Logo criado por Jorge Luís

Análise do Planeta DC: Asa Noturna - Armadilhas e Trapézios

Veja a análise do Planeta sobre Asa Noturna – Armadilhas e Trapézios (Novos 52).



O Circo Haley está de volta à Gotham pela primeira vez desde a morte dos pais de Dick Grayson, e o próprio Dick retornou à Gotham faz pouco tempo. Relutante ele decide visitar seus antigos companheiros, mas ao retornar para casa acaba enfrentando um novo inimigo – Saiko – e é quase derrotado.

O antigo dono C.C. Haley está com câncer e tem pouco tempo de vida, por isso pede para Grayson ir vê-lo. Ele lhe entrega a escritura do circo e Dick passa a ser o novo dono do Haley. Saiko encontra C.C. Haley, tortura-o e desafia o Asa Noturna a resgatar o idoso. Mais um confronto violento, que culmina com a morte de Haley. Depois do funeral, o circo parte para a Fildélfia, enquanto que Asa Noturna vai até Chicago confrontar um velho amigo – Zane.

De Filadélfia, o circo vai à Miami, e lá Asa Noturna é procurado pela Batgirl que pede sua ajuda para prender um vilão metamorfo chamado Aleijador. A próxima parada é no Texas, onde Asa Noturna enfrenta o vilão Shox e acaba descobrindo algumas pistas que desvendam o passado do circo e seu próprio passado.

Antigamente, Dick tinha três grandes amigos – Raya Vestri sua primeira paixão, Raymond e Zane. Raymond era dado como morto, mas revela ser Saiko, que juntamente com Raya conspiraram para vingar-se de Dick, por algo que aconteceu no passado e envolve a Corte das Corujas.

Como plano final, Raya convence Dick a voltar para Gotham e realizar um espetáculo em homenagem aos Graysons Voadores, num grande apresentação que reunira muitas pessoas no mesmo local. Dick percebe a armadilha, mas aprova a ideia assim mesmo. Ele se prepara e no momento decisivo enfrenta Saiko numa luta mortal, mas antes, consegue saber de vários detalhes sobre o sórdido segredo que esconde o Circo Haley e seu antigo dono.

Este volume contém as edições #1-7, e foi escrito por Kyle Higgins e desenhado por Eddy Barrows e Trevor McCarthy. Uma trama que conta mais detalhes sobre o passado da Corte das Corujas e dá uma história completamente nova para o Circo Haley e até mesmo para Dick Grayson e seus antepassados. Este volume pode ser lido independente das histórias do Batman sobre a Corte das Corujas e tem bons momentos como a edição dedicada à parceria com Batgirl. Novos vilões, antigos amores, amizades, escolhas, rancor e como essa antiga organização que tem dominado Gotham pode destruir vidas foram as bases dessa boa história.
Leitura recomendada.


Por Roger

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Seria legal o Sr colocar uma nota de 0 - 10 no final do texto. Nunca gostei muito da ideia de Robins, é uma coisa que até hoje demoro para aceitar, o mais próximo que eu cheguei de aceitar foi a Carrie em Dark Knight, e o John Blake no terceiro filme do Nolan, tirando isso, eu acho os Robins muito "super-heróicos", que vai contra minha ideia mais "realista" e "urbana" do universo do Batman. Uma visão que eu sempre tive, é que os Robins seriam mais desenvolvidos na Marvel, no universo do Aranha, enquanto o Demolidor, e a Cozinha do Inferno poderiam ser da DC. Faz sentido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre me questiono sobre dar notas nos comentários... vou dar mais uma pensada Ozy, valeu pela sugestão. Os "Robins" bem como outros sidekicks que por fim, acabaram formando os Titãs são frutos de uma época meio "estranha" no mundo das HQs, e acabaram ficando até hoje. Veja só que assunto interessante você levantou meu caro. Na verdade, a Marvel sempre tentou ser mais urbano, realista, enquanto que na DC, desfilavam os grandes heróis, quase imponentes. Por isso, eu acho que heróis como Batman e Arqueiro Verde são os contrapontos (ou o equilíbrio) dentro da DC, enquanto que na Marvel, talvez o Thor faça esse papel, mas isso fica no "talvez". Particularmente ainda prefiro o Demolidor e a Cozinha do Inferno na Marvel mesmo. O Aranha quase chegou a ter um sidekick na fase do Dan Slott um pouco antes do Aranha Superior, mas só durou umas seis edições eu acho...

      Excluir
    2. O Aranha chegou a ser sidekick de quem? Tua imagem fica aparecendo um quadrado sem nada sempre, é proposital, ou algum erro com a sua conta?

      Excluir
    3. O Aranha chegou a ter um sidekick chamado. Foi um jovem chamado Andy MacGuire que se tornou o Alpha. Ele apareceu se eu não engano em Amazing Spider-Man #692 ou 693.
      Tive que tirar minha imagem por problemas pessoais. Por enquanto precisarei deixar assim.

      Excluir
    4. Cheguei a ver essa Alpha uma vez, que devia se chamar Beta, já que é Sidekick, droga, piadinha péssima. Pelo visto, o Sr vive recebendo bastante pressões, deve ter uma história de vida que renda um bom livro, até mesmo se botar alguma imagem de algum personagem dá problema? Tudo bem, entendo.

      Excluir