Logo criado por Jorge Luís

Opinião do Planeta: Demolidor - Amor e Guerra

A segunda recomendação deste mês da série Graphic Novel publicada pela Editora Abril é Demolidor – Amor e Guerra (Daredevil - Love and War) lançado em 1982 nos EUA, e na Graphic Novel #2 em 1988 no Brasil. Veja a Opinião do Planeta sobre esse clássico.


Vanessa Fisk, esposa de Wilson Fisk – o rei do Crime – está em um estado mental quase morto, então o Rei manda raptar Cheryl, esposa de Paul Mondat, um famoso médico que deveria curar Vanessa em troca da vida de Cheryl. Para isso, Fisk contrata um marginal chamado Victor. Esses são os personagens principais dessa belíssima história. Sim, o Demolidor é apenas um coadjuvante de luxo.

A trama começa a ficar interessante por causa dos seguintes acontecimentos:
- Victor mantém Cheryl sob cativeiro, mas começa a nutrir uma paixão platônica e sórdida por ela, e a situação começa a piorar devido a sua dependência de medicamentos.
- Paul consegue um significativo progresso no processo de cura de Vanessa e a usa para chantagear Wilson Fisk, dizendo a ele que, se quisesse Vanessa “de volta”, o Rei teria de libertar ele e sua esposa, Cheryl.

É claro que, nas poucas cenas de ação, o Demolidor aparece para “salvar o dia”, mas o principal é o suspense e o lado psicológico que Frank Miller trata os personagens. É interessante que, desde os tempos da fase clássica do “Demolidor de Frank Miller (aquela fase que tem a Elektra e o Mercenário, publicado entre 1979 à 1982)”, Miller sempre deixou transparecer, pelo menos para mim, que o ponto fraco do rei do Crime sempre foi a esposa, Vanessa, e não o Demolidor. E nesta Graphic Novel, isto fica mais claro ainda.

Os desenhos são de Bill Sienkwiecz com seus traços peculiares parecendo pinturas, mas sem ser realista. Confesso que, na época, eu não gostei muito, pois ainda não estava acostumado com este tipo de arte, e nem havia tantos desenhistas com esta característica, mas hoje, acho a arte dele muito boa.

Enfim, Demolidor – Amor e Guerra é um thriller de suspense psicológico que merece a leitura e principalmente um lançamento em capa dura da Panini.


Por Roger

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Roger blz ! tenho essa HQ e realmente e um pecado as novas gerações não a conhecer , espero que a Panini lance um dia esse clássico como fez com os X - men Deus ama o Homem mata , que fazia parte dessa mesma coleção lançada pela abril !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto! É um prazer recebê-lo por aqui, em meu humilde blog!
      Concordo 100% com você. Há muitas excelentes histórias dessa antiga série da Graphic Novel que também merece um acabamento como o dos X-Men que você citou.
      Aliás, você mencionou "novas gerações"... creio que você deve ser um leitor das antigas, assim como eu. Posso saber desde quando você lê quadrinhos Marvel ou DC? Você também começou pelos formatinhos da Abril?
      Volte sempre que desejar, será muito bem-vindo por aqui!

      Excluir
    2. O Amigo Roger ,comecei em 1994 e não parei mais eita vicio kkkkk e gosto da minha coleção plastificada e algumas em caixas Boxes e tudo mais colecionador tem dessas coisas, o fogo e driblar o espaço porque parece que o meu quarto vai ficando menor a cada ano kkkkk e tbm sem contar a namorada que fica de bico e fala parece que vc mais liga pra essas revistas do que pra mim kkkkk mas a minha paixão pelos HQ´s não tem fim e pretendo ainda bem velhinho guarda pros filhos .... pros netos ... abraço Roger e fica com Deus irmão !!!

      Excluir
    3. O Amigo Roger ,comecei em 1994 e não parei mais eita vicio kkkkk e gosto da minha coleção plastificada e algumas em caixas Boxes e tudo mais colecionador tem dessas coisas, o fogo e driblar o espaço porque parece que o meu quarto vai ficando menor a cada ano kkkkk e tbm sem contar a namorada que fica de bico e fala parece que vc mais liga pra essas revistas do que pra mim kkkkk mas a minha paixão pelos HQ´s não tem fim e pretendo ainda bem velhinho guarda pros filhos .... pros netos ... abraço Roger e fica com Deus irmão !!!

      Excluir
    4. Rapaz, já faz mais de 20 anos, parabéns!! Colecionador mesmo hein! Deve ser um desafio conciliar todas as coisas importantes da vida né? Fico feliz por você meu amigo! Um abraço e fique com Deus também!
      À propósito, você tem algum blog?

      Excluir
    5. Amigo Roger infelizmente eu não tenho Blog , mas vou te passar meu Email (robertocosta.pereira@hotmail.com) e assim podemos nos contatar para discutir sobre HQ´s , Filmes , Series ...

      Excluir
    6. Obrigado! Está anotado seu e-mail. Em breve estaremos trocando muitas ideias!

      Excluir