Logo criado por Jorge Luís

Colaboradores do Planeta: A Maldição do Coringa

Caros amigos e leitores do Planeta Marvel/DC! É com muita alegria que inauguro uma nova coluna no blog - Colaboradores do Planeta. A ideia surgiu de forma bem natural. Tudo começou quando um comentário muito amigável de um assíduo leitor do Planeta - o Giulianno - me chamou atenção em especial. Após algumas conversas onde uma amizade ficou estabelecida, observei que o Giulianno também gosta de expressar e compartilhar suas opiniões sobre diversos assuntos, entre eles, uma de suas paixões - as histórias em quadrinhos de super-heróis - de uma maneira habilidosa e reflexiva. Fiz um convite sem compromisso para que ele pudesse dar o prazer de suas ilustres palavras abrilhantarem o Planeta, e ele aceitou! Portanto, sem mais demoras, apreciem esse artigo aprofundado sobre um dos grandes vilões da DC - o Coringa!


Será que existe alguém nesse mundo que nunca tenha ouvido falar no Coringa? O maior vilão do Batman é a representação do mal, da ironia perversa e do medo, chegando a ser o maior vilão do Universo DC e do universo dos quadrinhos, adorado e temido aonde quer que se escute seu nome, pois se sabe que sua presença sempre acarreta em loucura e morte.

Bob Kane e Bill Finger criaram o algoz do Batman a partir da carta de baralho (Joker) e da expressão perturbadora do ator Conrad Veidt no filme ‘O Homem que Ri’. Não demorou muito para sua popularidade crescer nos quadrinhos e fora dela. Existem versões diferentes para sua origem, uma que é interessante foi usada no filme Batman – O Cavaleiro das Trevas, aonde sua desfiguração foi causada pelo próprio pai que cortou seu rosto fazendo a pergunta que ficou famosa: ‘Porque está tão sério?’, ele seria Joseph Kerr, uma criança traumatizada pela separação dos pais cujo comportamento estranho e anti-social só piorou com o bullying na escola e o trauma imposto pelo pai o que levou a matá-los incendiando a própria casa e fazendo outra marca completando o sorriso macabro. Como nos quadrinhos nunca foram vistas essas cicatrizes, essa versão é ignorada.

Até hoje é considerada oficial a versão que ele era o Capuz Vermelho, bandido que acabou caindo em um tonel
de produtos químicos enquanto enfrentava o Batman em uma fábrica de baralhos, o acidente mudou a cor da sua pele e cabelos, dando a sua aparência famosa. Alan Moore no clássico ‘A Piada Mortal’ explorou mais intensamente essa origem acrescentando detalhes e fazendo dela, para a maioria dos fãs até hoje, a origem definitiva do Palhaço do Crime. Entretanto, pode existir algo mais sinistro e assustador por trás dessa maldade que o tornou tão famoso.

Eli Roth lançou recentemente o filme ‘Clown’ (Palhaço), um pai de família encontra uma roupa de palhaço em uma casa e decide usar para animar o aniversário do filho porque o animador faltou. Até aí, tranqüilo, porém ele não conseguia mais tirar a roupa do palhaço, ela aderiu ao seu corpo como uma segunda pele, passando a transformá-lo em um monstro com apetite por crianças, até descobrir que uma entidade maligna é responsável por essas atrocidades usando a forma inocente de um palhaço. Não dá para falar mais sem entregar o filme, embora mediano, é legal para quem curte filmes de terror.

Mas e a relação com o Coringa? Bom, temos a teoria de Scott Snyder de que o Coringa dos Novos 52 seria imortal por fazer uso da substância do Poço de Lazarus, o mesmo do Ra´s Al Ghul e que isso o manteve vivo por décadas, pessoalmente acho que é forçar a barra, porém pode dar resultado.

E foi muito alardeado o fato de que Heath Ledger se matou depois de ‘O Cavaleiro das Trevas’ por ter entrado demais no personagem do Coringa e acabou esbarrando em alguma coisa que perturbou demais sua mente, o que até explica sua caracterização tão impressionante no filme. Agora temos comentários de que Jared Leto está tão aprofundado no Coringa nas filmagens do Esquadrão Suicida, que estaria encarnando a psique do palhaço tão profundamente que a própria equipe de filmagem percebe que o clima fica até diferente quando ele está no set caracterizado como o personagem, chegando a assustar seus companheiros de produção.


Então seria o Coringa apenas o melhor vilão criado para os quadrinhos, a personificação da loucura psicótica e que tudo isso é marketing para atrair a atenção ou algo mais acompanha esse personagem a ponto de perturbar aqueles que tentam dar vida a sua impressionante figura?  Existiria alguma maldição acompanhando a figura do Palhaço do Crime? Veremos.



Por Giulianno de Lima Liberalli
Colaborador do Planeta Marvel/DC


Postar um comentário

7 Comentários

  1. Legal o post mas não acho que seja nenhuma maldição, o Jack esta vivo.
    Ps:E eu não vejo mais filmes de terror com palhaços depois de "IT"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ANT. Obrigado pelo elogio. Não citei Jack Nicholson no Batman de Tim Burton porque, apesar de ter feito o Coringa muito bem, ainda podíamos ver Jack Nicholson ali, não senti o Coringa e se ele sofreu alguma coisa foi o acréscimo na conta bancária, na época ele negociou uma parte nos rendimentos de bilheteria e ganhou uma bolada imensa. E 'IT' é muito assustador mesmo. Abraços!

      Excluir
  2. já li sobre esse filme o "O Homem que Ri"!!! filme de palhaço que tem uma história de Terror feia só que nos bastidores é o filme Palhaço Assassino(Clownhouse) de 1989 do diretor Victor Salva!! o Salva abusou de um ator mirim de 12 anos Nathan Forrest!! Salva é um Pedofilo desgraçado!! isso sim é uma Palhaçada Macabra!!! Marcos Punch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos, obrigado por comentar. Também ouvi falar dessa situação desagradável com Victor Salva envolvendo pedofilia, acho que seria uma piada doentia demais até mesmo para o Coringa.

      Excluir
    2. Deve ter sido um escândalo e tanto. Esse diretor sim, foi um verdadeiro "palhaço".

      Excluir
  3. um dia desses eu li em um outro Blog que a uma sugestão do Coringa ter abusado da Barbara Gordon na revista "Piada Mortal"! como eu não li essa história, voçês poderiam tirar essa dúvida minha!! pelo que sei foi nessa famosa história que o "Coringão" aleijou a Batgirl!! Marcos Punch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marcos. Messa edição, o Coringa aleija a Barbara, e há uma teoria de que ela foi violentada pelo maníaco. Independente disso, essa história é obrigatória, leia sem falta, pois além de aleijar a Batgirl fisicamente, podemos dizer que ele "aleijou" psicologicamente tanto a Barbara quanto seu pai, o Det. Gordon.

      Excluir