Logo criado por Jorge Luís

Colaboradores do Planeta: Etrigan – A Saga do Demônio de Jack Kirby Continua


Enviado por Giulianno de Lima Liberalli
Colaborador do Planeta Marvel/DC

O segundo volume de Lendas do Universo DC dedicado a Etrigan trás a continuação das primeiras aventuras do Demônio Rimador pelas mãos do seu criador: Jack Kirby. 


No final do volume anterior aonde vimos a sua origem e as primeiras aventuras, a amiga de Jason Blood, Glenda, havia sido sequestrada pelo sinistro Fantasma dos Esgotos: Farley Fairfax, o vilão é claramente uma adaptação do Fantasma da Ópera, com direito a rosto deformado e tudo o mais e o motivo do rapto não poderia ser mais comum: Glenda, ela é a imagem e a semelhança do grande amor de sua vida, Galateia, que parece ter sido responsável por sua tragédia por ter feito um pacto com uma entidade demoníaca por estar com ciúmes dos assédios que o belo ator que Farley era nos seus tempos de glória recebia das suas fãs. Seria bem fácil para Etrigan acabar com o problema com os seus poderes, porém a situação aconteceu ao mesmo tempo em que Jason havia decidido dar um fim a sua maldição eliminando a presença do Demônio da sua vida usando os poderes da Pedra Filosofal, vale citar o detalhe de que a Pedra nessas aventuras de Etrigan é usada como um artefato mágico qualquer, porém a Pedra Filosofal é tida como o mais valioso instrumento da alquimia, com poder de transformar qualquer metal em ouro ou realizar transformações alquímicas usando a lei da troca equivalente, talvez procurando algo que fosse um instrumento de grande poder mágico para usar, Kirby a adotou, mas as suas propriedades aparecem diferentes nas histórias.

Como é de praxe nos quadrinhos, o humano Jason se vê despreparado para enfrentar o desafio como um mero mortal e o Demônio volta para a sua vida, pois somente ele com seus poderes místicos poderia enfrentar a entidade demoníaca que a tudo controlava nos bastidores.Após vencer esse desafio, Etrigan se vê frente à ameaça do Barão Von Terrivelstein e as suas criações, a sequência de histórias é claramente inspirada na obra de Frankestein, como o próprio nome dá a entender, até mesmo o nome do criado é típico: Igor(sic) e não falta nada, desde o monstro inocente e incompreendido até a perseguição pela cidade com mocinha em perigo, polícia e etecetera. O Barão é um gênio louco que faz experiências para criar seres monstruosos a partir de outras criaturas comuns, o problema é quando ele decide usar Jason Blood como cobaia para uma nova criação e acaba enfrentando o poder de Etrigan, sem nenhum pudor aqui Jack Kirby usou e abusou da saga de Frankenstein e do seu monstro para essa aventura que se estende por três edições do personagem, não que isso diminua o brilho da sua arte e a dramaticidade dos seus textos, Kirby não ficou conhecido como o Rei à toa. Até os dias de hoje, mesmo com uma arte muito mais realista por parte dos grandes desenhistas da atualidade, as criaturas que Jack desenhava eram um show a parte, não escondo que sou um eterno fã do seu estilo.

Depois de dar um destino mais do que merecido para o Barão e o seu criado, Etrigan se recolhe e Jason volta para o domínio da sua vida, só que não tem descanso para a criação demoníaca de Kirby e logo em seguida Jason enfrenta o retorno de Klarion, O Menino Bruxo. O maldito bruxo infantil volta do exílio com um plano tão louco quanto ele: criar uma cópia maligna de Jason e Etrigan para tomar o lugar do original, o Demônio deve correr contra o tempo para reverter essa ameaça antes que ambos, ele e sua contraparte humana, desapareçam para sempre, substituídos pela criação macabra sob o comando de Klarion, para única e exclusivamente destruir sua vida e a dos seus amados amigos. Etrigan consegue impedir o pequeno bruxo e eliminar sua ameaça para sempre, porém logo depois ele se vê diante da sua maior inimiga, sua e do seu criador: Merlin, a bela e perigosa Morgana Le Fey, a mais perigosa feiticeira que já existiu eque foi responsável pela derrocada de Arthur e de toda a Camelot.

Atraindo o Demônio para uma armadilha, Morgana o captura e o coloca sob o seu controle. Enquanto isso, Glenda vai ao apartamento de Jason Blood para saber notícias do seu paradeiro, lá encontra a Pedra Filosofal de Jason, sem saber exatamente com o quê está lidando, ela faz uso dos seus poderes até a chegada do estranho ancião Warly, que alega saber onde Jason está e que precisará dos poderes da Pedra para resgatá-lo. Sem opções, Glenda aceita seguir o estranho até onde Morgana mantêm Etrigan preso, ali se desenrola a batalha entre Morgana e Glenda pela liberdade de Jason, até o momento Warly era um servo de Morgana, porém ele a trai para tomar posse da Pedra Filosofal, se virando contra sua senhora. Morgana é derrotada, mas Warly também paga o preço de sua ousadia de tentar dominar a força da Pedra, com o fim da ameaça Jason se vê livre do controle de Morgana e usa dos seus conhecimentos de magia para encerrar o problema de uma vez por todas, durante o embate é revelado para Glenda que Etrigan e Jason são a mesma pessoa e que ele deve aceitar viver com sua maldição para sempre.


