Logo criado por Jorge Luís

Análise do Planeta Marvel: Vingadores Eternamente (Salvat)

Veja a análise do Planeta sobre Graphic Novels Marvel #14-15 – Vingadores Eternamente, que reúnem as edições #1-12 da minissérie Avengers Forever, escrito por Kurt Busiek e Roger Stern e desenhos de Carlos Pacheco, lançado pela Editora Salvat.



Análise:
#1: Em estado de coma profundo e acometido de uma doença desconhecida, os Vingadores pedem ajuda à Supremor, a Inteligência Suprema kree, cuja intenção é a de reativar o processo evolucionário dos krees. Acreditando que o fluxo cronológico pode ser afetado caso Rick Jones continue vivendo, Immortus, o guardião do fluxo temporal envia seu guerreiro Tempus. Mas, antes que pudesse cumprir com sua missão, Tempus é detido por Kang, o Conquistador. Durante a batalha, Rick desperta, e com ele, seus poderes latentes, que convocam sete vingadores de várias épocas diferentes – Capitão América, Golias, Vespa, Gavião Arqueiro, Jaqueta Amarela, Capitão Marvel e Soprano.

#2: Hesitantes à princípio, os Vingadores ajudam Kang e conseguem salvar Rick temporariamente. Libra, o Mestre do Equilibro e ex-membro do Zodíaco que ajudou Rick a trazer os heróis para o nosso tempo, explica que embora seja o guardião do tempo, Immortus está interferindo demais no fluxo cronológico e desequilibrando a balança temporal. Para que tenham alguma chance contra Immortus, Libra transporta os Vingadores para Cronópolis, a fortaleza de Kang, que se situa entre o limbo e a realidade.

#3: Pensando que a cidadela seria um local para que eles tivessem tempo de entender porque Immortus quer eliminar Rick Jones do fluxo de tempo, os Vingadores tem uma surpresa ao ver Cronópolis atacada pelo guardião temporal, que tenta obter o poder do Coração da Eternidade, como uma forma de poder mudar a realidade de forma definitiva. Durante o confronto, os Vingadores conhecem Wildrun, o primeiro Lobo Vermelho. Apesar de unirem forças com Kang, não conseguem evitar que Immortus possuam o Coração da Eternidade, destrua Cronópolis e condense toda a essência dela em uma única pedra que denominou de Cristal Eterno.

#4: Os Vingadores conseguem escapar da cidadela em uma nave esfinge gigante construída por Kang. Hank descobre três pontos de desequilíbrio temporal causados por Immortus, e três grupos são enviados para investigar – Gavião, Jaqueta Amarela e Soprano que vão parar em Tombstone em 1873, na época de Rawhide Kid, Defensor Mascarado e Kid Colt; Capitão e Golias em um futuro no século 21, onde os poucos Vingadores que restaram são liderados pelo Pantera Negra; Vespa e Capitão Marvel estão em 1959, quando Nixon havia sido substituído por um skrull.

#5: Vespa e Marvel enfrentam uma versão dos Vingadores da década de 1950, formada pelos heróis dos Agentes de Atlas. Quando alguns Fantasmas do Espaço são descobertos e a farsa skrull também, Immortus apaga essa linha do tempo. No Velho Oeste, os vingadores tem de lidar ainda com uma versão de Kang que está lá, além dos Gaviões Pistoleiros e Cavaleiro Negro, que na verdade são Fantasmas do Espaço.

#6: Janet e Mar-Vell conseguem retornar à Esfinge. Em Tomstone, Soprano, Jaqueta Amarela e Clint fazem de tudo para não interferirem no desenrolar da trama de kang contra os heróis do Velho Oeste. No futuro, Capitão América e Golias ajudam T’Challa a lidar com a busca pelo vibranium em Wakanda e nasce o bebê de Jocasta. Com todos de volta, percebem que Immortus, em posse do Cristal Eterno, já está tentando alterar o passado e não vêem outro jeito, a não ser enfrentar o mestre do tempo em seu próprio domínio.

