Logo criado por Jorge Luís

Baú do Planeta Marvel: Tales to Astonish #35-49 (1962)

Planeta analisa as edições #35-49 da revista Tales to Astonish com as histórias do Homem-Formiga lançadas entre 1962 e 1963 por Stan Lee e desenhos de Jack Kirby, Don Heck



Edição #35: Depois de inventar o soro redutor de tamanho e outro que aumenta objetos, o Dr. Henry Pym começa a pesquisar sobre as formigas, aprendendo até mesmo como se comunicar com elas.

Edição #36: Os russos continuam atrás dos segredos dos soros inventados pelo Dr. Pym, e enviam o Camarada X para consegui-los.

Edição #37: O Protetor é um bandido que vive extorquindo dinheiro de joalheiros, por isso, é hora do Homem-Formiga intervir.

Edição #38: Os chefões do Submundo contratam o cientista Cabeça de Ovo para derrotar o Homem-Formiga. Ao assistir várias gravações do diminuto herói em ação, Cabeça de Ovo percebe que pode atacar o Homem-Formiga usando suas próprias formigas contra ele.

Edição #39: Durante alguns experimentos, um besouro foi acidentalmente afetado por radiação. O inseto desenvolve inteligência e ganha a capacidade de se comunicar com outros insetos, liderando-os contra a humanidade.

Edição #40: Howard Mitchell, proprietário de uma companhia de transporte de valores têm vários de seus carros-fortes roubados pelo Raptor. Somente o Homem-Formiga com a ajuda de suas companheiras formigas podem deter o bandido e descobrir sua identidade.

Edição #41: Tentando vencer uma guerra civil, o tirano do Mundo Escravo, situado numa dimensão alternativa do espaço/tempo, Kulla está sequestrando cientistas da Terra para construir um potente armamento. Entre esses cientistas está Hank Pym.

Edição #42: Jason Cragg, um fracassado locutor de rádio é afetado por uma estranha radiação e desenvolve uma voz com poderes hipnóticos que voltam a população contra o Homem-Formiga.

Edição #43: O cientista Elias Weems é despedido devido a sua idade avançada, mas com medo de desapontar seu neto, cria um aparelho de envelhecimento e resolve se vingar da sociedade.


Edição #44: Em seu passado, Henry Pym perdeu sua esposa Maria sequestrada e morta por motivos políticos. Janet Van Dyne perde seu pai cientista, morto por uma criatura alienígena. Agora, os dois se juntam para trazer justiça ao mundo. Uma parceria formada pela perda e pela calamidade.

Edição #45: O Cabeça de Ovo está de volta. Dessa vez ele tem ajudantes e bola um plano que envolve capturar a Vespa para atrair o Homem-Formiga à uma armadilha.

Edição #46: Henry e Janet resolvem sair de férias e visitam a Grécia. Porém, as ilhas que eles desejam conhecer é habitada por um gigantesco ciclope que têm destruído muitos navios.

Edição #47: Trago, um trompetista talentoso aprendeu na Índia algumas técnicas para hipnotizar as pessoas através da música e agora quer usar esse aprendizado na cidade do Homem-Formiga.

Edição #48: Alex Gentry, um cientista que trabalha para os militares desenvolve uma armadura com vários armamentos tecnológicos e se autodenomina o Porco-Espinho, um terrível vilão para a dupla de heróis.

Edição #49: Habitantes da Dimensão Z, um dimensão que ocupa o mesmo tempo e espaço que a Terra está sequestrando cientistas para aprender os segredos do poder atômico, incluindo Henry Pym. É hora do herói entrar em ação, mas dessa vez, pela primeira vez, como o Gigante!


Uma quase revista solo do Homem-Formiga na época em que o Quarteto Fantástico, Hulk e Homem-Aranha eram publicados com sucesso. Essas histórias têm vários pontos positivos, pois mostra o cuidado em explicar vários fatos curiosos sobre formigas, o que é até instrutivo. Mostra o cientista Henry Pym bolando uma intrincada rede de comunicações envolvendo as formigas (seria a base da internet?), a origem da união entre Henry e Jan, uma parceria forjada através das dores da perda de entes queridos de ambos e a origem do Gigante. A personalidade instável de Henry como a conhecemos agora ainda não era evidente nessa época, ele agia mais como um cientista apenas preocupado em combater o crime, mas ainda assim, já mostrava ficar na defensiva em admitir seu amor por Janet, que por sua vez, já era uma personagem divertida e extrovertida. A partir da edição #50, as histórias passaram a ser creditadas a Gigante e Vespa e não mais Homem-Formiga e Vespa. Nada de excepcional, mas vale mais como curiosidade e conhecimento sobre esses personagens.


Por Roger

Postar um comentário

0 Comentários