Logo criado por Jorge Luís

Coleção Histórica Marvel - Parte IV: Homem-Aranha.

Recentemente comentamos aqui sobre a Coleção Histórica Marvel (CHM) que trazia os 04 primeiros volumes dedicados ao Homem-Aranha. Anteriormente tivemos outros 04 dedicados aos Vingadores.


A CHM é, definitivamente, um formato de sucesso que traz histórias clássicas à preços razoáveis, com acabamento diferenciado e uma interessante caixa-arquivo de papelão customizada para acondicionar os volumes e coloca-los na estante. Nessa postagem veremos a sequencia lançada entre janeiro e março de 2014.


Mantendo a proposta dos 04 primeiros volumes do Aranha, essa continuidade procura estabelecer, de igual modo, uma temática específica em cada encadernado. Esso é uma forma interessante de se agrupar histórias antigas, já que seria muito difícil lança-las na ordem que saíram originalmente, pois teríamos que esperar o lançamento desta ou daquela história até chegar no ponto de interesse pessoal de cada um. Pelo menos dessa forma se tem um material agrupado em uma ordem que obedece os confrontos com determinado vilão específico, ou então saga específica.


O 1º volume (Nº 05) que compõe essa caixa-arquivo obedece a numeração iniciada no primeiro lançamento da CHM do Aranha. Sendo assim é contado como volume 05. O encadernado traz histórias que tratam dos combates envolvendo o Escalador de Paredes e um importante vilão de sua mitologia: O Abutre. Além disso, quem dá as caras também é Kraven, O Caçador, o vilão que todos conhecem como aquele que sempre quis ter a honra de ser o 1º a vencer o Teioso. O Encadernado contempla histórias originalmente publicadas em The Amazing Spide-Man 48, 49, 63, 64, 224, 240 e 241. Ao observarmos essa numeração já temos a ideia de que as histórias abrangem um longo período de tempo que vai de 1967 à 1983! Infelizmente apenas esse encadernado traz as capas das revistas originais nas quais essas histórias foram lançadas. Nos demais volumes as histórias iniciam sem as capas originais.


O 2ª encadernado (Nº 06) traz a ascensão do Rei do Crime (Wilson Fisk) e seus embates com a Teioso. Com o afastamento do Escalador de Paredes de sua luta contra o crime em função das inúmeras acusações que recaem sobre ele em função de suas atividades justiceiras à margem da lei, Fisk ascende no controle do submundo e passa a representar perigo à tudo e à todos. Trazendo as histórias publicadas originalmente na revista The Amazing Spider-Man 50, 52, 83, 84, 85, 130 e 131, o encadernado contempla o período que vai de 1967 à 1974.


Reunida no 3º volume desta caixa (de Nº 07) temos uma saga completa envolvendo os segredos de um artefato ancestral (A Placa de Argila). Com participação também do Rei do Crime essa saga foi publicada originalmente na revista The Amazing Spider-Man 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74 e 75, ao longo de todo o ano de 1969. O Homem-Aranha no seu auge.


Por fim o 4º encadernado (Nº 08) traz alguns dos primeiros encontros entre o Aranha e alguns dos mais emblemáticos personagens do 2º escalão da Casa das Ideias, dentre eles: Luke Cage, Homem de Gelo, Punho de Ferro, Viúva Negra, Nova, Nick Fury e Shang-Chi - O Mestre do Kung-Fu. É interessante notar as primeiras interações entre personagens tão conhecidos e icônicos para os fãs. O volume reúne as histórias publicadas originalmente em The Amazing Spider-Man 86, 92, 123, 171; Marvel Team-Up 31, 83, 84, 85 e Nova 12. Abrangendo um período de 1971 à 1979.


A possibilidade de se ter esse conjunto de histórias do Aranha de uma época em que alguns dos lendários quadrinistas da Indústria dos Quadrinhos ainda estavam em atividade (Stan Lee; Gerry Conway; Marv Wolfman; Len Wein; John Romita; Gil Kane; Sal Buscema; Chris Claremont, dentre outros) é uma grande oportunidade. Vale ressaltar também a abrangência de alguns encadernados, ou seja, entre a 1ª e a última história de determinado volume, às vezes se tem mais de uma década! Isso nos permite observar uma diferença não apenas de estilo e de narrativa gráfica, mas também uma mudança de pensamento e abordagem dos personagens, passando de histórias mais simples para algumas envolvendo maior complexidade dramática e psicológica.


Fonte: Marcelo - Antologias

Postar um comentário

0 Comentários