Logo criado por Jorge Luís

Ponto de Vista do Planeta: Filmes vs. HQs


Atualmente não há dúvidas que os filmes de super-heróis vieram para ficar (vide o mega sucesso de Os Vingadores e Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge). Muitas pessoas que assistem os filmes e gostam, acabam se interessando pelas HQs. Mas se você é fã dos filmes, e nunca leu as histórias em quadrinhos, talvez estranhe e até não goste quando percebe que os personagens dos gibis não são exatamente da maneira como aparecem nos filmes.


Neste caso, o que pode te ajudar a ser um leitor assíduo das HQs, ao mesmo tempo em que é um fã de carteirinha das adaptações cinematográficas? Uma das maneiras é justamente essa – saber que os filmes são adaptações, e por isso, estão sujeitas a vários tipos de mudanças em relação ao material original. Por exemplo, mudanças nos uniformes, roteiro, poderes e até mesmo a personalidade. Se você ler algum material antigo do Homem de Ferro, verá que a personalidade de Tony Stark é bem diferente (embora alguns achem que não) da visão dada por Robert Downey Jr. Tanto é que, para atrair mais leitores, foram os escritores das HQs que “ajustaram” a personalidade do personagem para ficar parecido com os filmes. Os uniformes dos X-Men de Bryan Singer também foram motivos de desconfiança por parte dos X-fãs na época, mas acabaram sendo incorporados nos quadrinhos posteriormente. Na verdade, a fidelidade ou não dos filmes em relação ao material impresso vai depender muito da visão do diretor e dos produtores.


Outra maneira de curtir uma boa história em quadrinhos é por procurar conhecer mais seus heróis favoritos. Bons materiais na net não faltam. Sempre que possível, o Planeta Marvel/DC procura trazer matérias ou resenhas sobre alguns personagens ou histórias, para que você fique bem inteirado sobre o universo das HQs. Por exemplo, se você gostou da trilogia do Batman de Christopher Nolan, ou da trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi, ou até mesmo curte o universo dos mutantes no cinema, não deixem de dar uma conferida em algumas matérias que serão publicadas em breve aqui mesmo neste blog. Poderá conhecer mais sobre eles nos quadrinhos.


E principalmente, respeito! Sim, respeite o direito de outros de gostarem dos personagens de uma editora ou de outra. Aliás, não é nada difícil de gostar dos heróis tanto da Marvel quanto da DC.

Agora, gostaria de responder uma pergunta que muitos me fazem – "Por onde começo a ler?"

Uma das maneiras seria ler alguma mega saga e depois continuar a partir daí. Por exemplo, pela Marvel, eu recomendo Guerra Civil (2006), pois abrangeu praticamente todo o universo Marvel, com poucas exceções. Mas quais são as exceções? Vou citar três, e quais são as histórias que foram lançadas quase na mesma época de Guerra Civil.
Hulk – Planeta Hulk
X-Men – Complexo de Messias
Heróis cósmicos, como Nova e Surfista Prateado – Aniquilação
Portanto se você ler essas quatro sagas, poderá continuar sem problemas sua coleção a partir daí.


No caso da DC Comics, leia a saga Crise Infinita (2005). O interessante é que depois dessa saga, todos os títulos da DC continuaram suas histórias um ano depois da crise. Portanto, é muito fácil acompanhar, além das histórias estarem bem interessantes no geral.


Uma outra maneira de começar a ler os heróis da DC é com o lançamento dos Novos 52. Por se tratar de um recomeço e ser relativamente recente, ainda dá para encontrar e ler desde as primeiras histórias (estou falando das edições brasileiras lançadas pela Panini).


Enfim, se você nunca leu nenhuma HQ, mas conhece tudo dos filmes Marvel e DC, basta ter a mente aberta, um pouco de paciência e insistência, e poderá mergulhar num mundo fascinante.

Boa leitura!

Postar um comentário

0 Comentários