Logo criado por Jorge Luís

Invasão Secreta (2008)


Após a clássica história: Guerra Kree-Skrull, um grupo muito especial de super-seres – Homem de Ferro, Senhor Fantástico, Namor, Raio Negro, Professor Charles Xavier e o Doutor Estranho – uniram-se em um grupo chamado: Illuminati para secretamente enfrentar os Skrulls, sem evolver a comunidade heroica ou as forças da Terra.

Os Illuminati

Eles atacaram o império dos transmorfos e deixaram claro que qualquer futura tentativa de invasão ao seu planeta iria provocar mais represálias, ainda mais agressivas das que esse poderoso grupo infringiu aos alienígenas. Entretanto nem tudo saiu como combinado, apesar da imensa concentração de gênios ali reunida. Eles foram capturados e intensamente estudados antes que conseguissem escapar.

Tempos depois, a Princesa Veranke, atual sucessora ao trono Skrull, clama a existência de uma profesia que fala da futura aniquilação do planeta natal de sua espécie. No entanto,Dorrek, o atual imperador, ordena que ela fosse exilada em um “mundo prisão”, sob a acusação de incitar extremismo religioso.

Mas após a destruição do planeta natal dos Skrulls pela entidade cósmica Galactus, Veranke se tornou imperatriz por linhagem sanguínea e imediatamente guia uma invasão à Terra, sob o pretexto de que o planeta é por direito território do império. Só que agora armados de intenso conhecimento sobre os super-humanos, ganhado através do estudo dos Illuminati no passado.

invasion-secreta

Assim os Skrulls capturam vários heróis e se infiltram nas defesas do planeta, com a própria imperatriz Veranke tomando o lugar da heroína Mulher-Aranha. E após os fatos que levaram à fuga de dezenas de super-vilões da prisão de segurança máxima chamada Balsa, ela se torna uma Nova Vingadora.

Elektra, a líder da organização ninja Tentáculo, é revelada como uma Skrull chamada Pegon, após morrer em uma batalha com os Novos Vingadores. Veranke leva o corpo para Tony Stark – líder do grupo oficial dos Maiores Heróis da Terra – com o intuito de incitar desconfiança entre a comunidade super-humana e as duas equipes. E os Illuminati enfrentam um impostor que se fazia passar pelo líder dos Inumanos, Raio negro.

Após várias batalhas entre os heróis da Terra e os Skrulls em Manhattan e na Terra Selvagem, o Senhor Fantástico finalmente consegue desenvolver um equipamento capaz de detectar os alienígenas que se fazem passar por humanos e heróis. Veranke eventualmente reagrupa suas tropas em Nova York e as forças combinadas dos dois grupos de Vingadores, há muitos separados em duas facções de ideologias diferentes – além de outros famosos personagens Marvel – se reúnem novamente em uma imensa força que derrota a armada invasora.

Na batalha final, Veranke é seriamente ferida pelo vingador Gavião Arqueiro e uma “bomba genética” implantada na heroína Vespa há muito tempo, é ativada. A explosão que visava destruir toda a ilha é contida pelo recém reaparecido Thor, mas ao custo da vida de Janet Van Dyne.

Secret_Invasion_by_thegodoflions

Veranke é atingida e morta por Norman Osborn,o ex vilão anteriormente conhecido como Duende Verde, com uma arma criada através de conhecimento sob a fisiologia Skrull roubado pelo mercenário Deadpoll. Os últimos remanescentes da armada alien são destruídos ou capturados. A S.H.I.E.L.D. é dissolvida por ordem presidencial e Orborn é eleito pelo governo americano como o novo diretor da organização que iria substituí-la, a H.A.M.M.E.R., dando início a uma fase da editora que viria a ser conhecida como: Reino Sombrio. Mas o que diabos foi realmente a Invasão Secreta?

Os Skrulls estão de volta! Ou melhor, nunca nos deixaram, já que ao que parece eles estão por aqui entre nós há muito tempo. Tudo vem à tona, quando em uma missão dos Novos Vingadores, Elektra, a ninja, é atingida por uma bala e ao morrer, descobrem que se tratava de um agente Skrull… Nesse momento os Maiores Heróis da Terra descobrem que foram infiltrados.

Ninguém mais na comunidade heroica sabe em quem confiar e quando no início da saga, o Homem de Ferro, no intuito de resolver esse problema, se reúne com o Senhor Fantástico e Henry Pym, o Homem Formiga e três das mentes mais brilhantes da Terra não têm a mínima ideia do que fazer, os leitores entendem que a coisa ficou bem séria.

Secret Invasion Elektra Skrull

Por sorte, logo em seguida uma imensa nave de batalha Skrull aparece nos céus do planeta e dá à Tony Stark e seus “Vingadores” oficiais, além dos “Novos Vingadores” os heróis que têm vivido na clandestinidade desde a mega saga “Guerra Civil” anos atrás, uma direção nesse conflito. Ambos os grupos seguem o veículo alienígena até a Terra Selvagem, no Pólo Ártico.

