Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Projeto OMAC (2005)


Li Projeto Countdown to Infinite Crisis #1, OMAC #1-6 e Mulher-Maravilha #219, do encadernado The OMAC Project, com roteiro de Greg Rucka e desenhos de Jesus Saiz e Cliff Richards, e farei breves comentários.


Countdown to Infinite Crisis #1:
Ted Kord, o Besouro Azul está vendo o mundo como um lugar mais sombrio e resolve investigar quem está por trás dos recentes ataques pessoais. À medida que procura pelos suspeitos, sua vida entra em uma espiral descendente e ele percebe que o Universo DC não é mais um lugar seguro. Leitura altamente recomendada.

The OMAC Project #1:
Prelúdio para Crise Infinita. A História começa exatamente de onde terminou a edição especial de Contagem Regressiva para Crise Infinita, com a conclusão das investigações de Ted Kord, o Besouro Azul. A agente Sasha Bordeaux, sempre foi leal ao Xeque-Mate, mas não concorda com a liderança de Maxwell Lord. Leitura interessante.

The OMAC Project #2:
Prelúdio para Crise Infinita. Nos rastros deixados em Crise de Identidade, Batman revela o motivo de ter criado o Irmão Olho ao Superman, à Mulher-Maravilha e ao Gladiador Dourado. Ele perdeu o controle do satélite-espião e agora precisa descobrir quem foi o responsável. Enquanto isso, Sasha Bordeaux sai em missão e se encontra secretamente com Batman. Leitura satisfatória.

The OMAC Project #3:
Prelúdio para Crise Infinita. Batman e Sasha Bordeaux são localizados pelos OMACs. Ela é neutralizada e capturada antes de revelar a identidade do novo Rei Negro do Xeque-Mate. No espaço, Mulher-Maravilha e Gladiador Dourado estão investigando o satélite Irmão Olho, quando são abordados por Guy Gardner. Leitura recomendada.

Wonder Woman #219: Roteiro: Greg Rucka / Desenhos: Rags Morales
Ligação com Projeto OMAC. Sacrifício – Parte 4. Sob o total controle mental de Max Lord, Superman acredita que sua esposa Lois Lane for morta pelo Apocalypse. O problema é que o Superman está vendo o gigantesco monstro no lugar da Mulher-Maravilha. Leitura satisfatória.

The OMAC Project #4:
Prelúdio para Crise Infinita. Maxwell Lord acionou seu principal agente adormecido, o Superman. Para deter essa loucura, a Mulher-Maravilha teve de tomar uma difícil decisão, que trará consequência inimagináveis. O Irmão Olho assume o comando e começa a executar medidas para o qual ele foi modificado – eliminar toda ameaça em forma de humanos aprimorados e extraterrestres. Leitura recomendada.

The OMAC Project #5:
Prelúdio para Crise Infinita. A antiga Liga da Justiça – Gladiador Dourado, Guy Gardner, Mary Marvel, Metamorfo e Fogo – vão até Moscou para ajudar Ajax e Soviete Supremo contra um OMAC. No QG do Xeque-Mate, Sasha Bordeaux descobre sua verdadeira natureza e rapidamente avisa Bruce Wayne sobre os planos do Irmão Olho. Leitura satisfatória.

The OMAC Project #6:
Prelúdio para Crise Infinita. Enquanto Sasha Bordeaux pensa num modo de eliminar os vírus dos hospedeiros OMACs, Batman tenta coordenar uma defesa estratégica com a Liga da Justiça e outros heróis a fim de neutralizar a maior quantidade possível de OMACs. Ao final, uma revelação chocante vai à público. A Crise Infinita chegou. Leitura satisfatória.

O Universo DC está sendo vigiado. Todos os heróis e vilões estão sob o olhar do Irmão Olho, um satélite espião poderoso que responde apenas a uma pessoa, que tem planos totalmente sombrios. Batman e outros heróis estão prestes a aprender a verdade assustadora por trás do Projeto OMAC.

Diretamente dos eventos que levaram o Besouro Azul ao QG do Xeque-Mate, o escritor Greg Rucka propõe uma trama bem ao estilo que gosta, enfocado na espionagem, com planos mirabolantes, traições e reviravoltas. O clima de suspense se mantém, à medida que a agente Sasha Bordeaux se prova uma personagem importante nessa teia de suspense. Leitura recomendada.

Por Roger