Logo criado por Jorge Luís

Planeta Recomenda DC: Encadernados do Batman


O "Batman".... entre todos os heróis de quadrinhos, talvez seja o que maior nº de encadernados teve publicados e lançados nas bancas e livrarias!!!

"Batman - O Cavaleiro das Trevas" + "Batman Ano 1": A maior dificuldade de se listar TODOS os encadernados do morcego é tentar saber quantos foram lançados até agora e como organizá-los e classificá-los. Decidi considerar apenas os encadernados publicados pela Panini (pois são os mais prováveis/fáceis de se encontrar nas lojas). Assim, melhor começar pelos 2 mais essenciais e que não podem faltar em nenhuma bat-coleção que se preze: "Cavaleiro das Trevas" e "Ano 1", as 2 obras-primas de Frank Miller produzidas nos anos 80 e que revolucionaram as HQs. Na 1º, o Batman é mostrado daqui há alguns anos num futuro sombrio, onde precisa voltar à ativa e enfrentar vários de seus antigos inimigos (além do "Superman" - que leva uma surra e tanto de um Bruce Wayne já velho). E o "Ano 1" mostra justamente o contrário disso: voltando ao passado e apresentando a origem do Batman em seu 1º ano de combate ao crime!!!


"Batman: Asilo Arkham" + "A Piada Mortal" + "Morte em Família": O que seria do Batman se não fosse o carisma insano de seu arqui-inimigo, o "Coringa"? Pois estes 3 encadernados destacam o "palhaço do crime". No 1º, ele lidera uma rebelião no "Asilo Arkham" forçando o Batman a encarar sua própria sanidade (será que o morcego deveria se juntar aos demais psicóticos desse hospício)? Já a "Piada Mortal" (de Alan Moore) põe em dúvida a mesma questão: seria o Batman tão louco quanto o Coringa? Pelo menos ambos morreram de rir da mesma piada idiota contada no final da história!! E por fim, a tal "Morte em Família" mostra o assassinato do "Robin" pelas mãos do Coringa!

  

"O Filho do Demônio" + "O Dia das Bruxas" + "O Messias": O 1º foi publicado em versão de luxo em capa-dura (custando apenas R$ 17,00) e mostra o Batman se envolvendo com a filha de seu inimigo (Ra's Al Ghul): o resultado disso é o tal "filho" do título (essa é a 1ª parte de uma "Trilogia do Demônio"). E falando em trilogia, "O Dia das Bruxas" (de Jeph Loeb & Tim Sale) teve 2 sequências: "O Longo Dia das Bruxas" e "Vitória Sombria" (todos em capa-dura)!! E por fim, já que eu mencionei também o "Ra's Al Ghul", em 2005 foi lançado um encadernado econômico (capa-cartão) da série "Grandes Clássicos DC" dedicado aos confrontos do morcego com esse vilão: "Batman - Contos do Demônio" (com uma seleção de histórias produzidas nos anos 70). Essa mesma coleção também publicou (em 2007) o encadernado: "O Messias" (de Jim Starlin)!!

 

"Batman: A Queda do Morcego" + "Batman de Neal Adams" + "Batman P&B": Os 2 primeiros trazem uma triste semelhança em comum: ambos foram descontinuados pela Panini e ficaram apenas com o Vol. 1 lançado (em 2008) e provavelmente os leitores brasileiros jamais verão a continuidade dessas 2 séries. "A Queda" serviu de inspiração pro 3º filme do Nolan (onde o vilão "Bane" quase quebra a coluna do Batman). Já a fase de Neal Adams revolucionou o herói nos anos 60 (acabando com aquela imagem "circense" do seriado de TV e dos gibis dos anos 50). Já o "P&B" (preto e branco) traz dezenas de histórias de autores e artistas consagrados (Joe Kubert, Walt Simonson, Neil Gaiman, Simon Bisley, Denny O'Neil, Brian Bolland, Katsuhiro Otomo, e vários outros)!!!

 

"Batman 70 Anos" + "DC 70 Anos" + "Batman - Crônicas": Pra quem gosta de um bom material clássico, essas 3 coleções são um prato cheio. A comemoração dos 70 anos da DC trouxe um encadernado pra cada um de seus principais heróis (claro que um dos Vol. foi só de histórias antigas e sortidas do Batman). Mas o morcego ganharia uma coleção similar só pra ele quando foi a sua vez de comemorar sozinho seus 70 anos (em 2009 ele ganhou 4 edições com seleções de material clássico e contemporâneo - cobrindo as 7 décadas do cruzado de capa). Mas classicão mesmo é a coleção "Crônicas" (em capa-dura) que teve 2 Vol. dedicados ao Batman em sua fase inicial (de Bob Kane) em ordem cronológica a partir de 1939!!!