Depois de 16 edições, a saga de Etrigan pelas mãos de Jack Kirby se encerra com o cancelamento da revista, só que a história do Demônio não parou por aí, como os fãs do personagem sabem. Desde a sua criação ele teve mais um título próprio após a série original de Kirby, que durou cinco anos, e é um personagem recorrente no Universo DC, fez várias aparições em outros títulos como Monstro do Pântano, Liga da Justiça, Sandman e Batman, chegando a liderar um grupo de heróis místicos: Os Cavaleiros do Demônio. Filho do demônio Belial e meio-irmão de Merlin; como foi revelado tempos depois de sua criação e sendo uma criatura mística; ele tem poderes sobrenaturais como força e resistência sobre-humana, hálito de fogo e alta capacidade regenerativa, portanto destruí-lo é uma tarefa quase impossível.

Clássico encontro de Batman e Etrigan na arte do saudoso Norm Breyfogle

Uma das suas características mais marcantes é falar sempre em rimas, o que lhe dá um tom teatral e sinistro, porém Kirby não o idealizou assim como aqueles que leram os volumes de Lendas DC dedicados ao personagem puderam perceber, já que ele falava de forma praticamente normal o tempo todo. No Inferno existe um sistema de castas, denominações dadas a espécies de demônios e suas capacidades, devido a sua linhagem e poderes, Etrigan foi alçado à classe dos demônios rimadores, uma das mais respeitadas nas profundezas, somente os de maior poder e periculosidade fazem parte dela, tanto que ele é temido até mesmo entre os seus irmãos.

Tirando suas duas primeiras séries, Etrigan não teve publicações regulares, sua primeira aparição no Brasil aconteceu na revista Batman em Cores da Ebal, no número 44 publicado em junho de 1974, como coadjuvante de uma aventura do Homem Morcego. Desde então vem aparecendo regularmente na maioria das grandes sagas da DC e liderou o grupo dos Cavaleiros do Demônio durante Os Novos 52.O personagem também teve minisséries dedicadas a sua mitologia, destaca-se a mini escrita e desenhada por Matt Wagner que foi publicada no Brasil na saudosa Superamigos, da Editora Abril, da edição 29 a 32 em 1987. Nela vemos o retorno de Jason Blood, que estava sumido algum tempo, em busca de um meio de se livrar da sua maldição para sempre, a história é contada pelo captor de Merlin, este aparece aprisionado e sendo torturado no inferno ouvindo a mesma narrativa mais de uma vez como uma forma punitiva de nunca esquecer um dos seus maiores pecados, afinal a culpa pela maldição de Jason é dele. Para os fãs do personagem que não leram esse material, se não tiverem a chance de encontrar essas edições em sebos, leiam em scans, vale muita a pena conferir. Matt Wagner é um escritor e desenhista de renome tendo criado os personagens Grendel, pela Dark Horse, e Mage, pela Image, além de ter no currículo trabalhos em Batman, Sandman, a mini Trindade com Batman, Superman e Mulher Maravilha de 2003, Doutor Meia Noite e vários outros.

Arte de Matt Wagner

A mais recente aparição do personagem é na minissérie lançada na fase Renascimento DC, chamada The Demon: Hell in Earth, inédita no Brasil. No enredo escrito por Andrew Constant e desenhado pelos artistas Brad Walker e Andrew Hennessy (Aquaman) Jason se encontra no Vale da Morte, Califórnia, aposentado e tendo encarcerado Etrigan dentro de si, tenta viver seus dias longe de problemas, até o dia em que uma bomba nuclear é detonada no deserto e de dentro da cratera resultante emerge o próprio inferno, para combater o problema Jason deve apelar para sua contraparte demoníaca novamente para viver mais uma aventura de ação e terror bem ao estilo que marcaram o personagem. Também teve publicações pelas editoras Brainstore, Mythos e Tudo em Quadrinhos entre 1999 e 2005.

Etrigan também deu as caras em versão animada, nas séries Liga da Justiça – Sem Limites nos episódios Um Cavaleiro das Sombras e Brincadeira de Criança, nesse episódio todos os adultos do planeta são transformados em crianças, incluindo a Liga, e Etrigan vira um menino demônio de dar inveja ao Zezé de Os Incríveis,em As Novas Aventuras do Batman no episódio O Demônio Interior e no longametragem animado Liga da Justiça Dark, em que vemos a origem de Etrigan de maneira diferente da original, combatendo Destino ao invés de Morgana Le Fey nos tempos de Camelot.


Não importa como é apresentado ou em qual momento, o carisma do personagem é inegável, mesmo sem um título regular o Demônio é presença marcante no Universo DC quando o assunto é a magia e o sobrenatural.

Talvez Kirby não tivesse total noção,
Ideia de que um clássico tinha criado,
Ou por alguém foi movida asua mão,
Para se libertar o aprisionado?

Vida longa a uma das maiores criações do Rei Kirby: Etrigan, O Demônio!