Logo criado por Jorge Luís

Arcos e flechas


Os dois lutam contra o crime munidos de arco e flechas, mas não são de tribo indígena alguma, e sim heróis dos quadrinhos. Um da DC Comics, e o outro, da editora concorrente, a Marvel. O primeiro se chama Arqueiro Verde e apareceu pela primeira vez na revista "More Fun Comics", em plena Segunda Guerra, em novembro de 1941. Criado por Mort Weisinger (Aquaman) e George Papp, o herói de cavanhaque usa uma máscara sobre os olhos para proteger(!) sua identidade secreta, a do milionário Oliver Queen.

Já o outro, o Gavião Arqueiro (Hawkeye), surgiu como vilão, em "Tales of Suspense", de setembro de 1964, dividindo a cena com ninguém menos do que o Homem de Ferro. Mas não demorou para o herói de Stan Lee e Don Heck trocar de lado, tornando-se famoso para os leitores de quadrinhos como um dos membros dos Vingadores.

                

Curiosamente, os dois personagens vivem grandes momentos. Um deles, o Arqueiro Verde, foi parar até na TV, na série "Arrow", produzida pelo canal americano CW e exibida no Brasil pela Warner. Nos quadrinhos, depois do restart que zerou todas as revistas da DC e fez com que os roteiristas e desenhistas ficassem livres para criar novas origens para os super-heróis da editora, o Arqueiro Verde retornou com histórias fracas, escritas por J. T. Krul e ilustradas por Dan Jurgens.

Foi preciso sair 16 revistas para, finalmente, lançarem uma edição decente. No número 17, lançado em fevereiro, Oliver Queen ganha um recomeço digno, ainda sem cavanhaque, mas com uma boa história, escrita pelo novo queridinho da DC, o canadense Jeff Lemire ("Sweet Tooth"), e com arte estilosa do italiano Andrea Sorrentino. O personagem, agora, tem que descobrir não só como faliu, mas também quemé o arqueiro, tão hábil quanto ele, que quer matá-lo. O único porém é o visual teen. A maturidade do herói, das clássicas HQs dos anos 1970, de Dennis O´Neil e Neal Adams, ainda é o visual perfeito.





Enquanto isso, na Marvel, o Gavião Arqueiro, vive a sua melhor fase desde, talvez, seu nascimento. Com roteiro do americano Matt Fraction (parceiro dos gêmeos brasileiros Moon e Bá na série "Casanova"), arte espetacular do espanhol David Aja e cores pasteis do americano Matt Hollingsworth, o herói aparece sem uniforme, vestido como civil, a maior parte do tempo. E em aventuras relativamente comuns, em que o Gavião Arqueiro passa a maior parte do tempo ajudando os vizinhos a enfrentarem a máfia do bairro. Ou salvando um cão que foi atropelado.

Ainda assim, a HQ é dinâmica e de leitura prazerosa. Algo na linha David Mazzuchelli com Frank Miller, só que com mais velocidade e muitas referências ao cinema dos anos 1970. E, mesmo que as duas séries ainda sejam inéditas no Brasil, não devem demorar para sair aqui.

Fonte: Gibizada

Postar um comentário

0 Comentários