Logo criado por Jorge Luís

Comentário do Planeta DC: Arqueiro Verde - Ano Um

Veja o comentário do Planeta sobre Arqueiro Verde – Ano Um com roteiro de Andy Diggle e desenhos de Jock.


História publicada no período pré-Novos 52, contando os eventos que levaram Oliver Queen a se tornar o Arqueiro Verde.
Oliver é um jovem rico, inconsequente, irresponsável e que, numa viagem em alto mar é traído pelo seu “guarda-costas”, Hackett. Mesmo recebendo a ordem de matar Oliver, Hacket não consegue, talvez por ter desenvolvido um certo grau de amizade com seu jovem patrão, e o abandona. Oliver vai parar numa ilha aparentemente deserta e precisa se tornar um sobrevivente e perito em arco e flecha. Na verdade, antes dele parar na ilha, Oliver já tem certas habilidades com o arco.
Com o tempo ele descobre que a ilha e seus humildes habitantes estavam sendo usados para o plantio de drogas e Hackett estava envolvido no tráfico. Depois disso, Oliver é gravemente ferido e tratado por uma das habitantes da ilha, em segredo.
Aparentemente, uma história de origem que já era bem conhecida, sendo contada da forma mais simples possível. Mas o roteiro de Diggle aborda mais do que isso. Primeiro, já na ilha, vemos o dilema de Oliver se questionando sobre seu modo de vida egoísta anterior. E segundo, ao ter a chance de simplesmente escapar da ilha, Oliver descobre dentro de si, seu verdadeiro espírito heroico de uma forma comovente, retornando para salvar aquelas pessoas escravizadas, e acabar com o cartel, além de ajudar a mesma mulher que cuidou dele quando estava gravemente ferido.
Arqueiro Verde – Ano Um é mais do que a origem do herói esmeralda – é a descoberta de um herói através dos caminhos tortuosos de auto descobrimento e questionamento interior.
Leitura recomendadíssima.


Por Roger

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Parece interessante.
    Ps:Todos os "anos 1" são tipo o do Batman?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena. A origem dele é bem simples na verdade, mas tem todo um trabalho em cima do lado psicológico e motivacional.
      Ps: Sim, é nos mesmos moldes. Assim como Liga da Justiça, Robin, etc.

      Excluir
  2. Esse quadrinho é o que Arrow ignorou com esmero e não conseguiu fazer tão bem quanto. Por mais simples que seja o quadrinho (li 3 de 4, a quarta edição eu não achei), a arte do Jock consegue manter bastante da atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é justamente na quarta edição onde vemos um trabalho mais dedicado ao lado psicológico do personagem, suas motivações e dúvidas sendo colocadas às prova, até mesmo significando salvar sua própria vida ou de outros. Muito interessante.

      Excluir