Cada
vez mais heroico, Namor terminaria como aliado e membro dos
Vingadores num futuro distante.
Avengers
03 mostra os Vingadores remanescentes indo atrás do Hulk, com medo que
sozinho se transforme em uma ameaça. Novamente o Golias Verde sai em
batalha com seus companheiros, mas consegue fugir e vai para o mar, onde
se refugia em uma ilha isolada. Mas é contatado por Namor, que propõe uma
aliança contra os Vingadores. A dupla emite uma mensagem desafiadora e
confronta a equipe em Gibraltar, na Europa, mas inesperadamente, o Hulk
converte de volta ao Dr. Bruce Banner e foge sem ser visto.
HULK VERSUS THOR
Mas claro, grande
parte da graça da edição 03 é ver batalhas como Hulk versus Thor
(pela primeira vez, se descontarmos o rápido lance do número anterior) – na
qual descobrimos que o Deus do Trovão é o único que pode erguer o
martelo Mjolnir (e não é uma questão de força, mas de honradez).
Primeiro confronto entre Hulk e Thor envolveu Mijolnir |
Por fim, outra
curiosidade é que Avengers 03 trouxe pela primeira vez o Homem
de Ferro usando sua versão esguia (e vermelho e dourado) de
armadura, depois de duas edições vestindo o desajeitado segundo modelo da
armadura do personagem.
A batalha
fica inconclusa e, enquanto Hulk parte em sua jornada solitária, os
Vingadores continuam no encalce de Namor, o que nos leva à
SuperClássica Avengers 04, em que um enfurecido Namor termina, sem
querer, arrancando um bloco de gelo no qual o Capitão América está
preso.
Namor liberta (sem saber) o Capitão América do congelamento em um bloco de gelo |
Em Avengers
04, de março de 64, Lee e Kirby definiram que o Capitão América havia
desaparecido no final da II Guerra Mundial, em 1945, imediatamente antes
da rendição alemã. Em uma cena de flashback vemos Capitão
América e seu jovem ajudante Bucky se agarrando a um avião
experimental para impedi-lo de explodir sobre Londres, mas o avião termina
explodindo antes, no Ártico, Bucky morre na explosão e o Capitão é arremessado
nas águas gélidas e termina congelado.
Décadas depois,
enquanto seguem Namor em um submarino, os Vingadores encontram o corpo já
descongelando sobre as águas e vêem o despertar de uma lenda,
imediatamente integrado ao grupo.
“Avengers |
A Marvel havia criado
uma nova versão do Tocha Humana (como parte do Quarteto Fantástico)
e Namor tinha sido reintroduzido, portanto, dos principais
personagens dos anos 1940 faltava apenas o Capitão América. E o melhor de tudo
foi que Lee e Kirby fizeram isso de uma maneira original e muito
criativa.
O restante
de Avengers 04 traz a aparição de um alienígena perdido na
Terra e a retomada da batalha dos Vingadores contra Namor e
os Atlantes, num frenesi de informações.
De maneira rápida e
concisa, Lee e Kirby exploram o Capitão América como um “homem fora do tempo“,
já que perdera décadas de história ao ficar congelado, despertando em um mundo
estranho. Esta seria a principal característica do personagem dali em diante.
Desde o início,
Stan Lee sabia que a função do Hulk no time era apenas causar discórdia,
então, ele precisaria ser substituído. Não está claro se o escritor já
tinha em mente desde o princípio que este deveria ser o Capitão América, mas a
aparição de Namor em Fantastic Four 03, de 1962, sugere isso.
Entretanto,
o texto original de Avengers 04 sugere que Capitão e
Namor não se conheciam, mesmo que os personagens tenham se encontrado
em um par de aventuras da década de 1940. Isso mostra que Stan Lee
ainda estava incerto em como iria tratar o passado da Marvel,
histórias posteriores, porém, ignoraram este deslize e passaram a
considerar que os dois não apenas se conheciam, mas tinham lutado lado a lado
na II Guerra Mundial.
Vingadores (e Rick Jones) aparecem em Fantastic Four 25 |
Curiosamente,
a estreia oficial do Capitão América como membro dos Vingadores
(depois da introdução na edição 04) se deu em outra revista: Fantastic
Four 25, de 1964. Nesta revista especial, o Hulk chega a Nova York e
o Quarteto Fantástico sai em seu encalço, com uma nova batalha
furiosa entre o Golias Verde e o Coisa (os dois já haviam se
encontrado em Fantastic Four 12, de um ano antes). A batalha colossal
ganha a intromissão dos Vingadores e o Hulk foge outra vez. Era uma maneira de
“apresentar” o Capitão América aqueles incautos leitores que
porventura ainda não o tivessem visto, pois FF naqueles tempos ainda
era a revista mais vendida da Marvel.
Avengers 05 é
uma sequência direta de FF 25, começando com os Vingadores reparando os
estragos causados na Mansão, mas os oponentes
são os Homens-Lava (criaturas que haviam aparecido nas histórias
de Thor) e, novamente, contando com a participação especial do Hulk.
Novamente, há uma rápida batalha com o Golias Verde, mas os Homens-Lava têm bem
mais espaço.
