Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Gotham Central #23-31 (2003)


Li Gotham Central #23-25, #28-31, do encadernado Gotham Central: The Quick and the Dead, com roteiro de Greg Rucka e desenhos de Michael Lark e Stefano Gaudiano, e farei breves comentários das edições.


Edição #23: Os detetives Crispus Allen e Renée Montoya testemunham uma guerra de gangues e acabam no fogo cruzado. Renée foi alvejada pelo Aranha Negra, mas Allen age rapidamente. O problema é que um dos capangas de uma gangue rival acusa o Detetive Allen de ter atirado nele propositalmente.

Edição #24: O caso envolvendo o tiroteio de gangues que parecia simples se torna complicado. O técnico legista James Corrigan sumiu com a bala que poderia inocentar o Detetive Crispus Allen, leiloando-a na internet. Já que Allen cumpre licença até que o caso seja encerrado, cabe a Renée Montoya encontrar a bala.

Edição #25: Depois do caos que se espalhou em Gotham com a guerra de diversas facções criminosas e o desentendimento entre Batman e o DPGC, o Comissário Michael Akins ordenou que o Batsinal fosse retirado. A ação divide alguns policiais no UCH.

Edição 28: Atendendo a um pedido de socorro, os policiais Andrew Kelly e Donal Peak acabam entrando em um prédio que supostamente servia como base de operações do Doutor Alquimia. Ao tentar resgatar o garoto Miguel Navarro, Kelly se feriu gravemente sofrendo fortes queimaduras e exposição a produtos químicos no local. A Detetive Renée Montoya pede para investigar o caso por se tratar de um assunto pessoal.

Edição #29: Albert Desmond, o Doutor Alquimia continua preso em Iron Heights, mas antes de ter sido pego pelo Flash ficou desaparecido por um tempo, o que poderia indicar que ele ficou em Gotham. Andrew Kelly está agonizando no hospital e seu corpo parece estar sofrendo uma drástica transformação.

Edição #30: Para tentar reverter o processo de mutação que o oficial Andrew Kelly está passando, os Detetives Crispus Allen e Renée Montoya viajam até Keystone City. Ele vão visitar Albert Desmond, preso em Iron Heights, na tentativa de conseguir uma cura para o policial agonizando. Tem início o jogo mental.

Edição #31: Após uma negociação entre as autoridades de Keystone e Gotham, o Doutor Alquiia recebe permissão para viajar e ver seu “experimento”, o oficial Andrew Kelly. Mas ao chegar ao hospital, Albert Desmond revela suas verdadeiras intenções e tenta escapar. Só não contava que o Batman já estava à espreita.

Os bravos oficiais da Unidade de Crimes Hediondos de Gotham City continuam sua luta contra o crime. Depois de inocentar o Detetive Crispus Allen, ele e a Detetive Renée Montoya vão até Keystone City confrontar o Doutor Alquimia em um jogo psicológico onde a vida de um policial está por um fio. E um final surpreendente. Leitura altamente recomendada.

Por Roger