Logo criado por Jorge Luís

Colaboradores do Planeta Marvel: Os Vingadores da Marvel – Parte 2



Trajetória nos quadrinhos da principal equipe de super-heróis da Marvel Comics
Don Heck introduziu o famoso grito dos Vingadores


A ENTRADA DE DON HECK

Quem substituiu Kirby em Avengers foi Don Heck, um veterano ilustrador que também era o responsável pelas aventuras do Homem de Ferro. Enquanto a arte de Kirby era cheia de ação e fúria, o traço de Heck era mais elegante e clássico, com o talento para figuras bastante bonitas, embora, também, poderia ser mais irregular em algumas circunstâncias. Stan Lee manteve a pegada de novas surpresas a cada edição, mas o alto grau de repetição de vilões parecia indicar que o escritor andava meio sem ideias ou muito ocupado (Lee escrevia praticamente todos os personagens Marvel da época!).

A estreia de Magnum

A estreia de Don Heck foi em Avengers 09, com mais uma investida dos Mestres do Terror:  novamente com Barão Zemo, Encantor e Executor. Dessa vez, o trio convencia o empresário corrupto Simon Williams a se submeter a um experimento a partir dos “raios iônicos” que o transformavam em alguém muito poderoso chamado Wonder-Man ou Magnum, como ficou conhecido no Brasil, alguém com super-força, invulnerabilidade e que voava graças a transistores instalados em seu cinto.

O plano de Zemo consistia em infiltrar Magnum nos Vingadores e destruí-los. O vilão garantia a obediência de Simon Williams por meio de uma chantagem mortal: os raios iônicos lhe davam força, mas também o matariam em uma semana e só Zemo podia lhe dar o antídoto. Os Mestres do Terror simulavam um assalto que era impedido pelos Vingadores e recebiam a ajuda de Magnum, que pedia para ingressar no grupo.

Magnum na arte de Don Heck

Magnum acaba contando que precisa de ajuda para sua “doença”, depois de Zemo fugir. Homem de Ferro e Capitão América ficam bastante desconfiados da história toda, mas lhe dão um voto de confiança. Por ter ajudado os heróis, Magnum vê a mobilização para ajuda-lo, contando até com pesquisas da Brigada Juvenil, mas ele não tem alternativa senão trair aqueles que estão tentando salvar sua vida.

Os Vingadores se mobilizam para curar Magnum

Magnum sequestra a Vespa e a leva para a base de Zemo na Floresta Amazônica, enquanto os Vingadores vão resgatá-la, o Homem de Ferro é o primeiro a chegar e a ser preso por um imã gigante. Thor é jogado dentro de um fosso por Magnum e perde seu martelo. Gigante e Capitão são derrotados, assim todos os Vingadores caem e são aprisionados por Zemo, que irá matá-los.

Homem de Ferro é preso a um imã gigante

Magnum não sabia que o plano era matar os Vingadores, se arrepende e ajuda o grupo a vencer, se sacrificando para salvar os heróis e fazer algo nobre antes de morrer.

A capa de Avengers 09 dá grande destaque ao surgimento de Magnum e, aparentemente, Stan Lee tinha grandes planos para ele, pois décadas depois, manifestou ressentimento sobre um processo movido pela DC Comics para que o personagem fosse descontinuado, por causa de seu nome: uma versão masculina da Mulher-Maravilha no original. De qualquer modo, Magnum seria um personagem com grande envolvimento com os Vingadores no futuro distante, apesar dessa “morte”.

Capa da edição 10 mostra a separação dos Vingadores
e a chegada de Immortus, O Senhor do Tempo

Avengers 10 traz a investida de Immortus o mestre do tempo e governador do Limbo. Enquanto os Vingadores discutem a entrada de Rick Jones no grupo, os Mestres do Terror (Zemo, Encantor e Executor) são surpreendidos por um contato mental e com a chegada de Immortus, o Senhor do Tempo, que oferece ajuda para derrotar os Vingadores, mostrando que consegue evocar seres mitológicos que ele pode capturar na linha temporal e usar a seu favor, como o gigante Golias (morto por Davi na Bíblia); Átila, o Huno; o mago Merlin (dos tempos do Rei Artur) e o semideus grego Hércules.