Em Avengers 06, a equipe enfrenta a sua
maior ameaça até então: um super-grupo de vilões chamados de Mestres do
Terror (Masters of Evil, no original), liderados por um personagem novo:
o Barão Zemo (revelado como o chefe nazista responsável pelo
desaparecimento do Capitão América e a morte de Bucky) e o Cavaleiro Negro (inimigo
de Gigante e Vespa), o Homem-Radioativo (inimigo de Thor) e
o Derretedor (inimigo do Homem de Ferro).
A primeira formação dos Mestres do Terror, liderados pelo Barão Zemo |
Na trama, Zemo vive
exilado na Floresta Amazônica, na América do Sul, onde tem um pequeno
reino informal. Brilhante cientista, Zemo é apresentado como uma das
grandes mentes da Alemanha Nazista da época da II Guerra Mundial e que nutre um
ódio mortal pelo Capitão América, cuja ação, décadas antes, fizera sua máscara
ficar eternamente colada a seu rosto por causa de um superadesivo. Por sua vez,
o Capitão América também odeia Zemo por causa da morte de Bucky, deixando o
personagem irreconhecivelmente vingativo. Sedento de vingança, um
anormalmente raivoso Capitão América sai com tudo na batalha, mas os vilões
conseguem fugir.
Estas duas
edições mudaram totalmente a
dinâmica da revista Avengers. Afinal, Homem de
Ferro, Thor, Gigante e Vespa tinham suas próprias aventuras, enquanto o
Capitão América não. A revista do grupo não era conhecida, então, por
aprofundar seus personagens, porque não havia tempo para isso. Assim, o que se
via eram os heróis discutindo entre si e se unindo contra vilões, não
raro, trocando farpas entre si. Por isso, a partir da entrada do Capitão
América, o grupo começa a ser visto pela ótica dele e seu
deslocamento diante os “novos tempos” passam a ser o fio condutor da parte
dramática das histórias.
O Primeiro encontro dos Vingadores e dos X-Men |
Seguindo a tradição
que ele próprio criou, Stan Lee também tratou de divulgar a equipe em
outras revistas, de modo que os Vingadores fizeram participação
especial em X-Men 09, na qual as duas equipes ensaiam um confronto.
Na verdade, o encontro é quase um embuste: enquanto os heróis mutantes estão no
encalço de um vilão chamado Lúcifer, literalmente as duas equipes cruzam o
caminho uma da outra e – no melhor “estilo Marvel” – saem brigando logo de
cara. A batalha é bastante rápida, pois Charles Xavier se comunica
telepaticamente com Thor e resolve a situação.
O último número
seguido de Lee e Kirby foi Avengers 08, de 1964, que introduz o viajante
no tempo chamado Kang, o Conquistador, que quer tomar o controle do século
XX e se transformaria em um dos mais recorrentes e importantes oponentes da
equipe. É uma grande aventura que exige toda a habilidade do grupo para
derrotar um vilão tão poderoso. Também há uma ajuda essencial da Brigada
Juvenil.
Kang, o conquistador |
Na trama complexa
criada por Lee e Kirby, Kang é revelado como um homem do século
30, que usou uma máquina do tempo para viajar ao passado e se
tornar um Faraó no Egito Antigo, onde se chamou Rama-Tut. Este
personagem, na verdade, já tinha aparecido numa aventura do Quarteto
Fantástico (em Fantastic Four 19, de 1963), de modo que a revelação
fundia os dois personagens. Depois, cansado daquela vida, tentou retornar ao
seu tempo e terminou por um acidente parando no século
40, numa era de selvageria, em que a humanidade usava a
tecnologia criada anteriormente para estar constantemente em guerra. Com esta
tecnologia, decide vir ao nosso tempo e só é derrotado pela hábil ação da
equipe. Kang retornaria muitas e muitas vezes, se transformando num de seus
maiores inimigos.
Àquela
altura, Jack Kirby era o principal ilustrador da Marvel Comics e
cuidava de inúmeras revistas ao mesmo tempo, como as histórias de Quarteto
Fantástico, Thor, Hulk, X-Men e Capitão América (que passaria a ter em
breve suas próprias aventuras paralelas), além de fazer a maioria das
capas da editora. O tempo escarço o impedia de se dedicar a uma revista
com tantos personagens e detalhes. Querendo mais tempo para se dedicar às
histórias que realmente gostava – especialmente do Quarteto, de Thor e do
Capitão América – Kirby terminou se afastando de Avengers,
embora tenha continuado a fazer as capas por muito tempo. Kirby
ainda voltaria à revista brevemente, nos números 14, 15 e 16, num momento
crucial.
Jack Kirby desenha as aventuras solo do Capitão América a partir de 1965 |
Só
um parêntese importante:
as aventuras solo
do Capitão América começaram a ser publicadas (por Lee e
Kirby) em Tales of Suspense 58, de 1965, a mesma revista
que trazia as aventuras solo do Homem de Ferro. Os dois vingadores
dividiram a revista por três anos até que, em 1968, quando a Marvel
já era uma empresa grande e passou a distribuir as próprias revistas, ampliou
seu leque de publicações, surgindo as revistas Captain
America e The Invincible Iron-Man.
Acompanhe a segunda
parte desta história num próximo post contando entre outras coisas as fases de
Don Heck, Roy Thomas e John Buscema.
Material
compilado dos sites HQRock (maio de 2011, por Irapuan Peixoto); Coxinha Nerd
(agosto de 2011, por Cris Siqueira) e Wikipédia, editados e revisados por Jorge
Luis, colaborador do Planeta Marvel / DC.