Logo criado por Jorge Luís

X-Men - Parte 1

X-men é uma superequipe de heróis que diferente dos outros no universo Marvel já nasceram com poderes, são mutantes. A maioria das histórias gira em torno dos jovens aprendendo a lidar com seus poderes e com o preconceito da sociedade em aceitá-los, além de enfrentar supervilões que querem dominar, escravizar ou apenas destruir a o mundo que os teme e odeiam.



Mutante ou Homo Superior são o próximo estágio da evolução humana. Um humano que nasceu com modificações fisiológicas que o fazem possuidor de habilidades anormais, ou seja, diferente de outros super-heróis cujos poderes são frutos de acidentes ou experimentos. Os dons mutantes são inatos. Tipicamente, os poderes mutantes manifestam-se na puberdade. Entre os mutantes estão alguns dos seres mais poderosos do mundo como o fundador dos X-Men, Charles Xavier, sua aluna Jean Grey, o supervilão En Sabah Nur (Apocalipse) entre outros. Os mutantes apesar de super poderosos como toda minoria sofrem de preconceito e perseguição levando muitas vezes a se isolarem em comunidades próprias.

X-Men é leitura obrigatória. Criados em 1963 por Jack Kirby e Stan Lee seu conceito modificou o padrão das histórias da época. Na época que ela foi lançada já existia o Quarteto Fantástico e diferente deles o legal é que os mutantes não são bem vindos ao mundo. Por mais que eles salvem o planeta sempre serão considerados uma ameaça. Com o tempo as histórias foram ganhando outros enredos como viagens espaciais e até viagens temporais. Resumindo leia porque é divertido!

X-Men é o tipo de revista que se você fica dois meses sem ler já não consegue entender nada que está acontecendo. Tem muitas sagas, muitos universos alternativos e tudo tem importância pra trama. Então resolvi dividir em uma ordem que na minha interpretação é a mais fácil para entender sobre os filhos do átomo. Como tem muita coisa decidi dividir esses post em partes para poder focar melhor em cada época dos heróis.

A PRIMEIRA CLASSE:

Os X-Men originais eram cinco. Ciclope, Jean Grey, Anjo, Homem de Gelo e o Fera. Treinados pelo professor Xavier, suas histórias giravam em torno da descoberta dos poderes e as primeiras ameaças como Magneto e sua Irmandade dos Mutantes.
Recomendo que leiam as histórias originais do próprio Stan Lee. Elas são muito boas, e é o tipo de história que não envelhece.




A maioria dessas histórias clássicas podem ser encontradas na Biblioteca Histórica da Marvel publicada pela Panini em formato encadernado. O preço é meio alto mas vale o investimento. Outra alternativa são os formatos digitais disponibilizados pela própria Marvel na internet. Essa opção só tem em inglês.



Outra opção muito legal dessa época dos heróis é uma série publicada a alguns anos justamente com o intuito de contar a origem da equipe para essa nova geração. As histórias não se comparam com as originais, mas são bem simples e divertidas: X-Men Primeira Classe.



Além dessas histórias eu recomendo uma minissérie publicada no Brasil à mais ou menos uns dois anos atrás com o título de X-Men & Homem Aranha #1. A história é mediana mas é válida por mostrar um dos primeiros encontros do cabeça de teia com o super grupo. O Homem de Gelo dando em cima da Mary Jane e como adolescentes com superpoderes podem destruir um bar. O traço da revista é muito legal e a qualidade da publicação é nota 10.



A primeira classe vai até mais ou menos a edição #94 onde, em uma missão ficam presos na ilha viva de Krakoa. Essa história é muito importante porque é a ponte entre a primeira classe e a introdução de novos mutantes. Nela, ao ver seus alunos presos e sem opção, o Professor Xavier decide enviar uma equipe de resgate intitulada Novos Mutantes. Entre eles estavam alguns dos mais famosos X-Men como: Colossus, Noturno, Tempestade, Solaris, Pássaro Trovejante, Banshee e Wolverine.



A história não é marcada só pela introdução de novos personagens mas também de um novo conceito. As revistas que até aquele ponto retratavam adolescentes aprendendo a controlar seus poderes, agora a equipe consistia de adultos de diversas nacionalidades e culturas.

Outra opção recente para acompanhar as histórias dessa época é a revista Grandes Clássicos da Marvel. Diferente da Biblioteca Histórica o preço é bem mais acessível e a proposta da revista é justamente mostrar as histórias importantes para cronologia. As primeiras edições fazem mais referência as revistas da década de 90, mas a edição #4 tem histórias bem legais do Neal Adams e do Roy Thomas, dupla que substituiu Stan Lee e Jack Kirby na década de 70. São responsáveis pela introdução de grandes personagens como o irmão do Ciclope e a Polaris.  



Essa foi a primeira parte das revistas dos mutantes pessoal, espero que gostem e que aproveitem as dicas para se situar e entender um pouco da origem. Em breve postarei as outras épocas até chegar nos dias de hoje. Aproveite a leitura e divirta-se.

Fonte: Comic Pow

Postar um comentário

0 Comentários