Logo criado por Jorge Luís

Resenha Marvel: Wolverine - Origin


Uma excelente história, repleta de surpresas, reviravoltas, e uma ambientação sensacional. É isso que encontramos em Origin, um encadernado que contém as seis edições publicadas no final de 2001 / começo de 2002. Esse arco traz uma visão sobre a infância e a adolescência de James Howlett, também conhecido como Logan.



Criado em Alberta no Canadá, James era filho de um nobre e bondoso senhor, que guiava suas atitudes sempre usando princípios justos. Na infância, no final do século XIX, foi criado junto com Rose O'Hara e "Dog" Logan, esse último, filho de um dos criados. Mas durante sua juventude James vê Dog forçando Rose a se relacionar com ele e o delata, causando uma serie de eventos terríveis.


Dog Logan e seu pai são expulsos da casa pelo pai de James, mas não aceitam bem a expulsão e enfrentam o senhorio. O pai de Dog enfrenta o pai de James e o senhorio acaba morto. Transtornado, James também é atacado mas acaba marcando o rosto de Dog e matando o pai dele, logo depois de perceber que garras haviam crescido em suas mãos. A mãe de James demonstra então que Dog é seu filho também e se mata. A tragédia é completa.


James e Rose fogem para outro estado e o garoto passa a usar o nome Logan para não ser identificado. Aparentemente, ele perde a memória e eles começam a viver em um vilarejo que era comandado por Smitty, um senhor justo e de pulso firme. O novo Logan passa a trabalhar com Smitty e eles ficam amigos, mas acaba acontecendo uma aproximação entre Rose e Smitty, deixando Logan incomodado. Logan, mesmo sem lembrar dos acontecimentos com sua família, sabe que tem algo selvagem dentro de si.


Ele caça com lobos à noite enquanto trabalha durante o dia. Um de homens que mostravam antipatia por Logan sabota seu trabalho e causa um acidente, mas Logan sobrevive e ainda vira herói por ter salvado uma criança. Sua imagem é ótima entre os moradores do vilarejo, e ele é considerado um verdadeiro carcaju (ou Wolverine, traduzindo para o inglês canadense), animal selvagem do Canadá. Mas ele vê Rose e Smitty se beijando e surta, saindo para deixar seu lado animalesco aflorar entre os lobos.


Os fantasmas do passado retornam quando seu velho amigo Dog reaparece com as cicatrizes no rosto, à procura de Logan. Enquanto Smitty e Rose planejam se mudar, um campeonato de boxe acontece na cidade e para ganhar algum dinheiro, Smitty e Logan se inscrevem e acabam fazendo a luta final. Logan deixa Smitty nocauteá-lo, mas após a luta ele tem que enfrentar Dog, que finalmente o encontrou.


Dog faz com que Logan relembre todos os acontecimentos fatais com sua família. Deixando sua raiva aflorar, as garras emergem das mãos de Logan para golpear Dog, mas antes do ataque, Rose tenta defender Dog e acaba sendo atingida e morre. Logan foge para as montanhas e não é mais visto, enquanto todas as memórias de Rose, registradas em um diário, são jogadas em uma fogueira.


Uma belíssima história, que traz uma visão essencial sobre os primeiros dias de Wolverine. A reviravolta inicial com o personagem usando o nome de seu amigo é uma surpresa incrível, assim como a construção do caráter do personagem durante a estadia no vilarejo. Vemos um Logan cada vez mais violento, descobrindo sua verdadeira natureza. É uma obra prima de Paul Jenkins e Joe Quesada.


Ponto de Vista do Planeta:
Antes deste arco, vários autores deixaram algumas pistas sobre o passado de Wolverine, mas ninguém tratou sobre o assunto de modo tão efetivo e específico quanto Paul Jenkins. Podemos dizer que essa é a origem oficial de Wolverine e serviu de base para o filme X-Men Origins - Wolverine (2009). Recentemente o personagem Dog retornou ao universo de Logan na série Wolverine and the X-Men.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. eu só vim saber da Morte do Wolvi aqui no Planeta!! e nem fazia idéia dessa Origem do Logan e nem sabia que o Logan era o "James"!! e nem do tal Dog!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você já sabe, não sou muito fã do Wolverine solo, mas esse encadernado Origem é um clássico imperdível, foi a história dele que eu mais gostei. A Salvat vai lançar e eu vou comprar. Parece que essa origem é a oficial mesmo.
      A morte dele foi lamentável, mas não só pela morte em si, foi pela história fraca mesmo.
      Mas, me parece que você é fã dele, por isso, se quiser dar uma conferida nos "últimos dias" do carcaju, fique à vontade.

      Excluir