Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Superman e Batman #1-6 (2003)


Li Superman e Batman #1-6, do encadernado Superman/Batman: Public Enemies, com roteiro de Jeph Loeb e desenhos de Ed McGuinness, e farei breves comentários das edições.


Edição #1: Metallo vai até o cemitério de Gotham City para recuperar os restos de seu antigo corpo. Superman e Batman tentam detê-lo, mas Metallo fere gravemente o Homem de Aço com uma bala de kryptonita, e os enterra vivos. Em Washington, o Presidente Lex Luthor fica sabendo que um enorme asteroide vindo de Krypton se dirige para a Terra.

Edição #2: Enquanto se recupera de seu ferimento, Superman enfrenta uma misteriosa versão sua de um futuro sombrio. Sem conseguir impedir o asteroide de colidir com a Terra, Lex Luthor vai em rede nacional e diz simplesmente que esse meteoro está vindo por culpa do Superman e oferece um bilhão de dólares para quem trouxer o Homem de Aço perante as autoridades federais responder por crimes contra a humanidade.

Edição #3: Um a um, uma vasta lista de vilões começa sua caçada – Banshee Prateada, Capitão Frio, Senhor Frio, Mongul, Solomon Grundy, Lady Shiva e muitos outros. Batman e Superman resolvem encarar todos de uma vez, mas recebem a ajuda do Capitão Átomo e alguns outros heróis. Porém, o objetivo não é salvar os Melhores do Mundo, mas sim, prende-los.

Edição #4: Capitão Átomo e uma força-tarefa formada por Major Força, Estelar, John Stewart, Relâmpago Negro, Poderosa e Katana, sob ordens presidenciais precisam prender Superman. De acordo com Batman, é hora do Plano B. Mesmo contra a vontade, a SJA envia Gavião Negro e Shazam para capturar os Melhores do Mundo.

Edição #5: Achando que Superman e Batman foram levados sob custódia, equipes formadas pelos “ajudantes” – Superboy, Aço, Asa Noturna, Caçadora, e outros – invadem a Casa Branca, mas são pegos em uma armadilha de Lex Luthor. Capitão Átomo dá um salto quântico e vai parar no mesmo futuro da versão do Superman que apareceu na edição #2. E uma reviravolta envolvendo a prisão de Superman e Batman.

Edição #6: Capitão Átomo é o único com chances de destruir o asteroide e impedir a destruição da Terra e do futuro caótico previsto por Superman. Enquanto isso, um ensandecido Lex Luthor vai atrás do Superman e do Batman e revela um aliado inesperado.

Uma trama recheada de ação e vários momentos de combate, por conta da perseguição empreendida por vários vilões e até heróis sobre os Melhores do Mundo. Porém, como costuma fazer, o foco do escritor Jeph Loeb está no relacionamento entre os dois protagonistas.Traçando vários paralelos no decorrer de todas as seis edições, conseguimos entender melhor o que motiva as ações do Homem de Aço e do Cavaleiro das Trevas, e até mesmo sua forte e inabalável amizade, aparentemente frágil. Embora, no geral, a trama tenha sido um tanto quanto fraca. Leitura satisfatória.

Por Roger