"DC Deluxe" + "Silêncio" + "Corporação": A coleção "Deluxe" já teve 3 encadernados em capa-dura com a fase de Grant Morrison (pré-52): "Batman & Filho", "Luva Negra", e "Descanse em Paz" (este último lançado mês passado). Morrison também emplacou 3 encadernados (econômicos e com material inédito) da série "Corporação"!! A republicação de material atual também tem sido constante em edições como: "Silêncio" - que encaderna a saga completa de Jeph Loeb & Jim lee (lançado em 2 versões: capa-dura e cartonada), "Cidade Castigada" (de Brian Azzarello & Eduardo Risso - a mesma dupla responsável por "100 Balas") e recentemente "O que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?" (de Neil Gaiman)!!! Enfim, acho que é isso pessoal.


Fonte: Submundo HQ

Postar um comentário

2 Comentários

  1. não sei se voçê vai concordar comigo Roger!mas eu comentei em outro post sobre o Super e as várias Origens dele. o Batman acho que é muito mais simples de ser "contado"do que o Super! um Garoto sai do cinema com seus Pais e vê eles serem assassinados por um Bandidão! ele faz uma promessa que vai combater o crime e obvio que fazer com ninguém passe pelo que passou na infãncia!! durante o Reino do Amanhã o Super aparece depois que o Gulag que ele e a liga desse futuro haviam construido no deserto pra prender os vilões explode e o Capitão Cometa um dos heróis que tomava conta do lugar é assassinado por um vilão VonBach! o Super aparece cheio de frustação por esse acontecimento e por ver que suas convicções estão literalmente desmoronando! ele fala pro Batman: chega de sua Arrogância o Mundo está prestes a Explodir (o choque os Heróis e os Viões!!) e pede ajuda ao Batman! o Morcego (que ficou com a espinha detonada mas anda por causa de um Exo-esqueleto!) diz:voçê nunca pensou que Talvez essa fosse a melhor solução?!os Meta-Humanos se matando?! e o Super Diz que quando "voçê tira tudo do Batman Sobra Alguém que não quer Mortes"! essa foi a unica coisa em que sempre concordamos(no caso concordaram) apesar de todas as diferenças entre os Dois! o Super pede ao Batman que se una a ele "juntos eles podem ser os Melhores do Mundo"! o Morcego explicar a arma secreta do Luthor um Capitão Marvel esquizofrênico" cheio de neuroses que não "cresceu" mentalmente( o Luthor póe uma espécie de Parasita no ouvido do Marvel!!) e que é bem mais poderoso que o filho de Kripton!! eu "contei" essa parte só pra fazer um sei lá.. "comparativo" ( ou Embate de Dialogos..) entre o Super e Morcego! em uma revista do Morcego( Batman Vig. de Gotham # 8) ele persegue um vilão o Mascara Negra(era filho de um amigo dos pais de Bruce!) mas não o encontra! ele vai até o alto de um prédio( ele fica em cima de uma Cabeça de ÁGUIA!) e em meio a Relâmpagos o Morcego diz: "Pai Mãe só Amor não basta! os Bandidos estão em Toda parte e São Muitos! eu Caço alguns Mas jamais conseguirei deter Todos! Eu falhei com voçês mas em Sua Memória eu nunca vou parar de Tentar!" Isso é o Batman! alguém que foi profundamente Marcado por uma tragédia em sua Infância mas que decidiu se entregar a Luta contra o Crime por respeito aos seus Pais(em memória deles..) e pra combater todas as injustiças desse Mundo e punir os Bandidos(dentro do Limite da Lei..) usando toda a sua Fortuna e no Limite de suas forças Humanas pra fazer do Mundo um lugar melhor!(ultrapassando os Limites Demográficos de Gotham!!). Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade concordo sim, pois a origem do Batman, embora bem simples, consegue transmitir toda a informação necessária para ver toda a motivação do Batman até os dias de hoje. Até mesmo no Reino do Amanhã, que você citou, embora se passe numa "terra alternativa", mantém a essência que molda a personalidade do morcego. E tenho observado que essa mesma característica se espalha nos "Batman" de várias outras terras do multiverso.
      E é interessante essa comparação que você faz com a origem do Superman, pois no caso do kryptoniano, ele perdeu não somente os pais, mas seu planeta inteiro. Porém, sua formação familiar aqui na Terra, parece ter moldado sua personalidade e sua motivações de maneira bem diferente.
      Gostei muito das suas observações, com certeza, enriqueceu bastante esse post.

      Excluir