#7: Os sete Vingadores chegam ao centro do Limbo, a cidadela de Immortus, mas são logo separados. Durante um breve confronto com um dos exércitos de Immortus, seis vingadores retornam à Esfinge, para descobrir que Rick Jones não se encontra mais lá. O sétimo vingador – Jaqueta Amarela – é capturado por Immortus e promete entregar seus companheiros, caso Immortus garanta um futuro em que ele não voltará mais a ser Hank Pym.

#8: Um dos Fantasmas do Espaço é capturado pelos Vingadores e conta tudo sobre o motivo de Immortus querer matar Rick Jones e como isso está relacionado com o destino da humanidade. Para isso, ele conta toda a história de Immortus, desde o momento em que ele se torna um dos Guardiões do Tempo, e como influenciou toda a trajetória dos Vingadores até hoje.

#9: Após a destruição de Cronópolis, Kang se refugia e começa a refletir em toda a sua história, suas motivações e conquistas, relembrando principalmente o fatídico dia em que se deparou com Immortus, sua versão futura, e como não deseja ser assim. Sem saber qual o próximo passo a se dado, eis que Rick Jones surge e propõem uma aliança entre os dois e Supremor.

#10: Os seis vingadores são levados à presença dos Guardiões do Tempo que explicam porque a raça humana é um perigo para o futuro de outras raças, embora haja a probabilidade de isso acontecer em apenas algumas linhas temporais. Quando os Guardiões decretaram que a humanidade deveria ficar isolada do resto do universo, o Jaqueta Amarela percebe seu erro e convoca a ajuda de Kang, Supremor e Rick Jones.

#11: Um confronto épico onde os Guardiões do Tempo trazem os Vingadores divergentes das linhas temporais que não deram certo, para enfrentar os Vingadores recrutados por Rick. E a verdade por trás do Capitão Marvel.

#12: Dotado da Força Destino uma vez mais, Rick Jones pende a balança para o lado dos heróis, mas uma importante decisão cabe ao, de início relutante, Capitão América.


Opinião:
Immortus, uma versão futura de Kang, o Conquistador, aparece em nossos dias determinado a matar Rick Jones, pois segundo ele, a morte do jovem é vital para o destino de toda a humanidade. A questão é que Kang, Supremor, a Inteligência Suprema Kree e o vilão Libra, ex-Zodíaco, pensam diferentes e cada um, com seu próprio motivo, querem impedir o assassinato de Jones. A solução encontrada é trazer sete Vingadores de vários períodos de tempo diferentes – Capitão América, Golias, Vespa, Gavião Arqueiro, Jaqueta Amarela, Soprano e Capitão Marvel. Apesar de poderosos, jamais trabalharam juntos e cada um está passando por uma situação inusitada em seu período de vida. Mesmo assim, quando a segurança do mundo é ameaçada, os Maiores Heróis da Terra devem se unir e enfrentar o inimigo, custe o que custar.

Que Kurt Busiek é uma enciclopédia Marvel viva, todos já sabem, ele deixou isso bem claro ao escrever a obra Marvels, além de outros trabalhos posteriores. Dessa vez, Busiek presta uma bela homenagem aos Vingadores e toda a sua trajetória até a época dessa história, entre 1998 e 1999. Conceitos clássicos como os Vingadores de 1959, que mais tarde Brian Bendis traria de volta, os grandes heróis Velho-Oeste, e todos os grandes eventos da história dos Vingadores são resgatados e em alguns casos, até mesmo recontados ou explicados de uma forma que faça mais sentido. A ação, emoção e suspense, típicas das grandes aventuras dos Vingadores também estão presentes e os desenhos de Carlos Pacheco ficaram muito bons. Para os fãs dos Vingadores, uma leitura obrigatória, mas para os leitores ocasionais ou que não apreciam muito os Vingadores, mesmo assim, uma leitura altamente recomendada.

Por Roger

Postar um comentário

0 Comentários