Logo criado por Jorge Luís

Grandes Heróis Marvel


"Grandes Heróis Marvel" (ou "GHM" - abreviatura com a qual é mais conhecida).... é realmente a "Revista das Grandes Sagas Marvel" - conforme prometiam as chamadas da época (anos 80/90)!!!

Esta é a 1º (e clássica) versão da revista que brindou os leitores com as sagas: "A Morte da Fênix", "Homem de Ferro Vs. Dr. Destino", "A Saga de Korvac", "Guerras Secretas 2", "X-Men Vs. Drácula", "Arma X", "Vingadores da Costa Oeste", "Wolverine Vs. Conan", "Justiceiro - O Homem da Máfia", e tantas mais que marcaram toda uma geração!!!

Confira abaixo uma pequena retrospectiva de uma grande revista....


O ano era 1983.... A Editora Abril estava expandindo a linha Marvel no Brasil, após a RGE ter perdido os direitos de publicação de algumas de suas principais séries: "Homem-Aranha", "Hulk", "X-Men", e "4Fantástico" (que agora se juntavam aos demais títulos Marvel que a Abril já vinha publicando em: "Cap. América" e "Heróis da TV"). Assim, além de novas revistas mensais pro "Aranha" e "Hulk", e da revista mix "Superaventuras Marvel" (que abrigava: "Demolidor", "Conan", e "X-Men").... a Abril lançava nas bancas a novíssima: "Grandes Heróis Marvel"!!!


A proposta de GHM era apresentar ao leitor as melhores sagas da Marvel.... em histórias completas e variando os personagens a cada edição. E já começou de forma espetacular, tendo em sua edição de estréia (capa que abre esta matéria) nada menos que o FINAL da "Saga de Thanos": um épico reunindo Vingadores, Aranha, e vários outros heróis.... que se unem contra o semi-deus enlouquecido "Thanos" numa batalha final que termina com a MORTE do herói "Adam Warlock" e do próprio "Thanos" também!!! Os leitores não podiam esperar nada melhor pra uma edição nº 1 de qualquer revista que fosse!!!


 E a revista continuava inovando também em seu nº 2.... "O Natal do Homem-Aranha" trazia vários (excelentes) contos natalinos da Marvel e num formato diferenciado (maior que o formatinho).


Com uma periodicidade trimestral (e nº de pág. variado conforme o necessário pra fechar as sagas).... a revista logo se consolidou no mercado e seguiu publicando o que havia de melhor na Marvel. No nº 3 a Abril atendeu a um pedido dos leitores e republicou as: "Origens dos Super-Heróis Marvel" (Thor, Surfista, Mestre do Kung Fu, e Punho de Ferro). Já no nº 5 tivemos um inusitado confronto entre "Thor X Conan" (era uma história alternativa da série "O que Aconteceria Se..."). Mas um dos pontos altos de toda a coleção viria no nº 7 com: "A Morte da Fênix" (talvez o maior épico dos X-Men de todos os tempos - bem como prenunciava a chamada de capa)!!!   


A cada nova edição a revista continuava mantendo o ritmo.... nº 8 ("Vingadores X Defensores"); 9 (Crossover Marvel/DC: "X-Men X Novos Titãs"); 10 ("O Casamento do Visão & Feiticeira Escarlate"); 11 ("Homem de Ferro X Dr. Destino"); 14 ("Vingadores - A Saga de Korvac"); 15 ("Tropa Alfa - A Morte do Guardião"); 16 ("Thor X Surfista"); 18 ("Homem-Aranha" de Frank Miller); 23 (republicação da 1º aparição do "Rei do Crime"); 27 ("Guerras Secretas 2"); 28 ("X-Men X Drácula"); 30 ("X-Factor"); 33 ("Surfista Prateado - Livre da Barreira de Galactus"); 35 ("Arma X - A Origem de Wolverine"); 38 ("Vingadores da Costa Oeste" de J. Byrne); 39 ("Wolverine X Conan"); 50 ("Justiceiro - O Homem da Máfia"); 63 ("Deadpool"); e 66 ("Surfista Prateado - De Volta à Terra": que também foi o ÚLTIMO nº de GHM)!!!


E isso pra ficar só em algumas das melhores e principais edições (que são as que eu pesquisei da minha própria coleção pra fazer esta postagem). Não tenho todas as edições, mas selecionei as melhores.


É importante não confundir.... o bom nome desta revista com suas (infelizes) versões posteriores: pois houveram ao todo 4 revistas chamadas: "Grandes Heróis Marvel". Esta foi a 1º (também a melhor de todas) e durou 66 edições - sendo cancelada em Dezembro de 99. Mas no ano seguinte (2000) a Abril relançou a revista com um novo nº 1 (trazendo os "Vingadores" de George Pérez): mas o fracasso foi feio e esta 2º versão durou apenas 6 (seis) edições (pra piorar uma delas ainda trouxe o "Justiceiro-Anjo" - o maior LIXO que eu li naquele ano). Em seguida a insistente Abril tentou pela 3º vez: e GHM ressurgia agora no formato "Premium" (ainda em 2000).... mas a linha toda (Premium) afundou devido ao alto custo na época (eram revistas luxuosas e que custavam caro - para os padrões econômicos dos anos 2000)!!!


Passada uma década depois.... eis que a Panini resolve "homenagear" (entre aspas mesmo) essa revista, e lança a 4º de mesmo nome no Brasil. Só que a versão da Panini conseguiu ser a PIOR das encarnações de GHM: uma revista de apenas 50 pág. com histórias mal-selecionadas (a maioria ruim demais) e que não fechavam arcos completos na mesma edição. O resultado era inevitável... e essa revista também foi "pra vala" durante a (fraquíssima) saga: "Wolverine Vs. Universo Marvel"!!!


Enfim.... a 1º versão de GHM teve um saldo pra lá de positivo e foi (sem sombra de dúvida) um dos títulos mais importantes publicados nos anos 80. Claro, que a revista teve seus momentos ruins e lá pelos anos 90 passou a publicar algumas histórias dispensáveis e de gosto duvidoso (boa parte delas com equipes e personagens "mutantes" de 2º escalão pra baixo). Mas é seguro afirmar que em suas 66 edições muito mais da metade é de total aproveitamento. Pra quem for garimpar em sebos.... fica aí a dica!!!

Fonte: Submundo HQ

Postar um comentário

0 Comentários