Immortus contata Encantor e oferece ajuda para derrotar os Vingadores

Ele usa a inocência de Rick Jones para capturar o jovem e transportar até o século 18. O Capitão América vai em busca do garoto, transtornado por perder mais um jovem amigo, mas Immortus engana também o Capitão, afirmando que os Vingadores entregaram o jovem.

Após enganar o Capitão América ele o transporta para o século 18

O Capitão tem mais uma de suas reações descontroladas e acusa os Vingadores sem ouvir o que eles tem a dizer. Quando se acalma, leva o grupo até Immortus e cada um deles deve enfrentar um ser mitológico para conseguirem libertar Rick Jones. O primeiro é o Gigante que deve enfrentar Golias, o gigante bíblico que apanhou do pequeno Davi...E quando Herny Pym fica do tamanho de uma formiga, ele consegue derrotar o inimigo.

Gigante enfrenta o Golias bíblico

Depois é a vez do Homem de Ferro usar sua tecnologia para derrotar o Mago Merlin, em seguida Thor enfrenta Hércules, e por fim o Capitão é transportado para o século 18 para enfrentar o exército que guardava Rick Jones.

Enquanto o Homem de Ferro usa toda sua tecnologia para derrotar o Mago Merlin

Com o Capitão América de fora, os Mestres do Terror atacam os outros heróis quase os derrotando, mas o Capitão retorna (após derrotar os guardas com táticas de artes marciais, obrigando Immortus a cumprir a promessa de devolvê-lo ao seu tempo) a tempo de ajudar a derrotar os vilões. Encantor decide então manipular o tempo, fazendo com que todos voltem ao momento anterior à chegada de Immortus e evitando assim o seu contato mental, apagando de vez aqueles acontecimentos.

Por fim os Vingadores vencem novamente

Don Heck parecia estar muito ocupado fazendo as histórias do Homem de Ferro, pois seu desenho está irregular e sem criatividade, com o visual de alguns personagens beirando o risível, como é o caso de Hércules.

A capa da edição 11 conta com a participação do Homem Aranha

Kang, o conquistador já está de volta na edição 11, enquanto monitorava os Vingadores, o vilão percebe que um único ser é capaz de derrotar o grupo, desde que tenha força, agilidade, destreza, poderes e principalmente não seja emotivo. Então, usando sua destreza na robótica, constrói um robô imitando o Homem-Aranha.

Kang espiona os Vingadores e resolve construir um robô-aranha


Outro ponto que ajudou Kang a decidir o melhor momento para atacar foi a ausência do Homem de Ferro. Com o grupo enfraquecido, Kang teria mais chances de êxito. Ao ser enviado ao século XX, o robô-aranha aborda o grupo de heróis afirmando saber o paradeiro do Homem de Ferro e manda todos para uma pirâmide abandonada, repleta de armadilhas no México. Separadamente, cada herói vai sendo derrotado, demonstrando mais uma vez a fragilidade do grupo quando atuam em separado.

Sem perceber que o Aranha era um robô, os Vingadores o seguem para uma armadilha

Mas o verdadeiro escalador de paredes aparece para ajudar, pois estava seguindo o robô-aranha desde Nova York, destruindo o falso Aranha e libertando os heróis. Mas não ficou para conversar, indo embora.

Quem aparece para salvar os Vingadores é o verdadeiro Homem-Aranha

Um detalhe dessa história é que Hank Pym usa suas novas técnicas de crescimento / encolhimento para enfrentar os vilões. Outro aspecto curioso deste número é que a arte é realizada por Bill Everett, artista que criou Namor (em 1939) e o Demolidor ao lado de Stan Lee em 1964. O artista faria alguns trabalhos pontuais na Marvel no período e, pouco mais tarde, se tornaria um dos artistas da casa.

Nesta revista o Gigante usa seus poderes de crescer e diminuir para enfrentar o adversário

Curiosamente, apesar de aparecer na capa, o Homem de Ferro não participa da aventura contra Kang e o Homem-Aranha, porque estava desaparecido em suas histórias próprias em Tales of Suspense, de modo que os Vingadores estão desfalcados. A importância da edição 11 foi a primeira participação do cabeça de teia na revista.

O número 12 traz o grupo enfrentando dois vilões do Quarteto Fantástico: Topeira e o Fantasma Vermelho.

