Logo criado por Jorge Luís

Comentário do Planeta DC: Um Conto de Batman – Acossado (Abril)

Veja o Comentário do Planeta sobre Um Conto de Batman - Acossado, que reúne as edições #11 a 15 da revista Legends of Dark Knight, lançadas entre 1990 e 1991, escrito por Dough Moench e desenhos de Paul Gulacy. Foi lançado pela Editora Abril na minissérie Acossado em 1992 e nos EUA no encadernado Prey.



Em seus primeiros anos como o vigilante de Gotham, Batman se vê as voltas com a perigosa aparição do Dr. Hugo Strange. Revelando entender as motivações por trás das ações do Batman, Strange convence o prefeito de Gotham a criar uma força-tarefa para prender o mascarado e ainda por cima, liderada pelo Cap. James Gordon. Gordon precisa lidar com esse difícil dilema, já que, como policial, sabe que o Batman age fora dos limites aceitáveis, mas como amigo, entende a importância do homem morcego para Gotham. Uma história que mergulha fundo no âmago da psique do Batman.


Escolher Hugo Strange foi uma escolha acertada para esse arco. É possível perceber que o psiquiatra entende o psicológico que move o vigilante de Gotham até certo ponto. Isso leva o próprio Bruce Wayne a se questionar até que ponto suas ações beiram a justiça ou a psicose. Um tema recorrente nessa trama é a obsessão – tanto de Strange mostrando sua admiração e ao mesmo tempo ódio pelo Batman, quando do Cap. Cort que serviu na força-tarefa de Gordon e foi até mesmo submetido ao controle mental para capturar o Cavaleiro das Trevas.

Os desenhos de Paul Gulacy estão no seu auge e seu nível de detalhes me lembra dos desenhos de Brian Bolland. Vale a pena mencionar que a dupla responsável por essa história, Moench e Gulacy fizeram um excelente trabalho na extinta revista Mestre do Kung Fu. Além disso, Dough Moench é o responsável pelas primeiras histórias do Cavaleiro da Lua, ou seja, é um escritor que já mostrou excelentes qualidades quando o assunto são as complexidades mentais dos personagens. Este é terceiro volume que eu leio da série Legends of Dark Knight, e a cada arco, tenho gostado cada vez mais. A Panini lançou o primeiro arco Shaman em encadernado, e valeria muito a pena continuar com os demais. Leitura obrigatória.


Por Roger

Postar um comentário

0 Comentários