Logo criado por Jorge Luís

Baú do Planeta DC: Batman – Ano Três (Ago.89 – Set.89)

Planeta analisa o arco Ano Três de Batman publicadas nas edições #436-439 da revista Batman, escrito por Marv Wolfman e desenhos de Pat Broderick.



Edição #436: Alguém está eliminando os chefões do crime em Gotham e Batman investiga quem pode ser, mas usando métodos violentos. A edição também mostra o passado de Tony Zucco e de Dick Grayson.


Edição #437: Asa Noturna está preocupado com a maneira como Batman está agindo, principalmente após a morte de Jason. Tony Zucco, o assassino dos pais de Dick está para ser solto da prisão. No passado, Bruce treina Dick e ele se torna o primeiro Robin.


Edição #438: Batman faz uma perigosa aliança com as gangues sobreviventes para pegar o responsável pelos assassinatos. Tanto ele quanto o Asa Noturna descobrem que Zucco está prestes a sair da prisão e é o responsável pelas mortes dos chefes mafiosos. No passado, Batman e Robin declaram guerra contra Tony Zucco.


Edição #439: Zucco é assassinado assim que sai da penitenciária. Agora, Batman e Asa Noturna correm contra o tempo para encontrar o diário de Zucco que contém informações valiosíssimas. No passado, Dick relembra da audiência em que Bruce ganhou o direito de ser seu tutor.


Depois de Frank Miller em Ano Um e Mike W. Barr em Ano Dois, foi a vez de Marv Wolfman assumir o Ano Três de Batman. Mas dessa vez em formas de flashbacks contando como Dick Grayson se tornou Robin, enquanto que a trama no presente se concentra na libertação de Zucco, assassino dos pais de Dick, um Batman descontrolado após a perda de Jason e Dick, como Asa Noturna tentando ajudar Bruce a reencontrar se caminho. Até o Alfred teve um papel fundamental e foi quase um dos protagonistas da história.

Wolfman provou mais uma vez que sabe como criar histórias desenvolvendo relacionamentos complexos. Ele já havia feito isso muito bem no título Os Novos Titãs, e voltou a repetir a dose nesse impressionante arco em quatro partes. Com uma narrativa, ora recheada de suspense e violência, ora com momentos comoventes, Wolfman nos brinda com essa obra-prima na longa cronologia do Cavaleiro das Trevas. E para completar, as capas foram desenhadas simplesmente pelo mestre George Pérez! Leitura imperdível.


Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Wait... Wait... Quantos anos teve o Batman finalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram "Três Anos" oficialmente, mas o Ano Três não é apresentado em ordem cronológica, mas sim, em forma de flashbacks mostrando a origem do Robin "Dick Grayson". E devo dizer que todas elas - Ano Um de Frank Miller, Ano Dois de Mike Barr e esse Ano Três do mestre Marv Wolfman, é tudo material de primeira qualidade.

      Excluir