Logo criado por Jorge Luís

Resenha Marvel: Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Salvat)


Em um belo dia, chego à banca de jornal aqui da minha cidade (Guarulhos) em busca de novidades (tá, eu fui ver se já tinha alguma edição de Vingadores vs X-Men) e me deparo com uma edição do Homem-Aranha pra lá de especial! Mas “peraê”! Tem algo errado… Isso aqui não é da Panini! De princípio, você logo imagina que é uma editora tentando “dar o chapéu” em outra. Mas ao ver as páginas internas do encadernado, você percebe que tudo não passa de uma parceria entre a Salvat e a Panini. Tudo feito de forma certinha como manda a lei.

Mas o que veio nesse “pacote”?

ENCADERNADO e POSTER

Veio uma edição capa-dura de uma história já publicada pela Panini: De volta ao lar, estrelando o Cabeça de Teia com os desenhos de John Romita Jr e roteiro de J. Michael Straczynski. Tem também um pôster bem bacana dos Vingadores (no traço do Leinil Francis Yu). Na parte de trás, um breve histórico de cada personagem Marvel e uma propaganda do que está por vir.

 photo POSTERdeLFY_zps0ac7d454.jpg  photo Proximonumero_zpsdb1f1dc7.jpg

Vale à pena comprar?

Se tudo correr bem… Eu digo que vale a pena sim! Meu único medo é começar a colecionar uma coisa bacana e simplesmente ver meu dinheiro indo embora porque CANCELARAM essa coleção! Só nos resta acreditar que tudo dará certo até o fim (nós sempre acreditamos). O material é caprichado: capa dura com detalhes envernizados, lombada quadrada que forma uma ilustração (de Gabriele Dell’Otto) bacanérrima quando todas as edições estiverem juntas (tipo a Biblioteca do Escoteiro Mirim que foi lançada pela Abril nos anos 80).

 photo ILUSTRACcedilAtildeODALOMBADA_zps7603b9b8.jpg

Mas e os EXTRAS?

Os EXTRAS estão lá, no final da revista. Mas sinceramente eu esperava mais! É tudo muito simples, básico… Chega a dar a impressão que é pra fazer uma criança feliz. Fala sobre a origem do Aranha (de novo mais uma vez em replay de reprise); fala sobre o roteirista e o desenhista (uma página pra cada); uma GALERIA DE ARTISTAS, mostrando o Aranha no traço de vários artistas diferentes; uma GALERIA DE VILÕES (não sei pra que); e pra finalizar, 4 páginas com os esboços do J. Scott Campbell! AHN? Pois é… A revista é toda desenhada pelo Romita e temos os esboços do Campbell que fez apenas o desenho da capa! Vai entender…

 photo ESBOCcedilOSbyCampbell_zpsa36be368.jpg

Tem alguma coisa de bizarro?

Eu diria que o mais bizarro nesse lançamento é a numeração!
Explico: essa primeira edição (que inclusive o Diretor de Publicações da Panini, Marco M. Lupoi ressalta logo no começo do encadernado) NÃO É A #1!!! Na lombada quadrada está marcado que estamos na edição #21! Por que não começaram da forma tradicional? Não sei. Pelo menos, por enquanto, eu não sei. Acredito que mais pra frente todas as dúvidas serão sanadas (espero).

Mas vamos ao que interessa: QUANTO CUSTA?

O primeiro volume sai por R$ 9,90. A segunda sairá por R$ 19,90. A terceira em diante por R$ 29,90. Agora, se os 60 volumes continuarão à R$ 29,90 até o final… Aí já é outra história. De qualquer forma, não façam as contas de quanto sairá a coleção toda. É melhor.

E você vai comprar tudo?

Sinceramente… Não! Não é nem pelo valor final. É que muitas coisas não me cativaram quando foram lançadas originalmente no Brasil. Não será agora que isso irá acontecer. Pelo que andei pesquisando (e se realmente sair tudo), comprarei umas 10 edições. Entre elas: “Supremos”, “A Saga da Fênix Negra”, “A Última Caçada de Kraven”, “Guerras Secretas” e “Mulher Hulk”.

Veredicto Final:

Apesar de ser MAIS DO MESMO (muitas das histórias dessa coleção já foram lançadas em edições especiais e encadernadas), eu dou uma nota 8,5!
Mas essa nota pode aumentar… Ou virar um zero, reprovando a Salvat de ano.

Por Sandro Hojo

Fonte: Dínamo

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Oi, amigo,

    Parabéns pelo post. Eu e outro amigo estamos perambulando tudo que é livraria virtual em procura dessa publicação, mas como você sabe, ela foi setorizada apenas para Guarulhos e João Pessoa, acho. Então, me veio a ideia. Você poderia comprar 02 números pra gente? Nós te enviamos o dinheiro com frete e tudo. Seria um intercâmbio cultural entre amigos que curtem quadrinhos. Valeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro Punho de Ferro,
      Tenho recebido vários comentários sobre a dificuldade de encontrar esse material, só que eu moro no exterior atualmente e os trâmites para você adquirir esse exemplar através de mim ficariam muito custosos. Mas posso te oferecer ajuda prática. Entre em contato com meu fornecedor oficial - planetanerd.comiccity@live.com, e ele vai te conseguir o encadernado. Fale com o Márcio. Apenas diga que foi indicação do Doi, por favor. Grato pelo retorno e continue de olho no blog!

      Excluir
  2. Roger mora no Exterior que chique!! bom pra voçê amigo!! quantos "Milhão"um colecionador de Quadrinhos não paga pra conseguir o Frete de suas preciosas Revistas!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
  3. qual é o nome de todos os heróis que estão no poster?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, agora você me pegou...rs. Bom, de relance, o que deu para identificar foram os seguintes: Gigante, Namor, Falcão, Feiticeira Escarlate, Visão, Hulk, Homem de Ferro, Justiça, Tigresa, Gavião Arqueiro, Thor, Homem-Aranha, Viúva Negra, Mulher-Hulk, Capitão América, Punho de Ferro, Wiccano, Wolverine, Mulher-Aranha, Luke Cage, Hércules e Pantera Negra.

      Excluir