Logo criado por Jorge Luís

Planeta Resenha DC: Batman “Novos 52″ – A Corte das Corujas

A editora Panini lança pela primeira vez um encadernado reunindo o início da fase do Batman nos Novos 52! Batman: A Corte das Corujas é o primeiro arco de histórias do Homem Morcego com Scott Snyder no roteiro.

batman - corte das corujas

O encadernado reúne as sete primeiras edições criadas por Snyder e Greg Capullo, que traz o celebrado primeiro arco do personagem dentro da empreitada dos Novos 52, a reformulação editorial e cronológica promovida pela DC Comics. A trama dá início à elogiada fase da dupla com o Cavaleiro das Trevas que prossegue até os dias atuais.

Para quem não se lembra, em setembro de 2011, após o fim da saga Ponto de Ignição (Flashpoint, no original), a DC Comics decidiu fazer um reboot total de suas séries, reintroduzindo suas lendas para leitores novos e antigos através de novas equipes criativas e novo design de personagens, zerando a numeração das revistas e recomeçando pelo #01.

Batman foi o personagem que (supostamente) sofreu pouco ou quase nada com o reboot, de modo que a história de sua origem é postergada. Isso mesmo, não há uma introdução da origem do personagem.

No arco, o mistério de um assassinato leva Batman a investigar o que seria a ação de um serial killer, que segundo testes de DNA, bateria com as descrições de Dick Grayson, seu primeiro parceiro, o que estabeleceria uma clara quebra de confiança. Paralelo a isto, Lincoln March se aproxima de Bruce, mas não para captar apoio público ou verba para sua campanha, mas sim para ganhar um único voto, o do herdeiro e reconstrutor de Gotham City.

Lincoln também foi órfão muito cedo, mas a discussão dos dois é interrompida por um assassino, com vestes de coruja, que esfaqueia o político na frente de um temporariamente inerte Bruce Wayne. A reação de Bruce é de parecer defender-se de modo legítimo, como se tivesse sorte, e como era de se esperar, o alvo real era mesmo ele. A Corte das Corujas é revelada aos seus olhos.

Segundo às lendas de Gotham City, a Corte das Corujas (organização secreta que controla Gotham City por séculos) age nas sombras e é um inimigo perigosíssimo para o homem morcego, que escapa da morte certa. É claro que Batman não acredita nisso e acha que é somente mais um vilão querendo usar mitos contra ele, que está mais preocupado com seu projeto de revitalização de Gotham City e que conta com a ajuda de Lincoln March, candidato à prefeito da cidade. Batman continua a pesquisar sobre a tal Corte e acaba numa armadilha.

O Morcego é convidado a enfrentar seus opositores em um labirinto soturno, um local que, mesmo que o personagem geralmente se sinta à vontade, torna-se amedrontador. O embate não é exatamente físico e varia entre delírios mentais envolvendo o passado de Gotham e a realidade perigosa e predatória que ataca o vigilante.

Snyder se mostra capaz de ótimos textos e cria um grande clima de tensão, ao mesmo tempo em que Capullo usa de uma arte que flerta com o caricatural, mas é dinâmica e cheia de quadros muito bonitos.
A Corte das Corujas reúne as edições originais de Batman 01 a 07, publicadas entre 2011 e 2012 e já editadas no Brasil na revista mensal Batman da Panini em 2012. A edição encadernada traz extras como as capas originais das revistas mensais, esboços de Capullo e até fragmentos do roteiro original de Snyder. Vale a pena ler.

Batman: A Corte das Corujas
Editora Panini
Roteiro: Scott Snyder
Arte: Greg Capullo
Capa Dura
17 x 26 cm
180 Páginas
R$ 27,90


Por Diego Lima
Fonte: Impulso HQ

Postar um comentário

0 Comentários