Logo criado por Jorge Luís

Análise do Planeta Marvel: Os Fabulosos X-Men (Salvat)

Veja a análise do Planeta sobre Os Heróis Mais Poderosos da Marvel – Os Fabulosos X-Men, lançado pela Salvat.



Sinopse:
Em 1975, os X-Men foram renascer! Reunidos de todo o mundo, esta segunda encarnação de heróis mutantes da Marvel chegaria a níveis sem precedentes de popularidade. Agora descubra exatamente como eles ganharam a sua incrível reputação com dois contos lendários da história dos X-Men. Em Dias de Um Futuro Esquecido, a guerra para a convivência foi perdida, e cabe a '' Kate '' Pryde e sua banda desesperada de sobreviventes reagrupem os X-Men do passado para salvar o futuro! Então, em Deus ama, o Homem Mata, um dos mutantes poderosos a maioria dos inimigos formidáveis, o reverendo William Stryker, ataca os Homo Superior - e nem todos irão embora! Publicado Originalmente em: Uncanny X-Men #138-142 & Marvel Graphic Novel #5


Análise:
O encadernado é composto por dois episódio memoráveis na longa trajetória dos X-Men desde seu início na década de 60. Basicamente os dois arcos tratam do mesmo tema – intolerância e perseguição contra uma minoria. Em Dias de um Futuro Esquecido, Claremont apresenta um futuro caótico e uma desesperada tentativa de mudar fatos do passado a fim de salvar a raça mutante futura que estava sendo eliminada pelos Sentinelas. Temas relacionados à viagens temporãos passariam a ser marca registrada na vida dos X-Men até hoje. Antes disso, a edição #138 traz o funeral de Jean Grey e um retrospecto na vida dos heróis mutantes desde suas origens até o sacrifício de Jean sob a ótica de Scott, e as duas edições seguintes levam Wolverine e Noturno até o Canadá em uma aventura com a Tropa Alfa.


Deus Ama Homem Mata é um alerta desenvolvido de maneira mais detalhada. É verdade que hoje em dia, o racismo e o preconceito são tratados de maneira bem séria nas HQs, mas na época em que essa Graphic Novel foi escrita, esse tipo de perseguição não era tão explícito nas histórias mutantes de um modo em geral. Foi também uma história que deu bastante destaque ao Ciclope principalmente em seu clímax. Claremont já estava muito à vontade com os personagens desse universo e de maneira magistral convida o leitor a refletir sobre assuntos que na época não eram tão frequentes ou citados. Duas obras primas da literatura dos X-Men, e provavelmente um dos melhores encadernados dessa coleção da Salvat. Leitura obrigatória.


Por Roger 

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Po, eu particularmente não me empolguei tanto c/ as capas vermelhas quanto c/ as pretas, mas esse p/ mim foi um dos melhores. Que acerto juntar esses arcos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o grande diferencial entre essas duas coleções é que a da capa preta apresenta as sagas e arcos fechados, enquanto que a capa vermelha apresenta apenas algumas histórias ou arcos mais aleatórios, mas que foca em algum herói. Mas nesse encadernado, eu até estranhei porque juntaram dois clássicos dos X-Men. A Panini lançou essas mesmas histórias só que separados e bem mais caro. Esse dos X-Men para mim também, é um dos melhores.

      Excluir