Logo criado por Jorge Luís

Rapina e Columba


Originalmente , Rapina e Columba eram respectivamente irmãos Hank e Don Hall, tranformados em heróis pelos Lordes da Ordem e do Caos, que pretendiam fazer uma espécie de experiência com a dupla. Hank e Don tinham visões políticas e sociais opostas, e isso refletia no comportamento que cada um assumia quando se transformava. Enquanto Rapina representava violência e agressividade para lutar em conflitos, Columba representava serenidade e pacifismo.

A dupla foi criada pelo artista Steve Ditko (Mundialmente conhecido por ser o criador do Homem-Aranha) em parceria com Steve Skeates que era roteirista na Era de Prata trabalhou com diversos heróis da Marvel e da DC, como Namor, Spectro, e Aquaman , mas que fez fama mesmo com histórias de terror para a Warren Publishing.

 

Com Rapina e Columba, Ditko pretendia elencar discussões comportamentais e filosóficas que considerava pertinentes. Os EUA viviam os anos fervorosos da guerra do Vietnã e havia muita altercação quanto as decisões políticas do governo. A sociedade via nascer os movimento contracultura, constituído basicamente pelos hippies, pela nova esquerda, e pelo movimento dos direitos civis, que pregavam outras maneiras de se fazer as coisas.
Essas duas visões diametralmente opostas deveriam ser exploradas nas aventuras da dupla de irmãos, contudo, numa ironia do destino, a própria visão de Ditko não coadnunava com a do escritor Skeates. 



Os heróis estrearam juntos na revista Showcase 75, em julho de 1968 e , poucos meses depois, em Setembro, já ganharam a própria revista, The Hawk and the Dove. Contudo, como os criadores foram incapazes de se entender e dar um mesmo direcionamento aos personagens, Ditko abandonou a série após a segunda edição, tendo feito o mesmo com outra edição sua, O Rastejante, cujas intervenções editoriais o desagradavam e fizeram com que deixasse a própria DC. Skeates também não quis tocar o título sozinho e saiu após a quarta edição, deixando-o aos cuidados de Gil Cane. Logo depois a revista foi cancelada no sexto número.


Durante um tempo a DC não soube o que fazer com os avatares da Guerra e Paz, então foram os botando pra fazerem pontas: Foram integrantes dos novos titãs (Várias aventuras publicadas pela editora Ebal, aqui no Brasil), depois apareceram em Mulher-Maravilha, em que Rapina foi batizado de Falcão em algumas aventuras.

Em 1986, a origem da dupla foi recontada em Secret Origins, 46, por Barbara e Karl Kesel (Roteiro ) e Trevor Von Eeden e John Koch (Desenhos). A importância desta história foi justamente a introdução dos lordes da Guerra e da Paz .

Dois anos depois, em 88 , Barbara e Karl decidiram revitalizar Rapina e Columba na minissérie Hawk and Dove, desenhada pelo então desconhecido Rob Liefeld. Este material publicado de editora Abril em DC Especial de 1991, foi extremamente bem-sucedido em termos de público e crítica, muito por conta da Arte inovadora de Liefeld. Seu desenho inovador trouxe novo fôlego á indústria e, ao lado dos monstros Jim Lee e Todd Mcfarlane, ajudou a dar o traço que foi característico durante os anos 1990.
Na série, Don não retorna ao papel de Columba, sendo substituído por Dawn Granger, um bela garota que ganhou seus poderes misteriosamente quando tenta salvar sua mãe de um ataque terrorista, Hank estava furioso por ter uma nova Columba, e ainda Mulher! E estava fora de controle desde a morte de seu irmão, e ele precisa lidar com a presença da nova Columba - Uma heroína cheia de personalidade que se recusa a abaixar a cabeça para Hank.
Os heróis ganharam título próprio no ano seguinte (o título só saiu nos títulos, DC 2000, Os Novos Titãs e Super-Homem, todos da Abril).


Rapina e Columba voltaram no Reboot "Os Novos 52! " reinterpretados em sua versão de maior sucesso, Hank Hall e Dawn Granger, pelas mãos do artista que ajudou a redefini-los na década de 90, Rob Liefeld, em parceria com o roteirista Sterling Gates. Uma bem sucedida releitura dos novos tempos 

"Fizeram uma participação na série animada, Liga da Justiça Sem Limites, com a dupla original - Hank e Don Hall".

Postar um comentário

0 Comentários