Logo criado por Jorge Luís

Baú do Planeta DC: Aquaman (1986)

Planeta comenta Aquaman, minissérie em quatro edições lançada em 1986, com roteiro de Neal Pozner e desenhos de Craig Hamilton.



Primeiro lançamento do Aquaman pós-Crise nas Infinitas Terras. O Selo Real da Atlântida foi roubado por um povo chamado Thierna Na Oge. Vulko, que é o atual rei de Atlântida pede à Arthur que recupere o selo. Aquaman veste um uniforme azul para camuflar sua presença e parte rumo ao perigo, principalmente quando seu meio-irmão Orm aparece para se vingar.

O escritor Neal Pozner explora o passado de Arthur e de Orm, o que ajuda o leitor a entender as motivações de cada um e a animosidade entre eles. Particularmente estava achando a história apenas “normal”, até que, na última edição, o escritor me surpreendeu e mostrou que conhece muito bem o Aquaman. Mergulhando fundo (desculpe o trocadilho) na psique de Arthur, a história desenvolve de maneira dramática o ódio e o medo de Aquaman como combustível para sua personalidade explosiva. Tendo em mente que se trata de uma HQ com limitações próprias dos anos 80, é uma leitura bastante agradável.


Por Roger

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Thiago! Sim, essas histórias foram publicadas no extinto gibi em formatinho lançado pela Editora Abril chamado Superamigos, edições #31 a 34, entre novembro de 1987 a fevereiro de 1988. Atualmente dá para encontrar esses gibis em sebos. Você pode dar uma olhada na capa da edição #33:
      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=7915&path=abril/s/sa00301033.jpg
      Abraços!

      Excluir