Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Aquaman #15-22 (2003)


Li Aquaman #15-22, do encadernado Aquaman: Sub Diego, com roteiro de Will Pfeifer e desenhos de Patrick Gleason, e farei breves comentários das edições.


Edição #15: A cidade de San Diego foi destruída e arrastada para o fundo do mar deixando quatrocentas mil pessoas mortas ou desaparecidas. Sem a menor pista do que provocou essa catástrofe, resta à cidade reconstruir e seguir em frente.

Edição #16: Mais de um mês se passou desde a tragédia em San Diego, mas a esperança renasce quando o garoto Jeremy Breneman aparece vivo, embora acabe morrendo assim que volta para a superfície. Quando uma segunda sobrevivente surge, Aquaman descobre algo surpreendente.

Edição #17: Aquaman descobre que há muitos sobreviventes nos escombros no fundo do mar. Ele parte em socorro, mas precisa de ajuda. Ao salvar o primeiro grupo, Aquaman lhes revela que apesar de estarem vivos, inexplicavelmente só poderão continuar vivendo embaixo d’água.

Edição #18: Recuperada, a jovem Lorena procura Aquaman para oferecer ajuda e os dois acabam descobrindo uma misteriosa criatura marinha composta por partes metálicas. Arthur Curry suspeita de que tenha alguma ligação com o terremoto que devastou San Diego.

Edição #19: O desastre em San Diego não aconteceu devido a causas naturais. Aquaman descobre o responsável, mas ao confrontá-lo se vê diante de fatos incontestáveis. Um cientista lunático ou o salvador de toda a espécie humana?

Edição #20: Aquaman retorna para a água para salvar a vida de Lorena. Ele também leva Geist para que ele possa se defrontar com a dura realidade de Sub Diego. Mas Arthur Curry sabe que o cientista contou com ajuda para construir o aparelho que causou o terremoto.

Edição #21: O primeiro bebê de Sub Diego nasceu, mas sem a capacidade de respirar debaixo d’água. Aquaman pede para Geist resolver essa questão, enquanto vai ao mundo da superfície pedir o apoio governamental e recursos para lidar com os diversos problemas que os sobreviventes estão enfrentando.

Edição #22: Os sobreviventes em Sub Diego estão tentando se adaptar em sua nova vida. E como acontece em qualquer lugar, o crime nunca acaba. O Enguia está tentando criar uma espécie de submundo do crime por lá, mas Aquaman está decidido a acabar com o mal pela raiz.

Uma catástrofe sem explicação arrasa a cidade de San Diego. Há sobreviventes sob os escombros no fundo do oceano, mas sua fisiologia muda e eles não conseguem mais sobreviver respirando ar. Esses mistérios formam a trama principal desse arco de Aquaman, com uma boa dose de suspense, heroísmo, humor e humanidade. Leitura recomendada.

Por Roger