Logo criado por Jorge Luís

Opinião do Planeta: Almanaque Mestre do Kung Fu #1 (Editora Abril)

Veja a opinião do Planeta sobre o Almanaque Mestre do Kung Fu, formatinho lançado pela editora Abril em julho de 1982.


Os acontecimentos antes de começar a história foram as seguintes: “Fu Manchu está moto. Combatido por seu próprio filho, depois de tentar provocar uma terrível catástrofe na superfície da Terra, ele acabou sendo destruído. A manobra foi encabeçada por Shang-Chi e planejada pelo MI-6, uma agância inglesa de espionagem. Quando tudo terminou, Chi revoltou-se com o jogo de vida e morte, constantemente arquitetado pela organização, e deciciu abandoná-la. Hoje, ele vive tranquilo, ao lado de Leiko Wu... e a única preocupação em sua mente é não perder essa paz”.


Vidas sem paz” com roteiro de Dough Moench e desenhos de Mike Zeck.

Shang-Chi tenta levar sua vida longe das maquinações do MI-6 e reflete sobre sua vida até agora e seu futuro com Leiko. É interessante a analogia que Leiko faz sobre a vida fragmentada que Chi está tentando retomar com as peças de um quebra-cabeça. Infelizmente, a paz é logo quebrada quando o Punho Elétrico, antigo inimigo do Mestre do Kung Fu e sobrinho de Sir Denis Nayland Smith retorna para matar seu tio e todos os outros agentes do MI-6 que trabalhavam juntos, incluindo o casal chinês e Clive Reston. Chi confronta o Punho Elétrico e fica sabendo que o vilão está trabalhando para a organização, que agora está tomada pela corrupção e ações ilegais. Sabendo disso, Leiko entra em contato com outro companheiro de missões, Black Jack Tarr para avisá-lo de que todos estão correndo perigo de vida. É nessa hora que aparece outro inimigo do passado – Brynocki.


A ilha das fantasias fatais” com roteiro de Dough Moench e desenhos de Mike Zeck.

Brynocki foi enviando pelo Punho Elétrico (Lancaster Sneed, sobrinho de Sir Smith) para sequestrar Black Jack e descobrir o nome de todos os agentes do MI-6 que não estão de acordo com as atividades inescrupulosas da agência, levando-o para a ilha mortal de outro antigo inimigo de Chi, o vilão Mórdilo, morto num antigo embate
contra Shang. Sir Nayland, Clive e sua namorada Melissa Greeville buscam refúgio num antigo castelo supostamente seguro, mas são surpreendidos por outro agente corrupto, Ward Sarsfield e ficam à sua mercê. Na ilha, Shang, Leiko e Black Jack enfrentam os robôs comandados por Brynocki, mas acabam recebendo ajuda de Lancaster. O sobrinho de Sir Nayland consegue se livrar do recondicionamento cerebral que recebeu do MI-6 e revela toda uma psicologia complexa devido a seu conturbado passado.

Opinião do Planeta: A aventura de Chi, Leiko e Tarr na ilha de Mórdillo chega ao fim, mas o destino de Sir Nayland, Clive e Melissa ainda serão resolvidos nas próximas edições.
Moench cria um épico da espionagem e da contra-espionagem com várias reviravoltas, muita ação e mistério, fazendo bom uso de flashbacks para mostrar as motivações dos personagens e as situações que acontecem no presente. Os desenhos de Mike Zeck são um show à parte com muito realismo e quadros ricos em detalhes. O almanaque ainda traz uma ficha com a biografia de Bruce Lee.
Leitura recomendada, e é possível encontrar essa revista em sebos. Ou se desejar, essas histórias foram publicadas originalmente nas revistas Mestre do Kung Fu #71 – 75.


Por Roger

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Só peguei histórias do Mestre do Kung Fu na Heróis da TV, sempre achei muito legais. Uma que me marcou foi o encontro com o Homem-Coisa, aonde uma pessoa puxa ele através da criatura só orientando ele a ficar calmo porque o Homem-Coisa reage a emoções. Clássico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme comentei anteriormente, sempre gostei mais dos desenhos do Paul Gulacy, mas hoje em dia, noto como a arte do Mike Zeck é boa. Realmente Heróis da TV era um título sensacional. Houve uma época (entre 81 a 84 mais ou menos) que a cada edição aparecia um herói novo - Cristal, Senhor das Estrelas, Quarteto Futuro, etc.

      Excluir
  2. eu tinha uma revista que Sumiu com uma história muito boa do Mestre do Kung Fu em que ele lutava com outro oriental que era meio Bandido cujo apaelido era o Gato! esse Gato tinha pegado uma garota( não lembro se era essa Leiko..) que tinha sido um Amor do Shang- Chi e o Chi estava trabalhando com uma Loira( acho que era uma Agente,Investigadora..) que era apaixonada pelo Gato! rolava esse "Quadrângulo" e no final uma lutal "quase"fatal entre o Chi e o bandido Gato! eu me lembro que eu tinha uma revista de um Oriental ( era Coreano!) também que era o Mestre do Taekwondo e lutava com os bandidos usando suas habilidades marciais! nunca vi na net falar sobre esse cara! vou até pesquisar sobre ele agora! acho que o Saudoso e Imbativel Bruce Lee ficaria muito orgulhoso das Habilidades Marciais do seu "Púpilo" Shang- Chi!! Marcos Punch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, pura nostalgia. Também me lembro desse Gato, ele tinha uma tatuagem de gato no peito, só não me lembro em que revista ele está. Quando você encontrar sobre o lutador coreano, dá um toque por aqui!

      Excluir
  3. procurei ainda agora e encontrei a revista do Mestre Coreano: o nome da revista é Mestre Kim e foi baseado na vida de um Imigrante Coreano que ajudou a divulgar o Taekwondo no Brasil! Marcos Punch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Kim... acabei de ver algumas imagens dele e tem até HQs mesmo. Vou pesquisar mais a fundo. Obrigado!

      Excluir