Quando ela finalmente pousa e uma imensa escotilha se abre, a desconfiança e incerteza são liberadas juntamente com versões antigas dos atuais heróis que aparecem na frente dos Vingadores, alegando terem sido raptados há anos e substituídos por impostores que se encontram atualmente em ambas as equipes. Tendo só agora conseguido se libertar e voltar para o planeta.

secretinvasion_26

Infelizmente para os leitores esse “inferno na Terra” não acontece da forma como foi dito pela Marvel desde o início das solicitações da história. Invasão Secreta trazia a promessa de um roteiro intrincado e de inúmeras tramas sutis que iriam se desenrolar em revelações aterradoras. A saga deveria falar do peso psicológico da traição.

Secret_Invasion_Vol_1_2_page_5-6_Savage_Land_Skrulls_(Earth-616)

Mas o resultado foi violência gratuita e muitas cenas “massavéio” carregadas de clichês que aconteciam o tempo todo. Mesma para o normal de uma saga de heróis americanos, a trama é repleta de buracos e inconsistências. Com Tony Stark e o Senhor Fantástico tendo um papel quase irrisório durante todos os capítulos e só realmente agindo eficientemente no final, quando ninguém mais é capaz de salvar o mundo dessa loucura.

anuncio-03-669x1024

No começo da saga tudo parece estar bem até demais, pois quando essa escotilha supracitada da nave Skrull se abre, diversos heróis Marvel aparecem, muitos por sinal desaparecidos há anos ou dados como mortos. A chance maravilhosa de uma interação e desenvolvimento desse novo “status quo” da comunidade heroica e suas repercussões, se mostra desperdiçada quando essa revelação é usada para dar início a uma batalha sem direito a diálogos entre os heróis atuais e os desaparecidos, à moda da casa – da Casa das Ideias.

0173

Mas o grande problema dessa saga não são as inúmeras batalhas gratuitas entre os heróis, o público gosta disso, aja visto o sucesso estrondoso de “Vingadores VS X-men” e nem o enredo que presumivelmente iria acabar em uma grande batalha épica no meio do Central Park (mais uma vez a grande parte dos fãs esperam por isso), mas sim a forma descabida como tudo foi realizado pelo roteirista Brian Michael Bendis desde o início. Muito pouco das nuances psicológicas desse conflito são exploradas, afinal temos os personagens descobrindo que estavam lidando com impostores há muito tempo, alguns deles, bastante íntimos como o antigo mordomo dos Vingadores, Jarvis, ou o herói Hank Pym.

secret_invasion_page_by_inshield-d3bry3n

O que acontece são os heróis lutando com seus pares na Terra Selvagem, corta então para o Capitão Marvel no espaço lidando com sua recém “ressurreição”, corta novamente para os agentes da S.W.O.R.D. lidando com algumas consequências mais imediatas da invasão (que na verdade começou há anos) e em outro ponto, Nick Fury e seus agentes enfrentam os invasores alienígenas em Nova York , no intuito de retomar a cidade das mãos dos Skrulls.

SI0801

No fim disso tudo os transmorfos são derrotados…Ponto. E quem não acompanhava a quantidade imensa de novos personagens criados pela iniciativa de Hank Pym e Tony Stark de colocar uma equipe diferente de Vingadores em cada um dos cinquenta estados do país, fica inúmeras vezes perdido com esse mar de novos rostos irrelevantes.

Felizmente essa saga não é feita só de decepções, já que a medida que a ação vai se direcionando para o clímax, os heróis, há muito desunidos por causa da saga anterior, para alegria dos fãs, começam a resolver suas diferenças e se unem novamente, mesmo que momentaneamente, para chutar o traseiro dos aliens verdes e maus.

964604-secret_invasion_8_1

O grande final é mais um ponto importante na história, já que ele é pontuado com a morte de uma importante e amada personagem dos leitores e cria novas sub tramas que iriam repercutir na editora por inúmeros anos depois. Aliás, essas importantes repercussões é que são o verdadeiro valor da saga para a cronologia, sendo possível destacar os “Vingadores Sombrios” de Norman Osborn como a mais importante e interessante delas para a Marvel.

nycc01

No fim, apesar da Invasão Secreta ser uma grande surpresa para os heróis da Terra e para as forças da S.H.I.E.L.D., ela é bastante transparente para os leitores. A saga que era a promessa de uma grande trama psicológica que nunca se concretizou é mais um grande evento bombástico de verão, que teve como objetivo trazer a vida novamente inúmeros personagens mortos, muitos deles, vítimas de decisões editoriais infelizes.

Fonte: O Santuário


Postar um comentário

2 Comentários

  1. eu tenho uma revista dos Vingadores em que é a fase pos-Invasão quando os heróis, os Vingadores são reunidos pelo Bucky! aparece a sumida e verdadeira Mulher-Aranha!!(a da roupa Vermelha!) por que aquela que os Vingadores tinham convivido durante esse tempo todo era na verdade uma Skrull!! o Luke Cage descobre que seu filho foi raptado pelos Skrulls e no desespero, o Cage acaba pedindo ajuda ao Norman Osborn!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me lembro dessa história. Aconteceu numa fase que a Marvel chamou de Reinado Sombrio, onde o Orborn foi o manda-chuva do universo Marvel. Como o nome disse, foi um período bem sombrio mesmo para os heróis.

      Excluir