Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Superman e Batman #14-18 (2003)


Li Superman e Batman #14-18, do encadernado Superman/Batman: Absolute Power, com roteiro de Jeph Loeb e desenhos de Carlos Pacheco e Jesus Merino, e farei breves comentários das edições.


Edição #14: Três pessoas misteriosas viajam ao passado e mudam radicalmente a história. Eles eliminam Barry Allen, Hal Jordan, Ajax e Arthur Curry, impedindo a formação da Liga da Justiça e passam a criar Kal-El e Bruce Wayne como irmãos. Eles se tornam os homens mais ricos e bem-sucedidos do planeta, além de não permitirem a existência de mais nenhum vigilante mascarado.

Edição #15: Apesar dos esforços de Batman e Superman em acabar com todos os justiceiros e super-poderosos e manter uma visão distorcida de um mundo melhor, um foco de resistência começa a se formar com a Mulher-Maravilha e os Combatentes da Liberdade.

Edição #16: Em um momento Batman e Superman, gravemente ferido, estão na era de Kamandi. Em outro, eles estão em Gotham enfrentando Jonah Hex, El Diablo e Batlash. Cada vez que um deles morre, reaparecem em uma linha espaço-temporal diferente.

Edição #17: Sem a morte de Thomas e Martha Wayne, nunca houve um Batman e o mundo passou a ser governado por Ras Al Ghul. Clark conhece o atual Bruce, milionário e playboy, vivendo com seus pais. Por mais doloroso que seja, Clark tem de ajudar Bruce a se recordar de quem realmente é, e como seus atos do passado afetaram seu futuro e o de toda a humanidade.

Edição #18: Por mais dolorosa que tenha sido, Batman aceita seu verdadeiro destino e se une ao Superman para enfrentar Ra’s Al Ghul. Mas derrubar o tirano não será uma tarefa simples, pois justamente os responsáveis por essa anomalia temporal estão apoiando o terrorista.

Um arco no bom e velho estilo Elseworlds que a DC costuma produzir. Um exercício de imaginação onde o escritor Jeph Loeb imagina situações que poderiam acontecer caso o passado dos Melhores do Mundo os tivesse preparado para serem os “piores”. Acima de tudo, Loeb mais uma vez, deixa sua assinatura bem clara ao trabalhar profundamente os sentimentos e a amizade entre o Homem de Aço e o Cavaleiro das Trevas, mas principalmente lidar com perdas e superação. Há quem goste e quem não goste de histórias envolvendo viagens no tempo, universos paralelos e realidades alternativas. Para os apreciadores, uma leitura recomendada.

Por Roger