Logo criado por Jorge Luís

Comentário do Planeta Marvel: Tropa Alfa (2011)

Veja o Comentário do Planeta sobre Tropa Alfa, uma série em oito edições lançadas em 2011, escrito por Greg Pak e Fred Van Lente e desenhos de Dale Eaglesham.



A Tropa Alfa está de volta com sua clássica formação – Guardião, Vindix, Sasquatch, Shaman, Pássaro da Neve, Marrina, Pigmeu, Estrela Polar e Aurora. Mas, após derrotar o senhor da guerra atlante Attuma, o grupo é traído pelo próprio governo, às mãos do recém-eleito Primeiro Ministro Gary Cody do Partido da União. O surpreendente é que a própria esposa de James Hudson – o Guardião, fica ao lado do Departamento H, pois ela deseja reaver a filha Claire que está sob a custódia dos tios. Sob a influência da mídia, a Tropa Alfa passa a ser encarada como inimigo do estado e são caçados pelas autoridades.

O Departamento H cria o grupo Força Alfa para enfrentar e prender os heróis, que se escondem nas montanhas. Com o tempo ficamos sabendo que tudo não passa de uma trama arquitetada pelo arqui-inimigo Mestre do Mundo que, com seus planos de conquista, realiza lavagens cerebrais nas pessoas, incluindo Heather, a heroína Vindix esposa do Guardião. James envia Aurora como espiã usando sua dupla personalidade para atrair os membros da Força Alfa. O plano é prender a Mulher Púrpura e usá-la para desfazer os controles mentais do mestre do Mundo.

Um retorno triunfante do grupo canadense criado por John Byrne. Aliás, após a saída de Byrne do título, o grupo nunca mais conseguiu emplacar boas histórias apesar de várias tentativas. Foram precisos uns quinze anos de espera para ver a Tropa Alfa em grande forma. A minissérie ainda contou com as participações especiais do Treinador e do Wolverine. Basicamente os autores focaram em duas personagens femininas – Aurora e Vindix. Jeannie-Marie, a Aurora, sofreu abusos sexuais quando criança, e como um mecanismo de defesa, ela desenvolveu sua dupla personalidade. Esses conflitos internos foram bem desenvolvidos durante toda a trama.

Além disso, embora tenha sofrido lavagem cerebral, os escritores deixaram bem claros até que ponto uma mãe, no caso a Heather, pode ir para ficar com sua filha, os sacrifícios que ela teve de fazer, principalmente no final da história. A questão da sexualidade de Estrela Polar também foi explorada de modo realista e sério, e o lado sombrio do Sasquatch também foi trabalhado na parte final da história. E mais, os escritores trouxeram vários personagens e elementos clássicos da mitologia da Tropa Alfa, como A Tundra e as Grandes Bestas. Enfim, uma ótima história, tanto para os fãs antigos do grupo, quanto para os leitores ocasionais que querem ler uma boa história. A série teve oito edições. Leitura recomendada.


Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. gostei de saber que a Marrina 'Ressucitou"!! e o Governo Canadense é bem Fiho da P#t#!!! bando de trairas que ainda cria uma força de Babacas pra prender os heróis Ilustres do Canada!!!!caramba agora que li que toda essa loucura foi causada pelo Mestre do Mundo! eu tinha uma revista antiga do Wolverine(formato pequeno da Abril!!) onde tinha uma história em que o Mestre tinha realizado experiências 'Genéticas" no Anão Pigmeu e ele estava com o corpo deformado e a mente Destroçada, mas estava com uma Estatura Normal!!! vou ler essa revista da "Tropa 2011" com certeza!!! Marcos Punch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, o governo canadense vive colocando a Tropa Alfa em frias desde que o grupo foi criado pelo John Byrne. Esse foi mais um dos aspectos que os escritores trouxeram da mitologia original do grupo. Não tinha percebido isso até o seu comentário Marcos, valeu!

      Excluir