Logo criado por Jorge Luís

Baú do Planeta DC: Batman – Um Lugar Solitário para Morrer (Out.89 – Dez.89)

Planeta analisa o arco Batman – Um Lugar Solitário para Morrer publicadas nas edições #440 da revista Batman, escrito por Marv Wolfman, George Pérez e desenhos de Jim Aparo, George Pérez e Tom Grummet.



Edição #440: Ainda sentindo os efeitos da morte de Jason Todd, Batman continua sua caça aos criminosos de maneira descuidada e correndo risco de vida. Isso o leva a até mesmo demorar para descobrir que o Duas-Caras está de volta. Uma pessoa misteriosa está à procura de Dick Grayson depois de observar Batman em ação.

Novos Titãs #60: O Circo Haly está por um fio. Uma série de incidentes provocados por um sabotador que trabalhar no circo leva Dick Grayson a retornar ao circo e tentar ajudar como pode. O jovem que estava à procura de Dick encontra-o e revela saber das identidades secretas tanto do asa Noturna quanto do Batman e implorar para Dick voltar à Gotham e salvar o Homem Morcego.

Edição #441: Batman e Duas-Caras numa batalha mental em que cada um tenta descobrir o que o outro está pensando. No final, nem Batman captura o vilão e nem Harvey consegue matar o Cavaleiro das Trevas. O jovem que buscou a ajuda de Dick é Tim Drake, um garoto que também testemunhou o assassinato dosa pais de Grayson e esse acontecimento o marcou profundamente. Um jovem inteligente que descobriu as identidades da dupla dinâmica e tenta de tudo para ajudar o Batman a se recuperar da morte de Jason.

Novos Titãs #61: Dick resolve procurar pelo Batman como Asa Noturna. Depois de algumas investigações, os dois descobrem o próximo passo do Duas-Caras, mas um estranho cenário montado por Harvey coloca os vigilantes numa armadilha mortal.

Edição #442: Num último ato de desespero, Tim veste o uniforme de Robin e, junto com Alfred, partem em auxílio à antiga dupla dinâmica. Agora o Duas-Caras precisa encarar Batman, Asa Noturna e o novo Robin! Mas será que Bruce aceitará um novo parceiro após a morte de Jason?


Como é bom quando um roteirista sabe o que está fazendo e conhece os personagens que tem à sua disposição. Marv Wolfman, depois do sucesso com os Novos Titãs e a saga de todas as sagas, Crise nas Infinitas Terras, agora nos brinda com a criação de um novo Robin – Tim Drake. A maneira como o personagem foi introduzido em forma de retcon (sim, o retcon já existia nas HQs, não é algo novo) não foi forçada, pelo contrário fez sentido para a narrativa da história.

Além disso, o Duas-Caras está em plena forma com toda a sua obsessão por simetria e dualidade, até mesmo com seus conflitos internos, que no final da história, se mostra ser mais uma bela surpresa de Wolfman. A explicação de Alfred sobre a existência de um Robin na vida de Batman faz sentido, quando pensamos no quanto a morte dos pais de Bruce foi brutal, rápida e tão precoce. Enfim, mais uma obra de arte que encerra os anos 80 como uma década muito positiva para o Cavaleiro das Trevas. Leitura altamente recomendada.


Por Roger

Postar um comentário

0 Comentários