Logo criado por Jorge Luís

Baú do Planeta DC: Batman: Segundas Chances (1987)

Planeta analisa as edições #408-416 publicadas originalmente entre 1987 e 1988 na revista Batman e que foram compiladas em um encadernado lançado nos EUA chamado Batman: Second Chances.


Edição #408: Após ser mortalmente ferido pelo Coringa, Dick Grayson deixa o manto de Robin. E no Beco do Crime, Batman flagra o jovem Jason Todd tentando roubar os pneus do Batmóvel!

Edição #409: Batman dá um segunda chance à Jason Todd e o inscreve na escola reformatória da Mamãe Gunn, porém, as aparências enganam. Depois de ajudar Batman a prender a Mamãe Gunn, Jason recebe o convite para ser treinado pelo próprio Batman.

Edição #410: Bruce investiga a morte do pai de Jason e descobre que o Duas-Caras foi o responsável. Ele tenta poupar seu jovem pupilo de descobrir a verdade, afinal seu pai foi um criminoso antes de ser morto pelo Duas-Caras, mas Jason descobre e jura vingança.

Edição #411: Jason descobre que o Duas-Caras é responsável pela morte de seu pai e que Bruce sabia disso, e os dois acabam discutindo. Agora, o mais novo Robin precisa deter Harvey e seu desejo de vingança.

Edição #412: Uma nova vilã surge – Camilla Cameo, a Mímica, que teve uma infância tão barulhenta que passa a adotar uma vida silenciosa, expressando-se através de mímicas, mas uma assassina mortal.

Edição #413: O museu de Gotham está expondo as obras da dinastia Tahara, mas parece que seu fantasma também chegou para assombrar seus espectadores. Uma corrida contra o tempo, enquanto Batman tenta descobrir a identidade do fantasma.

Edição #414: Um serial killer denominado como o Assassino do Crime da Lixeira deixa Batman e a polícia de Gotham desesperados. Isso leva Batman a cometer um erro ao prender um criminoso suspeito. A precipitação leva o Cavaleiro das Trevas a capturar um inocente?

Edição #415: Essa edição mostra a participação do Batman na saga Milênio, onde ele descobre que um dos Caçadores infiltrados e espalhados pelo universo DC se faz passar por Jim Gordon.

Edição #416: Um ano e meio depois de deixar o manto de Robin, Dick, agora líder dos Novos Titãs como o herói Asa Noturna, tem uma conversa franca com Bruce sobre o motivo de ele ter escolhido um novo Robin, no caso, Jason Todd.


Essas histórias se passam logo após a reformulação de Frank Miller em Batman - Ano Um. É interessante ver a origem do surgimento de Jason Todd como o novo Robin, além de vários inimigos novos. Porém, foi uma boa ideia usar uma vilão clássico da galeria de Gotham como o Duas-Caras como sendo o responsável pela morte do pai de Jason, o que pode dar um fundo satisfatório para a personalidade do jovem parceiro que já se mostra impetuoso e rebelde.

As edições #408 a 412 foram escritas por Max Allan Collins, a edição #413 por Jô Duffy e a partir da edição #414 a revista Batman passou pelas mãos eficientes da dupla Jim Starlin e Jim Aparo. E é visível o tom mais sombrio e sério nos roteiros de Jim Starlin, além de uma excelente edição #416 onde há o fechamento de um ciclo que começou justamente na edição #408.

Nos EUA, foi lançado um encadernado chamado Second Chances com essas mesmas edições compiladas num formato de luxo, e valeria a pena ser publicada no Brasil nesse mesmo formato.


Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Eu simplesmente não consigo levar histórias assim a sério. É difícil para mim.
    Como vigilante solitário, o Batman é impecável, mas quando colocado como super-herói
    aliciando menores, simplesmente não dá, salvo a Carie em Cavaleiro das Trevas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é preciso estar na "sintonia" adequada para curtir essas histórias. Bom, eu gosto do começo da fase do Batman e Robin, com o Damian, até o Morrison matá-lo. O retorno do Damian eu não gostei.

      Excluir