A bela capa de Avengers 12, por Jack Kirby

Os perigos do subterrâneo retornam e o grupo dos heróis mais poderosos da Terra mostram sinais de fraqueza. Ninguém dá muita atenção ao chamado de perigos das formigas de Pym, mesmo com ele alertando para os perigos que já vieram das profundezas da Terra, mas Thor retruca dizendo que o Topeira teria sido destruído no confronto com o Quarteto Fantástico. O Gigante resolve então partir sozinho para investigar o chamado das formigas.

Thor e o restante dos Vingadores não acreditam nos perigos alertados pelo Homem Formiga

O Toupeira estava montando seus planos de dominação ao construir um equipamento para acelerar a rotação da Terra e fazer ruir tudo na superfície, mantendo apenas o núcleo do planeta intacto. O Gigante desce pelos buracos de formiga e descobre aquela fortaleza subterrânea, mas quando invade acaba sendo capturado pelos “Molóides” do Toupeira.

O Toupeira usa seus equipamentos para desestabilizar o Planeta

A superfície começa a sentir os tremores causados pela ação do Toupeira e os Vingadores percebem que o Homem Formiga havia sumido. A Vespa encontra a fortaleza do Toupeira, e enquanto o vilão ataca os Vingadores na superfície, usando os Molóides, o Capitão América vai até as Indústrias Stark para pegar um equipamento para perfurar a terra e chegar ao local onde o Gigante estava sendo mantido preso.

Após o sumiço do Homem Formiga, os Vingadores vão ao subterrâneo enfrentar os Molóides

Quando os Vingadores descem para o subterrâneo, encontram uma surpresa de última hora...o Fantasma Vermelho estava lá. Ele diz ao Toupeira que salvou seus Molóides quando estes lutaram com os Vingadores na superfície.

Lá encontram o Fantasma Vermelho aliado ao Toupeira

Eles não conseguem evitar que o Gigante seja libertado pela Vespa. Pym entra nos circuitos do equipamento do Toupeira e destrói tudo, restaurando o equilíbrio no Planeta. Thor usa seu martelo para quebrar tudo, enquanto os vilões fogem.

Após se libertar, o Gigante destrói os equipamentos do Toupeira, salvando o Planeta

O Gigante aparenta ter perdido a moral com seus companheiros. Nem a Vespa o respeita mais e pensa que é realmente ridículo mobilizar uma equipe que enfrenta seres mitológicos, Deuses e Viajantes do Tempo para ajudar formigas. Pym não consegue explicar suas preocupações, pois a Vespa só dá importância ao seu cabeleireiro.

Nem a Vespa acredita nas palavras do marido

Avengers 13 traz o Conde Nefária, já em 1965. Este personagem também teria grande envolvimento com o grupo no futuro e vinha acompanhado da primeira aparição da organização criminosa Maggia, um tipo de versão Marvel da Máfia dos Estados Unidos. A história é interessante porque coloca os Vingadores combatendo o crime comum no início da trama, algo raro em suas revistas. 

Capa da edição 13 contra o Conde Nefária

Os Vingadores impedem um roubo de peles para contrabando. Só que um dos líderes da Maggia, o Conde Nefária, repleto de artefatos incríveis como um teleportador de imagens, fica irritado e resolve trazer para Manhattan seu Castelo Europeu e decide acabar com os heróis que ameaçam os lucros desse negócio ilegal.

Os Vingadores enfrentam bandidos comuns nessa edição

O Conde Nefária, convida os heróis para a inauguração de seu Castelo, que seria um evento beneficente. A Brigada Jovem vai junto mas tem que ficar esperando do lado de fora, enquanto os heróis são conduzidos aos seus quartos. Porém, eles são hipnotizados pela iluminação e perdem a noção do tempo.

Sem desconfiar, os heróis são convidados a conhecer o Castelo do Conde

Enquanto isso o Conde Nefária faz clones das imagens dos heróis e coordena aquelas imagens para ameaçarem os EUA. Aquilo soa como uma declaração de guerra e o País mobiliza suas forças armadas para atacar os heróis. Só que as imagens criadas por Nefária sumiram e os verdadeiros Vingadores acabam sendo atacados, sem entender nada.

Nefária replica a imagem dos heróis para enganar os EUA

Ao descobrirem o motivo do ataque, os Vingadores desconfiam de Nefária e resolvem investigar, sem saber que o Conde havia capturado Rick Jones e a Brigada Jovem, que tentaram entrar no Castelo escondidos. Com a comoção mundial da população, até o Quarteto Fantástico é impedido de sair de casa.

