Logo criado por Jorge Luís

Plantão no Planeta: Ernie Cólon, co-criador de Ametista, a Princesa do Mundo de Cristal da DC Comics, morre aos 88 anos


Ernie Colón, quadrinista conhecido por sua longa carreira, incluindo trabalhos na DC e Marvel, morreu na última quinta-feira vítima da batalha contra o câncer. As informações são de um comunicado feito por sua família por meio de sua página oficial no Facebook.



Colón atuou em uma gama de editoras de quadrinhos em seus mais de 60 anos na área. Na DC, ele foi o responsável pela criação de Ametista, A Princesa do Mundo de Cristal e trabalhou como editor de alguns títulos de The Flash, Lanterna Verde e Mulher-Maravilha. Na Marvel Comics, seus créditos incluem a série de Controle de Danos, que foca na empresa especializada na reparação dos danos causados por conflitos entre super-heróis e super-vilões.

Posto isso hoje com um coração pesado. O extraordinário Ernie Colón faleceu na tarde de ontem em sua casa aos 88 anos, cercado pela família após um ano batalhando – e eu quero dizer batalhando mesmo – contra o câncer. Ele fez as coisas em seus próprios termos. O legado que ele deixa para trás é surpreendente; uma carreira de mais de 60 anos nos quadrinhos, para não mencionar seus trabalhos em outras mídias como pintura, escrita e escultura… Acho realmente que não existia nada que ele não pudesse fazer. Amava criar – estava sempre criando. Quando as pessoas perguntavam se ele ‘ainda estava desenhando’, ele dizia: ‘Não faço ideia do que mais eu estaria fazendo, já que eu desenharia mesmo quando não fosse pago por isso. (metade da história da minha vida)’.”

Apesar de sua carreira ter percorrido muitos quadrinhos infantis até HQs de terror, ele se dedicou muito a não-ficção, lançando algumas graphic novels que adaptavam casos como o 11 de setembro e o assassinato de John F. Kennedy.

Fonte: Legião dos Heróis