Logo criado por Jorge Luís

Planeta Resenha DC: Corporação Batman vol.3

Corporação Batman: Volume 3
Autores: Grant Morrison (roteiro) e Chris Burnham (roteiro e arte)
Editora: DC / Panini
172 páginas
Este encadernado reúne as edições 0 a 6 de Batman Incorporated.

CORPOR~1

“Tudo chega a um fim”. As palavras de Alexandre Callari, editor da Panini, resumem exatamente o tom desse volume. O fim de uma cidade? O fim de uma Corporação? O fim de uma história de amor? O fim de uma relação de pai e filho? Ou pai e filha?

São tantos fins possíveis que Grant Morrison nos presenteia nesta edição que fica difícil determinar quais acontecem ou não ao longo da história. A princípio fica implícito que o grupo montado por Batman com heróis de diversas nacionalidades está sendo desmantelado. Mas Morrison usa isso apenas como pano de fundo para algo muito maior. Ele quis desmantelar, na verdade, a “família Batman”.
Após 40 anos da primeira aparição de Ra’s al Ghul, o amor entre Bruce e Tália, infinitos conflitos e o filho Damian se tornar Robin, essa história se encaminha para um fim. Claro que “fim” é uma palavra muito vaga nos quadrinhos, mas desde quando Grant Morrison se importou com isso? Por isso, ele reuniu toda a família para um acerto de contas. Toda mesmo, até a ovelha negra.
Wingman-and-Redbird
O resultado é espetacular, ainda mais considerando o nível das outras revistas da DC atualmente. Lembrando que não houve reboot para o Batman nos Novos 52. E rapidamente entende-se o porquê. Mesmo assim, a editora aos poucos vai aparando as arestas, terminando as sagas e arcos de histórias que remetem ao passado.
A arte de Chris Burnham lembra muito a de Frank Quitely em diversos momentos, dando a entender que é o segundo que desenha a menos que você olhe os créditos no início do encadernado. Ação desenfreada em uma narrativa dinâmica, podemos dizer “feia” e sensacional.
Corporação Batman 3 só tem um grande defeito. Você vai querer comprar o 4 assim que sair.
BMINC_Cv8_var1
Fonte: Quadrim


Postar um comentário

2 Comentários

  1. eu jurava quando via os desenhos desse post que era o Quitely desenhando!!ele e o Morrison são parceiros já fizeram trabalhos juntosjá tava uma dupla Carimbada! mas o Burnham tem seu proṕio mérito acho que ele é um "Quitely mais melhorado"! gostei da Escudeira e do Ciryl(não sei se tá certo o nome! eu tenho uma revista com eles da LJA (quando apareceu os Ultramarines que acabaram sendo controlados por Grod!). espero que essa Corporação volte em alguma Bat-Revista num futuro...Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto dessa arte.
      Particularmente não gostei muito de Corporação Batman como um todo, mas achei alguns dos Bat-aliados espelhados pelo mundo bem interessantes. Também espero que alguns deles possam aparecer mais no futuro.

      Excluir