O Quarteto Fantástico faz uma rápida aparição na revista

Quando finalmente os Vingadores desmascaram o Conde, que não oferece resistência, há uma batalha feroz com o exército e os capangas da Maggia.

Quem liberta o Capitão América é o Homem de Ferro

Os heróis salvam a molecada da Brigada e provam sua inocência. Mas nem tudo termina bem, quando o Gigante vê a Vespa amparada por Rick Jones, após ser alvejada por uma bala perdida e os Vingadores precisam encontrar o único médico capaz de ajudá-la.

A Vespa é atingida por uma bala perdida

Em Avengers 14, uma jornada termina levando-os ao contato com uma raça alienígena escondida. Esta edição é claramente um “número de férias”, ou seja, feito às pressas enquanto os artistas tiram seu merecido descanso. Talvez por isso, os créditos são inusitados: Stan Lee (argumento), Paul Laiken e Larry Lieber (textos), Jack Kirby (esboços/layouts) e Don Heck (desenhos).

Capa da edição 14

Hank sai desembestado pelas ruas carregando Janet nos braços até o hospital e se descontrola com os médicos que a examinam, quando eles detectam que ela possui um ferimento grave nos pulmões. Depois de quase apanhar do Gigante, o médico lembra que apenas um cirurgião no mundo seria capaz de salvá-la, mas ele encontrava-se em algum lugar na Europa e Thor se oferece para atravessar o oceano impulsionado pela força de seu martelo Mijolnir e encontrar o médico.

Os Vingadores correm para salvar uma Vespa ferida

Depois de procurar por algum tempo, Thor encontra o Doutor e o leva sem maiores explicações até onde a Vespa era tratada. O médico se recusa a ajuda-la e o Gigante tem um novo acesso de raiva e agride o médico. Só que Hank, sem querer, acaba arrancando uma máscara que revela um extraterrestre, que imediatamente morre sem conseguir respirar nosso ar.

Um alienígena se faz passar pelo médico que salvaria a Vespa

Os Vingadores decidem uma ação desesperada para encontrar o verdadeiro médico e mobilizam todos os recursos possíveis para isso, usando desde formigas do mundo inteiro até uma sonda espacial de Tony Stark, que circula o planeta em busca do cirurgião escondido.

Os Vingadores usam de todos os recursos para encontrar o médico desaparecido

Eles chegam a conclusão que o médico só pode estar com os outros alienígenas em algum dos pólos da Terra e Thor usa os poderes de Mijolnir para escolher o Polo Norte. Numa corrida contra o relógio, os heróis se dirigem ao Círculo Ártico e encontram os Kallusianos, alienígenas escondidos numa caverna profunda no gelo, mas quando entram na caverna, os heróis são paralisados pelos estranhos seres e descobrem que eles estão ali refugiados de um ataque interestelar.

Os Vingadores são paralisados pela raça alienígena, Kallusianos

Mas Thor não foi afetado pelos raios paralisantes e após fingir estar paralisado, liberta seus colegas. Eles procuram o médico que revela que estava ali para ajudar os aliens, salvando-os de nossa atmosfera onde eles não conseguem respirar.

Thor é o único que não é afetado pelo raio paralisante e liberta os Vingadores

Após serem atacados pelos Vingadores, os Kallusianos resolvem deixar a Terra para enfrentar seus inimigos sem prejudicar o planeta que os abrigou. 

Os alienígenas deixam o planeta e vão enfrentar seus inimigos

Os Vingadores levam o médico ao hospital onde a Vespa perecia, mas no último instante o médico consegue salvá-la.

Thor quase revela sua identidade mortal

Nem Thor lembrou que Donald Blake é um excelente cirurgião que poderia ajudar a Vespa (quando se lembrou preferiu manter sua identidade secreta).

O médico dá a boa notícia que a operação da Vespa foi um sucesso!

Uma curiosidade nessa edição é que finalmente saiu o famoso grito “Avengers Assemble”, ou seja, “Avante, Vingadores”.

Thor dá o famoso grito que ficou conhecido até nos cinemas

Acompanhe a terceira parte desta história no próximo post contando entre outras coisas a fase de Don Heck e a Quadrilha do Capitão.

Material compilado dos sites HQRock (maio de 2011, por Irapuan Peixoto); Coxinha Nerd (agosto de 2011, por Cris Siqueira) e Wikipédia, editados e revisados por Jorge Luis, colaborador do Planeta Marvel / DC.