Logo criado por Jorge Luís

US News DC: Grant Morrison planejou destino de Damian Wayne em 2006


[o artigo abaixo contém spoilers]

Recentemente os fãs do bat-universo ficaram chocados com o destino do último Robin. Damian Wayne, filho do próprio Bruce Wayne com Talia al Ghul, acabou tendo o mesmo destino que Jason Todd tivera nos anos 1980 em meio à grande batalha do Homem-Morcego contra sua ex-amante.

damian4


Após estes acontecimentos o autor – e criador do personagem – Grant Morrison deu uma série de entrevistas a vários sites explicando suas decisões e comentando um pouco sobre o futuro da série e sua saída de Action Comics. Curiosamente, recuperando uma entrevista de 2010 ao Newsarama, o próprio site, conversando com o autor na última semana, se lembrou de que o plano original dele era matar Damian pouco depois de apresentá-lo no arco Batman & Filho (2006).

Batman e Filho

À época, Morrison disse Sim, eu queria matá-lo logo porque achei que as pessoas iriam odiá-lo. Pensei em fazer uma daquelas clássicas histórias em que o carinha mal se redime no final sacrificando sua própria vida salvando o mundo. Mas então mudei de ideia imaginando que ele tinha potencial pra muito mais. Quando escrevi a primeira parte do arco Batman & Filho, a parte em que Damian está na caverna sendo desagradável com todo mundo me fez pensar automaticamente que eu poderia explorá-lo até fazer todo mundo amá-lo. E deu certo“. Isso, repetindo, foi em 2010.

Conversando novamente com o Newsarama, Morrison disse o seguinte sobre matar Damian: “Eu sempre quis que ele se tornasse um pequeno grande herói, indo de uma ser desprezível e aristocrático a algo mais valioso – o filho do Batman. Originalmente achava que daria pra fazer isso em 4 edições de Batman & Filho mas não era o jeito certo de se fazer a coisa. Aos poucos então os leitores foram aceitando a ideia de ele se tornar o Robin e fico feliz de não tê-lo matado logo no começo“.

Morrison disse ainda que o personagem cresceu muito nas mãos de outros autores, mencionando com bastante carinho pessoal o que Peter Tomasi fez pelo pequeno herói no título Batman & Robin. E sobre a morte em si, com o herói sendo executado por um de seus clones, Morrison disse que esta temática está em Batman Incorporated desde o começo: a cobra mordendo seu próprio rabo, ou o “oroboro”. O autor, portanto, achou que este seria o caminho mais correto, mostrando as famílias destruindo a si mesmas – no caso Talia destruindo seu próprio filho – e o Batman tendo que lidar com esta terrível dificuldade.

bminc_cv9_var_02 

O autor admite que poderia ter feito mais pelo personagem, mas seu destino se completou. Ele também concorda que coisas como Poço de Lázaro e clones podem ser usadas num determinado momento para trazê-lo de volta, mas ele garante que isso não acontecerá tão cedo e que não será ele o autor disso. “Nas minhas histórias isso não acontecerá. Se as pessoas estão esperando um final feliz para Damian em Batman Inc. elas podem tirar o cavalo da chuva” finalizou o autor.

Fonte: Terra Zero

Postar um comentário

2 Comentários

  1. a cara do Batman vendo seu pequeno Filho Prodigio(talvez meio encapetado..) morto em seus braços é de fazer chorar até Morcego cegueta!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, eu também achei. Que desenho! É do Chris Burnham, que tem uns desenhos bem realistas.

      Excluir